
O vice-presidente da Penske Entertainment, Michael Montri, diz que não há nenhuma decisão imediata a ser tomada sobre o futuro lugar do Iowa Speedway na programação da NTT IndyCar Series.
À medida que o evento duplo do último fim de semana progredia, a pista retornou a um estilo de ação familiar, com os pilotos lado a lado nas curvas, e a corrida de domingo foi geralmente aclamada como uma grande melhoria em relação à dupla rodada única de 2024. Isoladamente, a corrida foi melhor do que o esperado e pode continuar a melhorar se a série retornar.
De uma perspectiva mais ampla, a queda drástica no público após a saída da parceira promocional Hy-Vee foi alarmante, embora não totalmente inesperada. Sem o forte envolvimento e investimento da rede de supermercados do Centro-Oeste em 2025, a Penske Entertainment ficou responsável por todos os aspectos da organização e promoção do evento; as arquibancadas quase vazias significaram que poucos estavam presentes para ver Pato O’Ward e Alex Palou conquistarem as vitórias no fim de semana patrocinado pela Sukup.
Como responsável pela criação do calendário anual da IndyCar Series, Montri diz que a equipe executiva da IndyCar Series avaliará os méritos de continuar no Iowa Speedway, mas não estava preparada para dizer se eles estavam se inclinando em uma direção ou outra.
“Este ano foi definitivamente um recomeço para nós depois de três anos tendo shows de primeira linha, dois por dia ao longo do fim de semana com o apoio do Hy-Vee, e este ano não tendo nada disso”, disse Montri ao RACER.
E isso foi uma redefinição, com foco maior no desempenho na pista. Achei o desempenho na pista melhor do que no ano passado. Sem dúvida. É como se uma pista de corrida, depois da reforma do asfalto no ano passado, tivesse criado o que criou. E este ano, com um ano de inverno em Iowa e tudo mais, achei que correu melhor, com certeza.
Sinto que nos conectamos mais com o que eu chamaria de um fã de corrida mais tradicional este ano do que nos últimos três anos. Através de algumas métricas diferentes que usamos, ficou bem evidente que o público estava interessado em corridas, quanto ao motivo de estarem lá, e isso é bastante óbvio, considerando a programação (sem grandes atrações musicais) que tivemos na pista. Obviamente, adoraríamos ter mais pessoas nas arquibancadas, mas isso é algo que às vezes acontece em uma redefinição.
Segundo Marshall Pruett, da revista Racer, Montri disse que o destino do Iowa Speedway será revelado quando o calendário da IndyCar de 2026 for publicado e agradeceu ao patrocinador estadual do evento — um fabricante de equipamentos agrícolas — por seu apoio.
“Qualquer decisão de agendamento que tomamos, ninguém a toma; é feita em conjunto com a liderança da IndyCar”, disse ele. “O agendamento faz parte disso, principalmente com alguns desses circuitos ovais no Centro-Oeste que acontecem no meio do dia. Acho que vimos alguns resultados positivos este ano com St. Louis (WWTR) e o que conseguimos fazer lá, com a ajuda da FOX, para mudar para uma corrida noturna. Então, acho que isso seria positivo se houvesse essa janela disponível, o que provavelmente pesaria a favor.”
Mas há tantas outras variáveis. Não se trata de um evento específico de ano para ano, ou de uma data de ano para ano, mas sim de como tudo se encaixa como um quebra-cabeça. Venho elaborando o cronograma há vários anos e, quando você pensa que está tudo pronto, uma pequena variável acontece e, de repente, vira um jogo de dominós e você está embaralhando metade do cronograma. Há muitas coisas a considerar aqui enquanto analisamos e finalizamos o cronograma de 2026, o que espero que aconteça muito em breve, e aí veremos o que acontece.
“Vou dizer o seguinte. A Sukup foi uma ótima parceira este ano. Eles nos deram muito apoio. Chegaram, no final, e foram ótimos, ótimos parceiros, uma empresa local de Iowa que realmente contribui para a comunidade.”