
A Haas realizará um evento de testes de carros anteriores (TPC) para dois pilotos da Toyota no Fuji International Speedway em agosto.
A equipe de Ayao Komatsu só conseguiu montar seu programa TPC este ano e aproveitou a oportunidade para oferecer passeios aos seus pilotos, mas também para reservar a opção Ryo Hirakawa. Uma parceria recentemente anunciada com a Toyota Gazoo Racing também está permitindo que os funcionários da Toyota ganhem experiência com as corridas TPC, e o próximo passo envolverá a Haas completando dois dias no circuito da Toyota.
Ao lado de Hirakawa — que correrá em 6 de agosto — o atual campeão da Super Fórmula e três vezes campeão da Super GT, Sho Tsuboi, experimentará pela primeira vez uma máquina de F1 em 7 de agosto, com acesso permitido aos espectadores nos dois dias.
“Naturalmente, estou muito animado por, em nossa primeira temporada comandando o programa TPC da equipe, podermos aproveitar dois dias de corrida no Fuji Speedway, no Japão”, disse Komatsu. “A importância de correr com nosso carro no circuito da Toyota – onde anunciamos nossa parceria com a Toyota Gazoo Racing em outubro passado – é muito especial.”
“Proporcionar então a Sho Tsuboi sua primeira experiência em um carro de Fórmula 1 é igualmente gratificante, considerando seu histórico de campeão múltiplo. Obviamente, já conhecemos os talentos de Ryo e aguardamos ansiosamente seu feedback contínuo sobre o nosso programa.”
O fato de estarmos correndo com o VF-23 e o teste ser aberto aos fãs também é ótimo. Sabemos da paixão dos fãs japoneses pela Fórmula 1, então ter uma segunda corrida no país este ano, depois do Grande Prêmio do Japão em abril, é fantástico.
Para o jornalista Chris Medland, da revista Racer, o teste é mais uma evidência do fortalecimento da parceria entre a Haas e a Toyota, e Masaya Kaji – diretor da TGR Global Motorsport – diz que ele proporcionará oportunidades de desenvolvimento tanto para os pilotos quanto para os engenheiros da Toyota.
“Estou muito satisfeito que este TPC esteja sendo realizado no Fuji Speedway”, disse Kaji. “Formamos uma parceria técnica com o objetivo de aprimorar os três elementos essenciais da fabricação de automóveis – ‘Pessoas, Pipeline e Produto’. Este TPC faz parte dos nossos esforços relacionados a ‘Pessoas’, que se concentram no desenvolvimento de recursos humanos.”
“Acredito que o desafio de Sho, dada sua experiência como campeão da série Super Fórmula, não só contribuirá para o desenvolvimento de suas próprias habilidades, mas também fornecerá motivação valiosa para os outros pilotos da TGR.
Além disso, mecânicos e engenheiros da Toyota Motor Corporation estarão presentes, o que torna esta uma valiosa oportunidade de aprendizado para eles também. Experimentar de perto as tecnologias e habilidades necessárias no palco mais alto da F1 do mundo certamente será uma experiência significativa para o seu crescimento.
Juntamente com a MoneyGram Haas F1 Team, buscamos não apenas promover o crescimento de cada piloto, engenheiro e mecânico em meio a esses desafios, mas também aprimorar suas habilidades técnicas. Acreditamos que as experiências adquiridas serão transmitidas à próxima geração, contribuindo para a melhoria geral da competição e dos níveis tecnológicos na indústria do automobilismo.