
O Volvo XC90 é provavelmente o modelo mais reconhecível da linha da montadora sueca, mas está ficando um pouco velho. Lançado em 2015, o modelo de segunda geração tem sido consistentemente um dos carros mais vendidos da linha da empresa, mas o fim do amado SUV familiar em sua forma atual está próximo.
Uma nova geração do Volvo XC90 provavelmente está em desenvolvimento, de acordo com o novo chefe da marca, Hakan Samuelsson, que disse aos investidores esta semana que a marca “precisará de um novo XC90”. Muito provavelmente, a terceira geração do XC90 terá um trem de força híbrido plug-in de longo alcance semelhante ao crossover XC70 recentemente revelado, que chegará à China nos próximos três meses.

“Isso é algo que acredito que os consumidores europeus desejarão ter”, disse Samuelsson. “Híbridos plug-in com maior autonomia são uma solução da qual provavelmente precisaremos por mais alguns anos do que pensávamos.”
A versão mais recente do XC90 híbrido plug-in, conhecido como T8 AWD Plug-in Hybrid nos Estados Unidos e como T8 Recharge AWD em outras partes do mundo, possui uma bateria de alta tensão com capacidade útil de 14,7 quilowatts-hora (18,8 kWh brutos). Isso permite uma autonomia totalmente elétrica, classificada pela EPA, de 53 km com uma carga completa. Há também um motor a gasolina de 2.0 litros sob o capô, que eleva a autonomia total para 850 km.
Segundo Iulian Dnistran, da revista InsideEVs, isso não é ruim, e como proprietário de um Volvo , posso atestar que a versão mais recente do sistema PHEV da empresa é perfeita para o uso diário. No entanto, mais é sempre melhor, e é aqui que o novo Volvo XC70 entra em cena.

Baseado na nova Arquitetura Modular Escalável (SMA) da Geely, o novo crossover chinês pode ser equipado com uma bateria de 21 kWh ou um conjunto de 39 kWh, permitindo uma autonomia elétrica máxima de 100 km (62 milhas) para o primeiro e 180 km (180 km) para o segundo. Esses são números bastante otimistas, considerando o histórico do CLTC de gerar números de eficiência absurdos, mas, mesmo assim, com uma bateria maior, a autonomia elétrica só tende a ser maior.
Um novo XC90, desde que não apresente problemas, pode dar à Volvo uma nova vida. Com as vendas em queda global e uma reputação recém-criada de problemas de software , a montadora sueca está em uma situação difícil. O problema é que o novo CEO da empresa não disse quando o novo XC90 chegará ao mercado, mas, se eu fosse chutar, seria pelo menos 2027 até que o possamos ver.