
Não sei se é correto dizer que a Tesla superou a China. Mas, dada a abordagem de baixo esforço e baixo consumo de energia da Tesla em sua linha de modelos, é difícil ver um caminho a seguir para a marca. Os mercados globais estão acompanhando as ofertas da marca e, na China, muitas superaram a Tesla em vários aspectos.
Um exemplo: o Tesla Model Y de três fileiras, ou Model YL . Este carro está entrando em um mercado crescente e provavelmente superlotado na China: o segmento de crossovers de três fileiras “nova energia”. Nas últimas duas semanas, várias grandes montadoras chinesas lançaram opções de três fileiras voltadas para o coração dos compradores chineses em busca de um crossover grande. Aqui estão algumas que têm o potencial de cortar as asas do Model Y antes mesmo de ele decolar.

Li Auto i8
Este crossover em formato de cunha e bico de pato é um modelo importante para a Li Auto. A marca dominou as vendas na China com sua linha de crossovers EREV, mas há uma demanda crescente por um crossover totalmente elétrico com seis lugares. Em vez de simplesmente instalar uma bateria grande sob seus modelos existentes, a marca criou este design.
Para mim, o maior atrativo do i8 é o espaço para as pernas na terceira fileira. A terceira fileira do antigo Modelo Y era incrivelmente apertada, útil apenas para crianças ou adultos com menos de 1,52 m. O novo Modelo YL chinês pode se sair melhor nesse quesito devido ao seu comprimento extra e maior distância entre-eixos, mas não consigo imaginá-lo superando este i8. A Li Auto afirma que a terceira fileira tem 875 mm (34,4 polegadas) de espaço para as pernas. Para constar, isso é cerca de 6,3 cm a mais do que a terceira fileira do Kia EV9 oferece, e considero esse carro bem espaçoso.

O preço do Model Y de três fileiras ainda não foi divulgado, mas espero que seja mais barato que o i8. A Li Auto acaba de divulgar o preço de pré-venda, que não é barato para os padrões chineses: cerca de US$ 48.750 pelo câmbio atual. Mas o i8 vem com muita coisa. A potência é generosa, chegando a 536 cavalos com seu motor duplo. A bateria é alimentada por uma bateria de 90,1 kWh ou 97,8 kWh, com autonomia de até 710 km com uma única carga.
Onvo L90
Dirigi o Onvo L60, o SUV compacto com sistema de troca de bateria, estilo cupê, que visa superar o Model Y com um preço mais baixo. É um modelo sólido, mas se aproxima demais da fórmula da Tesla sem trazer muitas novidades. É em parte por isso que ele aparece um pouco atrás nas tabelas de vendas chinesas.

O Onvo L90 pode corrigir esses erros, no entanto. Este superdimensionado de três fileiras de assentos tem aproximadamente o mesmo tamanho de um Honda Pilot, mas é totalmente elétrico. Ah, e por cerca de US$ 39.000, seu preço base é inferior ao de algumas versões do Model Y, de fabricação chinesa, com capacidade para cinco passageiros. É provável que também seja inferior ao da versão de três fileiras.
Assim como outros produtos Onvo, Nio e Firefly, o L90 permite a troca de baterias em apenas três minutos. Logo após seu lançamento, ainda este ano, ele fará parte do programa de bateria como serviço (BAAS) da marca, que reduz o custo inicial do veículo subtraindo o custo da bateria. Em vez disso, os compradores alugam a bateria por um custo mensal. Ao aderir ao programa BAAS, o preço do Onvo L90 cai para apenas US$ 27.000.
E vamos fazer um pequeno alvoroço por causa daquele babaca enorme. Impressionante.
BYD Tang L

O editor-chefe Patrick George tem experiência em primeira mão com o Tang L. Ele teve a oportunidade de dirigir um deles alguns dias após o Salão do Automóvel de Xangai deste ano. “Foi superimpressionante”, disse ele. “Interior muito bonito, carregamento rápido de cinco minutos, 0-100 km/h em apenas três segundos. Um elétrico incrivelmente avançado que também parece muito comum. Também vem como um PHEV. Ele faz tantas coisas certas que seria difícil argumentar contra a compra de um.”
Se você estiver na China, isso pode ser seu por cerca de US$ 33.500.
Lynk & Cia 900
Este modelo é tecnicamente um PHEV, mas tanto Patrick George quanto eu experimentamos o carro em primeira mão, e ele é incrivelmente bom. O grande crossover de três fileiras, no estilo Range Rover, tem amplo espaço para todos os passageiros, independentemente do assento que você escolher. É verdade que ele ainda tem um motor a combustão sob o capô, mas suas opções de bateria, maiores que a média, de 44,9 kWh a 52,4 kWh, oferecem mais autonomia do que a maioria das pessoas usaria em um dia.

Surpreendentemente, o preço base do Lynk & Co 900 é muito mais barato do que qualquer um de nós imaginava. Por aproximadamente US$ 43.000, este grande crossover tem um preço que se aproxima do preço do Model Y para 5 passageiros. No entanto, este carro é muito mais confortável e tem muito mais espaço do que o Tesla.
Aito M8
Esses grandes SUVs EREV vêm dominando as vendas chinesas há algum tempo. Não estou totalmente convencido por eles. As marcas Aito e Luxeed são essencialmente a maneira da Huawei entrar no mercado automobilístico sem investir em uma equipe completa de engenharia ou fábricas de verdade, como a gigante da tecnologia Xiaomi. Mas a percepção de qualidade do carro e seu conjunto de softwares muito bem executado atraem os consumidores. Este ano, a Aito lançou o crossover M8 EREV, um SUV médio de três fileiras e seis lugares repleto de recursos. Seu preço de aproximadamente US$ 49.000 foi suficiente para atrair 140.000 pré-encomendas.

Este ano, a marca decidiu lançar uma versão totalmente elétrica do M8. As especificações de autonomia, potência e bateria ainda não foram divulgadas, mas se o modelo corresponder ao valor do seu primo elétrico, a Huawei e a Aito podem esperar outro sucesso.
Conclusão
Segundo Kevin Williams, da revista InsideEVs, estes são apenas cinco modelos que me chamaram a atenção, de imediato. Há muitos crossovers de três fileiras de bancos que vão competir no mesmo segmento que o novo Model YL na China, mas não tenho espaço para mencionar. Por exemplo, a Xiaomi está trabalhando em um crossover quadrado de três fileiras de bancos para conquistar compradores que desejam algo mais do que o YU7 ou o SU7.
O mercado de veículos elétricos da China é muito maduro e, se alguma marca quiser competir, precisará de mais do que uma distância entre eixos mais longa e de baixo consumo de energia para conquistar compradores. Se este é o melhor que a Tesla pode oferecer, ela precisa melhorar seriamente seu desempenho se quiser ter futuro no país.