Wehrlein filosófico após o fim da defesa do título da FE

por Racer

Pascal Wehrlein ficou mais decepcionado por perder na segunda corrida do E-Prix de Berlim no domingo do que Oliver Rowland por garantir o campeonato mais cedo, já que a defesa do título do alemão fracassou em Berlim.

O piloto da TAG Heuer Porsche dominou a qualificação em condições mistas e liderou no início da corrida, mas as condições secas da corrida prejudicaram o desempenho da equipe.

Wehrlein não conseguiu manter seus pneus em boas condições, e a decisão de levar dois minutos em seu primeiro Modo de Ataque em vez de quatro minutos como os outros ao seu redor agravou sua situação.

“Os pneus estavam se desfazendo”, disse ele à Dominik Wilde, da revista Racer. “Talvez não tenha sido a decisão certa começar o Modo Ataque em dois minutos, enquanto todos os outros estavam em quatro minutos. Mas, no geral, acho que está claro: estávamos largando em 1º, 2º (piloto cliente Dan Ticktum) e 3º (Antonio Felix da Costa no outro carro de fábrica), e esses três carros terminaram com dois pontos.”

Não há problemas com aceleração e granulação no molhado. Nosso ritmo tem sido muito forte no molhado e também em uma volta no seco, mas quando os pneus esquentam na corrida e em trechos mais longos, eles simplesmente se desfazem.

A ausência de Wehrlein na pontuação significou que Rowland conquistou o título com duas rodadas de antecedência. Mas o atual campeão, Wehrlein, não se mostrou muito desanimado com a derrota, insistindo que Rowland era “o cara certo para vencer este ano”.

“Ele fez um trabalho incrível”, disse. “Tivemos algumas boas lutas nesta temporada, mas vencer o campeonato faltando duas corridas fala por si.”

Às vezes somos superbons, mas às vezes estamos muito longe. Eles foram mais consistentes, foram melhores, e ele merece. 

E, além disso, eu o respeito. Estamos em uma fase parecida da vida, tendo uma filha pequena, e vivendo um estilo de vida parecido, com os mesmos princípios e o que é importante para nós. Estou feliz por ele. Por outro lado, é claro, gostaria que tivéssemos nos saído um pouco melhor este ano. Mas, definitivamente, eles merecem este ano, simples assim.

Embora as esperanças de Wehrlein de um segundo título na Fórmula E tenham acabado por enquanto, a temporada está longe de terminar para a Porsche, com a equipe de fábrica da TAG Heuer liderando o campeonato de equipes e a Porsche no topo da classificação de fabricantes.

“Essa tem sido nossa meta há algumas corridas”, disse Wehrlein sobre as ambições contínuas da Porsche. “Com o bom fim de semana [antes da corrida de domingo], conquistando uma boa pontuação e mais três pontos com a pole position, as esperanças estavam voltando um pouco, com uma boa corrida e talvez uma corrida ruim. Mas isso sempre foi irrealista.” 

“Não estou tão decepcionado com o campeonato porque nunca pensei muito nisso ou tinha muitas expectativas. Estou mais decepcionado com o resultado [no domingo], porque largar da pole position e dominar uma volta e depois ter que correr sem ritmo é difícil de aceitar.”

Você também pode gostar