A General Motors tem grandes planos para a bateria antiga do seu veículo elétrico

por InsideEVs

Já se perguntou o que acontece com a bateria de um veículo elétrico quando o carro morre? Eu gostaria de acreditar que ela vai para o paraíso das baterias — afinal, ouvi dizer que cachorros têm a sua própria versão. Mas a  realidade é um pouco mais sombria no momento, com inúmeras possibilidades, desde acabar em um aterro sanitário até ser reciclada em uma pasta de minerais processados chamada massa negra . Felizmente, a General Motors e a Redwood Materials têm um plano: dar a essas células uma segunda vida, alimentando literalmente tudo e qualquer outra coisa.

A dupla anunciou uma nova parceria na quarta-feira que dará nova vida a baterias antigas de veículos elétricos. Basicamente, a dupla trabalhará em conjunto para alimentar a Redwood com um fluxo constante de baterias “desativadas” para reaproveitamento, evitando que os veículos elétricos se tornem o próximo grande contribuinte para a crise do lixo eletrônico.

Você provavelmente já conhece a GM, mas nem todo mundo já ouviu falar da Redwood. Para quem não conhece, provavelmente já ouviu falar da Tesla. JB Straubel, CEO e fundador da Redwood Materials, foi ex-CTO da Tesla (e também seu quinto funcionário). O objetivo de Straubel ao fundar a Redwood era criar um circuito fechado na cadeia de suprimentos de baterias, permitindo que montadoras (e outras empresas que precisam de armazenamento de energia) utilizassem os materiais essenciais que já foram coletados para seus carros. A Redwood lançou a Redwood Energy em junho, que expande o propósito original da empresa de implantar baterias de veículos elétricos — tanto novas quanto recicladas — em módulos para sistemas de armazenamento de energia de baixo custo.

Segundo o jornalista Rob Stumpf, da InsideEVs, a GM pode fornecer à Redwood uma nova bateria, claro. Mas também planeja entregar muitas baterias antigas na porta da empresa.

Veja bem, as baterias de veículos elétricos podem ser descontinuadas por vários motivos. Elas podem ter uma célula defeituosa ou talvez tenham ficado abaixo da faixa ideal de 70-80% de capacidade. Isso não quer dizer que essas baterias ainda não tenham muita energia, então triturá-las até virar um pó grosso ou jogá-las no ferro-velho é basicamente como jogar dinheiro fora.

A Redwood também possui uma rede de fornecedores para obter esses pacotes, além de obtê-los diretamente da GM. Eles podem ser enviados para a empresa diretamente de uma concessionária como um pacote reciclado ou podem ser recuperados de um desmanche automotivo. Há também a complexa rede de serviços nacionais de coleta e logística que fornecem esses pacotes para a Redwood, já que cada veículo elétrico termina sua vida útil de maneiras diferentes.

Esta parceria faz duas coisas que a GM — e, sejamos realistas, toda a indústria automobilística — precisa agora:

Primeiro, ajuda a GM a parecer ecologicamente inteligente diante de todos os seus concorrentes e opositores dos veículos elétricos. Segundo, ajuda a lidar com a iminente onda de baterias de veículos elétricos de primeira geração , que em breve voltarão às montadoras à medida que a tecnologia avança e as pessoas começam a trocar seus antigos Chevy Bolts e Teslas por novos veículos elétricos elétricos com enorme autonomia.

E para reforçar ainda mais a missão da Redwood, muitas dessas baterias poderão ser reutilizadas antes de precisarem ser recicladas. Aliás, as baterias da parceria da GM com a Redwood já estão alimentando uma microrrede de baterias de 63 megawatts-hora em Sparks, Nevada — a maior microrrede de toda a América do Norte. Ela está sendo usada para dar suporte a uma empresa de infraestrutura de IA que está apoiando a OpenAI .

“A demanda por eletricidade está acelerando a um ritmo sem precedentes, impulsionada pela IA e pela rápida eletrificação de tudo, do transporte à indústria”, afirmou Straubel no comunicado à imprensa da GM . “Tanto as baterias de segunda vida para veículos elétricos da GM quanto as novas baterias podem ser implantadas nos sistemas de armazenamento de energia da Redwood, proporcionando soluções de energia rápidas e flexíveis e fortalecendo a independência energética e industrial dos Estados Unidos.”

Pensando bem, a Redwood está realmente ajudando a criar outro ecossistema de baterias domésticas sustentável  e menos dependente da mineração de novos minerais. Isso significa menos preocupação com a origem desses materiais e a garantia de que sejam obtidos de forma ética. Também oferece a oportunidade de produzir produtos mais baratos em geral, reutilizando baterias antes de ter que reprocessá-las usando métodos de reciclagem de hidrometalurgia e pirometalurgia, que consomem muita energia.

Então, da próxima vez que alguém lhe disser que veículos elétricos são um desperdício porque as baterias são simplesmente descartadas, sorria e acene com a cabeça enquanto imagina uma grande pilha de baterias da marca GM zumbindo em uma subestação em algum lugar, evitando o colapso da rede elétrica. Às vezes, até o futuro é construído com peças velhas.

Você também pode gostar