
A Mercedes-Benz está entrando no mercado de reciclagem de baterias. A montadora inaugurou na segunda-feira uma usina de reciclagem no sul da Alemanha, o que, segundo ela, a torna “a primeira montadora do mundo a fechar o ciclo de reciclagem de baterias com uma instalação própria”.
A unidade processará materiais reciclados suficientes para fabricar pelo menos 50.000 novos módulos de bateria por ano, afirma a Mercedes. Um sedã Mercedes EQE requer 10 módulos de bateria, cada um contendo inúmeras células individuais. Portanto, cálculos aproximados sugerem que a fábrica poderia gerar materiais renováveis suficientes para pelo menos 5.000 veículos com a tecnologia atual.
Segundo Tim Levin, da InsideEVs, a planta é a primeira da Europa a utilizar um “processo mecânico-hidrometalúrgico”, que, segundo a Mercedes, consome menos energia e produz menos resíduos do que a abordagem pirometalúrgica mais comum. A Mercedes não está sozinha, mas em parceria com um parceiro tecnológico chamado Primobius. Para quem tiver curiosidade sobre como esse processo realmente funciona, deixo a Mercedes explicar:
Pela primeira vez na Europa, a usina de reciclagem de baterias da Mercedes-Benz abrange todas as etapas, desde a trituração dos módulos de bateria até a secagem e o processamento dos materiais ativos das baterias. O processo mecânico classifica e separa plásticos, cobre, alumínio e ferro em um processo complexo de várias etapas. O processo hidrometalúrgico subsequente é dedicado à chamada massa negra. Esses são os materiais ativos que compõem os eletrodos das células da bateria. Os metais valiosos cobalto, níquel e lítio são extraídos individualmente em um processo químico de várias etapas.
A reciclagem de baterias de veículos elétricos ainda é um nicho de mercado e uma parte incipiente da cadeia de suprimentos de veículos elétricos. Mas deve crescer significativamente à medida que mais baterias de veículos elétricos chegam ao fim de sua vida útil e a demanda por materiais para baterias aumenta. Ao reciclar baterias antigas, as montadoras podem reduzir a dependência das cadeias de suprimentos de baterias existentes, que estão concentradas na China. Elas também podem evitar a mineração de mais lítio, cobalto e níquel, reduzindo assim seu impacto no meio ambiente.
Os materiais essenciais para o funcionamento de uma bateria de veículo elétrico são altamente recicláveis. Um exemplo: a Mercedes afirma que seu processo recuperará 96% das matérias-primas de uma bateria reciclada.
Outras montadoras também entraram nesse mundo. A BMW fechou recentemente um acordo com a Redwood Materials, uma recicladora de baterias sediada em Nevada, para processar baterias velhas de BMWs, Minis e Rolls-Royces. Volkswagen e Ford fizeram acordos semelhantes. Portanto, pode não demorar muito para que a maior parte do conteúdo da bateria do seu carro chegue à sua segunda rodada.
Skwenzeke@gmail.com9 meses atrásParabéns à Mercedes, somos o Mariannhill Buy Back Centre, sediado na África do Sul.Já estou interessado na capacitação para que possamos nos posicionar para que essa oportunidade possa ser exportada e gerar empregos em nosso país.
A unidade processará materiais reciclados suficientes para fabricar pelo menos 50.000 novos módulos de bateria por ano, afirma a Mercedes. Um sedã Mercedes EQE requer 10 módulos de bateria, cada um contendo inúmeras células individuais. Portanto, cálculos aproximados sugerem que a fábrica poderia gerar materiais renováveis suficientes para pelo menos 5.000 veículos com a tecnologia atual.
(SE) esta instalação for projetada e implementada corretamente, ela será modular e terá tecnologia padronizada, permitindo adicionar um módulo de reciclagem por vez para expandir as operações e lidar com cada vez mais baterias para reciclagem e recuperação de materiais de bateria para uso repetido.
Os materiais essenciais para o funcionamento de uma bateria de veículo elétrico são altamente recicláveis. Um exemplo: a Mercedes afirma que seu processo recuperará 96% das matérias-primas de uma bateria reciclada.
Ser proativo é muito melhor do que “reativo” no tratamento de “materiais residuais”. Economias circulares sustentáveis, que coletam materiais reciclados para uma linha de fabricação de baterias, são o caminho certo para adequar e expandir a reciclagem e atender às novas demandas de fabricação, enquanto toda a indústria de armazenamento de energia cresce nos próximos anos. O desafio geral é: as baterias de química úmida adotarão uma tecnologia de reciclagem totalmente diferente ou as químicas de baterias de estado sólido, semissólidas e úmidas cairão todas em um funil de “moagem e mineração” de massa negra?Há um conceito sendo desenvolvido para usar
eletrodiálise (a “outra” DE), uma espécie de membrana permível reversa para extrair materiais específicos da solução para limpá-los e refiná-los em novas matérias-primas para linhas de fabricação de baterias.