
A comunidade da IndyCar se uniu esta semana em apoio à equipe Juncos Hollinger Racing depois que o caminhão que transportava o Chevy nº 77 de Sting Ray Robb e a maior parte de seu equipamento de apoio pegou fogo durante a viagem do Iowa Speedway para a oficina da JHR em Speedway, Indiana.
Com corridas consecutivas programadas e a necessidade de consertar o carro de Robb, bastante danificado pelo acidente de domingo, a carga de trabalho era extrema antes do incêndio. De acordo com o diretor da equipe, Dave O’Neill, a rotina tem sido confusa nas últimas 72 horas para preparar os carros de corrida e enviá-los para descarregar hoje em Toronto, antes da sessão de treinos de abertura de sexta-feira, e a JHR não poupou esforços para superar os obstáculos relacionados ao incêndio.
“Recebemos ofertas de todos os lugares, inclusive de equipes maiores, como Andretti, McLaren, Ganassi, para citar algumas”, disse O’Neill à Marshall Pruett, da revista Racer. “Optamos por pegar emprestado um trailer oferecido pela Andretti, mas ele não era suficiente para acomodar nossos equipamentos, então acabamos usando um trailer menor do Indy NXT, onde tivemos que colocar tudo. Mas tivemos todas as ofertas, o que foi ótimo da parte de todos. (O presidente da IndyCar) Doug Boles me ligou e perguntou se precisava marcar uma reunião com os gerentes de equipe para ver se havia alguma maneira de conseguirmos equipamentos, peças de carro, rádios ou qualquer coisa que precisássemos, o que foi uma ideia absolutamente brilhante. Mas, felizmente, não precisamos pegar emprestado nada importante.”
O’Neill fez com que a equipe dedicada do Chevy JHR nº 76 de Conor Daly e a equipe do nº 77 de Robb se unissem para acelerar os preparativos para Toronto com um carro antes de voltar a atenção de todo o prédio para a recuperação do incêndio.
“A equipe ficava até meia-noite todas as noites e eles estão voando para Toronto esta manhã”, disse ele. “Os caminhões partiram ontem, um de manhã e outro tarde. Então, só para relembrar, o trailer pegou fogo, então tivemos três trailers da nossa oficina dirigindo durante a noite de volta até o trailer queimado. Descarregamos o trailer queimado e colocamos o carro em um trailer de 6 metros, que depois foi levado para a fábrica para que pudéssemos começar o trabalho imediatamente. E então os outros caminhões que estavam lá embaixo, trailers menores, descarregamos todo o material queimado e danificado pela fumaça neles e os trouxemos de volta.”
Então, a equipe do 77 ajudou a equipe do 76 a virar o carro do Conor [Daly]. Então, o carro do Conor ficou pronto em um dia. E então, quando o carro danificado, devido ao acidente do Sting Ray em Iowa, chegou aqui, tivemos que limpar todos os danos causados pela fumaça e pelas partes acidentadas, limpá-lo e prepará-lo. E então a equipe do 76 e a equipe do 77 trabalharam para construir o carro do Sting Ray para Toronto. Depois, arrastamos o trailer queimado de volta para Indianápolis sem nada dentro, apenas para que o tivéssemos de volta à base para avaliar os danos.
E então o resto da fábrica – funcionários do escritório, caminhoneiros, engenheiros, todo mundo – trabalhava até meia-noite todas as noites, limpando e lavando tudo com a Dawn. Tirando todas as roupas da equipe que estavam lá dentro e enfumaçadas, levando-as para a lavanderia e limpando, porque todos os trajes de bombeiro estavam lá dentro e todos os rádios… eles precisavam de limpeza porque estavam danificados pela fumaça. Felizmente, não foi o caminhão do toldo que queimou, mas todos os mastros do toldo estavam no caminhão 77, então eles se deformaram com o fogo. Então, tivemos que mandar fazer novos mastros. Foi um esforço hercúleo da equipe, quase sem tempo.
“Nós definitivamente nos sentimos apoiados pela nossa comunidade, com pessoas ligando e perguntando se havia algo que pudessem fazer ou ajudar. Mas basicamente foi limpar tudo, jogar fora o que estava queimado, fazer uma lista para comprar coisas novas e levar dois dias para terminar.”
Neste fim de semana, teremos Toronto, no fim de semana seguinte, uma longa viagem para a Califórnia para correr em Laguna Seca e, depois, um breve momento para respirar até a corrida de 8 a 10 de agosto em Portland.
“Espero que todos tenham dormido bem ontem à noite”, disse O’Neill. “E assim que passarmos o trecho de Laguna, poderei dar a todos os merecidos dias de folga pelo esforço.”