Stroll critica duramente os regulamentos da Fórmula 1 para 2026

por Pit Debrief

Com foco total nos novos regulamentos da Fórmula 1 de 2026, os pilotos da Aston Martin, Lance Stroll e Fernando Alonso, tiveram um início lento na temporada de 2025, já que a equipe está atualmente em oitavo lugar na Classificação de Construtores. 

Após o GP da Grã-Bretanha, Stroll respondeu a perguntas sobre o progresso da equipe no carro de 2026. Embora esperançoso quanto ao potencial da equipe, o piloto canadense expandiu sua visão negativa sobre o novo regulamento em geral. 

Desenvolvimento em andamento com Newey no comando

Segundo Jenny Garnett, colaboradora da rvista Pit Debrief, antes de 2026, a Aston Martin recrutou com sucesso o conceituado Adrian Newey. Quando questionado sobre uma atualização do carro de 2026 em uma sessão de imprensa em Silverstone, Stroll respondeu afirmando que não tinha muitas informações. Ele enfatizou que, embora tenha conhecimento limitado, o carro de 2026 é o foco de Newey. 

Um pouco de compreensão, pouco desenvolvimento. É só novidade. A maior parte é do Adrian Newey, não tanto de mim, mas um pouco de ideia. Deve ser bem diferente.

Como os novos regulamentos provavelmente alterarão a ordem de desempenho das equipes, os fãs podem esperar uma temporada de F1 2026 interessante. Apesar disso, Stroll não compartilhava desse entusiasmo pelos regulamentos em si. 

Não sei se os regulamentos são tão empolgantes, mas é um jogo relativo e, se você tem um carro rápido, eles são empolgantes. Vamos ver o que o ano que vem reserva.

Incerto sobre o verdadeiro desempenho até a primeira corrida

Um período de testes estendido para a temporada de 2026 foi anunciado no início deste ano. Isso permitirá que as equipes entendam melhor o design dos seus novos carros antes da primeira corrida na Austrália. 

Mesmo com esse período prolongado de testes, Stroll não acredita que a equipe consiga entender seu ritmo em relação ao restante do grid por um bom tempo. Ele acredita que isso só ficará claro após a primeira sessão de classificação da temporada, na Austrália. 

Não sei como está o carro de todos os outros. Vai depender de quando todos chegarem, será a Austrália a primeira corrida do ano que vem? Você tem uma ideia no teste, mas no sábado à tarde você consegue ter uma ideia melhor de como todos estão na Austrália. Vamos ver quando esse dia chegar. Mas o regulamento, sei lá, é meio triste, na minha opinião.

Decepcionado com a primeira impressão do carro de 2026 no simulador

Stroll compartilhou que já dirigiu o carro de 2026 da Aston Martin no simulador. Repórteres perguntaram se a experiência de dirigi-lo foi estranha, ao que Stroll concordou. 

“ É por isso que é um pouco triste. Acho que é uma pena. A Fórmula 1 está apenas seguindo o caminho da energia elétrica e tivemos que desligar toda a força descendente dos carros para sustentar a energia da bateria.” 

O piloto da Aston Martin se mostrou positivo em relação a alguns aspectos do novo regulamento, como carros mais leves. Apesar disso, ele falou sobre a mudança de filosofia da Fórmula 1 para uma maior dependência de energia elétrica e que preferiria um campeonato menos dependente de energia.

Deve ser divertido ver carros leves, ágeis e velozes com bastante downforce, e simplificar um pouco tudo. Menos como um projeto científico de campeonato de baterias de energia e mais como um campeonato de Fórmula 1.

As corridas de 2026 serão dominadas pela implantação de energia: ‘Não sei se isso é corrida’

A implantação de energia se tornará um aspecto muito mais crítico da corrida em 2026. Stroll compartilhou suas reservas sobre isso.

“Muito disso tem a ver com isso. Não sei se isso é corrida. Mas vai ser igual para todos no ano que vem, e tudo vai depender de quem consegue fazer o melhor. Tenho certeza de que quem estiver fazendo isso melhor vai adorar os novos regulamentos. É disso que se trata.”

Embora abertamente não seja um fã do conceito dos regulamentos, ele compartilhou que as opiniões entre as equipes e os pilotos podem mudar dependendo de quem se adapta melhor aos regulamentos. 

“Não sou fã da direção, mas se tivermos um carro rápido e formos competitivos, indo melhor que todos os outros, é aí que não temos do que reclamar.” 

Stroll não hesitou em compartilhar abertamente seu descontentamento atual com o regulamento de 2026. O piloto canadense deu a entender que, embora seus concorrentes possam compartilhar as mesmas opiniões, eles podem hesitar em criticá-los. 

“Mas não gosto da ideia dos regulamentos. Acho que muitos pilotos concordam com isso. Talvez alguns deles não possam falar sobre isso por motivos políticos. Mas acho emocionante pensar em carros que podem gritar um pouco mais alto, ser um pouco mais leves e simplesmente não focar tanto nessa energia. Bateria, motorização, isso não é muito competitivo.”

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