
A Apple e a ESPN são duas das principais concorrentes em meio ao interesse crescente pelos direitos de transmissão da Fórmula 1 nos Estados Unidos, segundo apurou Chris Medland, da revista Racer.
Conforme relatado em fevereiro, a Netflix e a Amazon também estão em negociações com a F1, com fontes próximas ao assunto ainda incluindo as gigantes do streaming na disputa, que voltam suas atenções para os direitos esportivos como parte de suas ofertas. Mas a ESPN sempre esteve disposta a manter um forte interesse como parceira de transmissão existente, detendo os direitos desde 2018.
Embora o esporte possa permanecer na ESPN nos Estados Unidos, com a rede ostentando uma média de 1,3 milhão de espectadores por corrida — um aumento de sete por cento na audiência de uma temporada para outra — este ano, o interesse da Apple só foi fortalecido pelo sucesso do filme de F1 que foi lançado no final do mês passado.
O filme – do diretor Joseph Kosinski, do produtor Jerry Bruckheimer e estrelado por Brad Pitt – foi um projeto da Apple Original Films e arrecadou mais de US$ 300 milhões em todo o mundo até o momento.
Atualmente, a Apple detém uma parte dos direitos de esportes ao vivo da MLB – oferecendo o Friday Night Baseball – enquanto mantém a cobertura completa da temporada regular e dos playoffs da MLS.
A ESPN permaneceu na corrida para estender seu acordo, apesar do período de exclusividade ter terminado sem um acordo no início deste ano, e viu números de audiência crescentes novamente nesta temporada nas transmissões de corrida na ABC, ESPN e ESPN2, mesmo antes do lançamento do filme de F1.
As diversas partes interessadas envolvidas estavam ansiosas para ver o impacto do lançamento do filme na demografia do público e na conscientização sobre o esporte, antes de prosseguir com as discussões. O atual acordo de direitos expira no final deste ano, o que significa que ainda faltam mais de cinco meses para que um acordo seja finalizado antes da temporada de 2026.