Atualizações técnicas: Grande Prêmio da Austrália de 2025

por Racer

Todas as 10 equipes de Fórmula 1 delinearam evoluções significativas de seus carros que darão início à temporada de 2025 no Grande Prêmio da Austrália.

Como se trata da primeira etapa do ano, as equipes têm comentado algumas das mudanças que fizeram nos carros que terminaram a temporada passada, quando apresentaram seus últimos desenvolvimentos à FIA em um fim de semana de corrida em Abu Dhabi. A McLaren, atual campeã de construtores, tem um conjunto relativamente modesto de atualizações, com o duto de freio dianteiro revisado para melhor desempenho aerodinâmico.

Há também uma opção de resfriamento baixo do novo duto em caso de baixas temperaturas no domingo, enquanto dois projetos de asas de feixe foram preparados para Melbourne, um com um único elemento e um com um elemento duplo, ambos proporcionando maior carga aerodinâmica em comparação à versão de lançamento.

A Ferrari explica como seu novo layout de suspensão dianteira “abriu vários caminhos de desenvolvimento”, particularmente em termos de interações com a asa dianteira e melhorias no fluxo de ar a jusante. Há também sidepods mais compactos e uma asa traseira redesenhada que melhora a eficiência aerodinâmica.

A Red Bull descreve uma ampla gama de mudanças em seu carro para 2025, com a asa dianteira, o nariz, a suspensão dianteira, o assoalho, os sidepods, as venezianas de resfriamento, a suspensão traseira, a asa da viga, a asa traseira e a placa final da asa traseira, todos atualizados. É o assoalho que continua sendo um grande diferencial de desempenho e, nesse aspecto, a Red Bull afirma que um “formato revisado melhora a distribuição da pressão, considerando outras mudanças no assoalho para extrair mais carga e manter a estabilidade do fluxo”.

Na Mercedes, uma mudança na barra de direção traseira baixa proporciona melhor fluxo de ar para o assoalho, onde perfis de túnel de assoalho atualizados aumentam a carga e a qualidade do fluxo para o difusor. Há também mudanças no sidepod – incluindo um rebaixo maior – e novas asas de viga e asas traseiras que a Mercedes afirma serem mais eficientes.

A Haas fez atualizações em todo o carro desde Abu Dhabi. Glenn Dunbar/Getty Images

A equipe Aston Martin, que ficou em quinto lugar no ano passado, tem uma nova solução para o nariz e a asa dianteira, além de dutos de freio dianteiros mais eficientes e uma entrada de ar lateral revisada. O rebaixo do sidepod também foi aumentado, juntamente com o que a equipe descreve como mudanças sutis no assoalho e o reposicionamento das quatro proteções do assoalho.

Outras mudanças no Aston incluem novas carenagens de suspensão traseira, dutos de freio traseiros atualizados e novas vigas e asas traseiras.

A Alpine foi uma das equipes que teve um início de ano encorajador nos testes de pré-temporada, e atribui isso às principais mudanças no assoalho, descrevendo-o como uma “otimização completa do assoalho” em cercas, bordas e difusor. Há também uma nova entrada de ar lateral e carroceria da tampa do motor em 2025, além de ajustes no canto traseiro, nas placas terminais da asa traseira e nas carenagens da suspensão traseira.

A disputa pelo sexto lugar no campeonato de construtores do ano passado foi entre Alpine e Haas, e esta última listou uma série de itens redesenhados para tentar melhorar nesta temporada. A asa dianteira foi revisada, juntamente com novas placas terminais dianteiras, e a entrada do sidepod foi movida mais para a frente e ficou mais compacta.

Assim como muitas equipes, um assoalho totalmente novo foi desenvolvido, juntamente com um rebaixo maior no sidepod e uma tampa do motor mais estreita, além de mudanças na asa do feixe, na asa traseira e no resfriamento do canto traseiro.

Embora a Haas tenha mantido a suspensão dianteira da Ferrari 2024 — atualizando apenas as carenagens —, ela adotou a suspensão traseira deste ano da Ferrari.

A Racing Bulls tem sido particularmente reservada com suas atualizações, listando apenas três itens que foram alterados, como uma nova entrada lateral, asa dianteira e suspensão dianteira, que terão impacto no restante do carro.

Uma nova asa dianteira e placas terminais na Williams trabalham em conjunto com um sidepod mais largo e um rebaixo reprojetado, embora a equipe sugira que houve “mudanças geométricas nos principais componentes da carroceria”. A equipe também trouxe opções de resfriamento específicas para a tampa do motor, com base na previsão de tempo variável em Albert Park, com altas temperaturas previstas para a classificação, mas com potencial de chuva em um dia de corrida bem mais frio.

E, finalmente, na Stake, uma nova suspensão dianteira visa proporcionar melhor dirigibilidade e aderência mecânica, mas é a carroceria que a equipe destaca como as principais atualizações. A equipe afirma que todas as áreas foram desenvolvidas, principalmente os designs da parte superior da carroceria e uma reformulação significativa do assoalho.

Há também novas asas dianteiras e traseiras e um layout de sistema de arrefecimento revisado que foi retrabalhado em conjunto com uma nova caixa de câmbio e componentes de suspensão traseira.

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