
A primeira vez que Chase Briscoe ficou “de lado” durante toda a tarde no Dover Motor Speedway foi a mais inoportuna.
Briscoe, com pneus mais novos, estava lado a lado com seu companheiro de equipe na Joe Gibbs Racing, Denny Hamlin, chegando à bandeira branca quando seu Toyota nº 19 se soltou. Isso acabou com qualquer impulso e desafio que Briscoe pudesse ter, e ele seguiu Hamlin até a bandeira quadriculada. Mas mesmo que Briscoe e Hamlin tivessem lutado até o fim, Briscoe não tem certeza se teria completado uma ultrapassagem vencedora.
“Não sei”, disse ele. “Ele estava me prendendo tão bem que eu não conseguia fazer muita coisa. Se eu conseguiria ficar lá mais uma volta? Não sei, é difícil dizer, né? Cheguei a cinco, sete centímetros de ultrapassá-lo algumas vezes, e nunca consegui.”
“O Denny provavelmente tinha o melhor carro, então seria difícil ultrapassá-lo – mesmo com a vantagem dos pneus, eu não conseguiria. Acho que, se não fosse um companheiro de equipe, eu poderia ter feito muitas coisas diferentes para potencialmente vencer a corrida. Mas eu não queria prejudicar um dos carros da JGR.”
Briscoe e a equipe nº 19 ganharam vantagem nos pneus quando a NASCAR reiniciou a corrida após uma bandeira vermelha por causa da chuva que durou quase uma hora. Naquele momento, restavam apenas 14 voltas, e Briscoe estava entre os que optaram por parar nos boxes antes do reinício da corrida.
SEgundo Kelly Crandall, da revista Racer, faltavam oito voltas para o fim da corrida quando a corrida reiniciou no tempo regulamentar. Briscoe, que reiniciou em 10º, estava na quarta posição quando a bandeira amarela foi acionada uma volta após a relargada. Ele então reiniciou do lado de fora da segunda fila, na quarta posição, faltando duas voltas para o fim.
Briscoe conseguiu ir pela parte externa quando os companheiros de equipe da Hendrick Motorsports, Kyle Larson e Chase Elliott, escolheram a pista inferior.
“Fiquei impressionado; aquilo foi um presente”, disse Briscoe.
Ele avançou para a segunda posição na relargada, empurrando Hamlin na reta da frente e na Curva 1, o que permitiu que ambos saíssem do pelotão. Uma advertência antes de Hamlin receber a bandeira branca levou à prorrogação.
Na reinicialização final, Briscoe assumiu a posição interna de Hamlin.
“Sinceramente, ganhei dois presentes”, disse ele sobre sua corrida até a linha de chegada. “Reddick, o primeiro, ficou com a parte de dentro e me permitiu ficar com a de fora, o que, com pneus [novos], me permitiu ir para a terceira faixa, ultrapassar um monte de caras e correr, então esse foi o primeiro presente.”
“Aí fiquei impressionado e consegui o lado de fora (para a próxima relargada). … Quanto aos pneus, eu queria estar no topo.”
O segundo lugar foi o de Briscoe em poucas semanas. Nas últimas seis corridas, ele conquistou quatro top 10, incluindo uma vitória no Pocono Raceway.
“Até certo ponto, estamos executando bem”, disse ele sobre a recente sequência de corridas de sua equipe. “Em Chicago, eu deveria ter corrido entre os cinco primeiros, mas errei e bati no muro faltando algumas voltas para o fim. Em termos de velocidade, hoje não fomos o melhor carro, mas tirando hoje, nas últimas semanas, sinto que estivemos entre os dois ou três primeiros em todos os lugares que passamos.”
“Eu definitivamente sinto que estamos em uma ótima posição agora. Se os playoffs começassem agora, eu ficaria ótimo. Ainda podemos ter um pouco mais de velocidade, mas, no geral, temos executado bem, e é isso que nos leva a maior parte do tempo.”