Tesla finalmente revela um ‘novo’ veículo elétrico e aqui está sua aparência

por InsideEVs

A Tesla começou a lançar o Model Y renovado em todo o mundo no início deste ano. Agora, o veículo mais vendido da montadora parece estar recebendo mais uma grande atualização — literalmente — à medida que cresce em tamanho para atender a um de seus mercados mais importantes. 

Conheça o Tesla Model Y L. A letra significa “Long” (longo). Ele deve chegar à China em breve e as primeiras fotos apareceram em documentos protocolados no Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China. De acordo com  notícias locais, ele terá seis assentos, em comparação com os cinco do Model Y padrão.

À primeira vista, a silhueta do Model YL parece assustadoramente semelhante à do Model X , com a coluna C e a linha do teto inclinada na traseira parecendo quase idênticas. Mas o design geral é inconfundivelmente semelhante à atualização mais recente.

Segundo Suvrat Kothari, colaborador da revista InsideEVs, o modelo YL tem 4.976 milímetros de comprimento (196 polegadas), o que o torna cerca de 179 mm (7,0 polegadas) mais longo que o Modelo Y comum. Sua largura de 1.920 mm é idêntica à da versão de cinco lugares, mas a altura de 1.668 mm o torna cerca de 40 mm mais alto. A distância entre eixos de 3.040 mm (120 polegadas) também o torna cerca de 50 mm mais longo (2,0 polegadas) entre os eixos.

O peso total será de 2.008 kg (4.427 libras) e ele contará com baterias de íons de lítio da fabricante coreana de baterias LG Energy Solution. Tudo isso deve se traduzir em mais espaço interno — o segmento de SUVs de seis lugares é extremamente popular na China.

A Tesla normalmente faz um ótimo trabalho em termos de desempenho, e o Modelo YL não é exceção. De acordo com a CarNewsChina , o Modelo YL contará com dois motores elétricos, um localizado no eixo dianteiro, com 142 quilowatts, e um segundo no eixo traseiro, com 198 kW.

Isso significa uma potência máxima combinada de 340 kW (456 cavalos de potência), sendo mais potente que o Long Range AWD regular e, de fato, semelhante ao Model Y Performance pré-reforma.

Apesar do declínio global da Tesla e das manobras políticas do CEO Elon Musk , o Model Y continuou vendendo bem na China no ano passado. Aliás, foi o carro mais vendido na China em 2024, com quase meio milhão de unidades vendidas.

Mas este ano, o Model Y tem enfrentado uma concorrência cada vez maior de rivais locais , que são mais novos, sem dúvida mais tecnológicos e até mesmo com designs mais inovadores. As vendas do Model Y caíram 17,5% no primeiro semestre do ano na China, embora parte do motivo tenha sido a mudança de ano do modelo.

Agora, a Tesla está tentando retornar com esta versão com distância entre eixos mais longa, que deve ser uma opção melhor para compradores que buscam mais conforto e espaço. A Tesla anunciou em uma publicação na plataforma de mídia social chinesa Weibo que o Modelo YL será lançado no outono (do hemisfério norte). 

Não está claro se a versão estendida chegará aos EUA, mas se isso acontecer, poderá satisfazer o apetite incessante dos americanos por SUVs grandes.

Você também pode gostar