
Ninguém marcou mais pontos do que o piloto da Jaguar TCS Racing nas últimas oito corridas do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA, o que é notável considerando que Cassidy largou nas duas corridas na Alemanha na 21ª e 20ª posições.
Destaque no circuito de Tempelhof, considerando a natureza de seus comandados, Cassidy navegou por duas corridas dramáticas e taticamente complexas para abrir caminho no final de ambas com precisão cirúrgica.
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Do 21º ao 5º lugar no sábado, e vencendo a partir do 20º lugar no grid no domingo, Cassidy e sua equipe estavam do lado certo da sorte nos dois dias – mas, embora as circunstâncias tenham ido a seu favor, isso foi mais do que apenas um resultado de oportunismo ou desgaste, foi moldado por uma estratégia forte e execução extremamente eficaz.
Assim começou uma longa e paciente fase de economia de energia, correndo consistentemente abaixo da mediana do grid para uso de bateria e estando o mais preparado possível para novas interrupções na corrida que ajudariam a colocar Cassidy em jogo. Na volta 13, por exemplo, ele tinha mais de 5% de energia utilizável extra em comparação com seu companheiro de equipe Mitch Evans na liderança da corrida.
Evans dominando na frente não foi a única indicação do que era possível para Cassidy – outra foi quando, sem nem mesmo ter o MODO ATAQUE ativado enquanto outros estavam, Cassidy marcou a volta mais rápida da corrida na volta 20.
Não havia vantagem estratégica a ser obtida através da fase de pit stop PIT BOOST, então, em vez disso, Cassidy e Jaguar guardaram todo o seu MODO ATAQUE para o final. E assim que a janela para essa estratégia dar certo parecia que poderia se fechar, o carro batido de David Beckmann causou um Safety Car.
Cassidy relargou em 14º e ativou o MODO ATAQUE imediatamente por seis minutos, o que significou que ele subiu rapidamente na classificação e chegou ao top 10 com seis voltas restantes. Além de superar os carros à frente com sua energia e potência extras, Cassidy também ultrapassou Buemi na batalha dos retardatários em ascensão.
Então, em um último floreio nos últimos segundos em MODO ATAQUE, Cassidy ultrapassou Nico Mueller e Max Guenther para garantir a sexta posição – que se tornou a quinta após a bandeira quadriculada graças a uma penalidade para Antonio Felix da Costa. O timing do safety car foi extremamente benéfico, mas a Jaguar sentiu que vinha sofrendo com algumas interrupções recentemente – então isso foi apenas um contraponto.
Houve um tema semelhante na segunda corrida, embora a jornada até a conclusão triunfal de Cassidy tenha sido um pouco diferente. Ele teve uma largada muito cautelosa e passou a maior parte da primeira metade da corrida na 21ª posição, acumulando o máximo de energia possível. Seu estado de espírito era 6% mais forte do que alguns à medida que a corrida se aproximava da metade.
Cassidy progrediu um pouco, abrindo caminho para a 15ª posição na volta 19, quando a entrada do primeiro safety car aglomerou o grid. Algumas voltas depois, entrou o segundo safety car, e Cassidy já estava em 12º. Mas este não era o momento para Cassidy disparar nas posições de pontuação, já que ele, na verdade, perdeu bastante terreno devido a uma escolha estratégica crucial.
A partir daí, Cassidy nunca mais foi ultrapassado, fazendo com que uma investida do 20º para o primeiro lugar parecesse incrivelmente fácil no final. “Todo mundo sabe que um piloto da classe de Nick nunca pode ser descartado, mesmo largando em 20º no grid”, disse o diretor da equipe Jaguar, James Barclay.
Se alguém não sabia disso, agora sabe.