O que significam os últimos movimentos no processo 23XI/Front Row?

por Racer

A NASCAR recebeu até às 17h (horário do leste dos EUA) de quarta-feira para responder a um novo documento da 23XI Racing e da Front Row Motorsports, o que adiará o status de organização das duas organizações até o final da semana.

Segundo Kelly Crandall, colaboradora da revista Racer, a 23XI Racing e a Front Row entraram com um pedido de nova ordem de restrição e liminar na segunda-feira . Elas buscam manter seu status de clube para a temporada de 2025, após a liminar original ter sido anulada em 5 de junho por um painel de três juízes.

O status de equipe oficial seria desocupado na quarta-feira. A NASCAR, tendo até o final do expediente daquele dia para se manifestar, decide se a 23XI Racing e a Front Row Motorsports serão equipes oficiais ou não participarão do Dover Motor Speedway (domingo, 14h, horário do leste dos EUA) somente depois disso.

Em seu processo, a 23XI Racing e a Front Row Motorsports esperavam obter a liminar até terça-feira, 15 de julho. O argumento é que “sem a entrada em vigor de uma liminar antes da entrada em vigor da ordem, os autores perderão seus direitos de fretamento, que os obrigam, entre outras coisas, a correr como equipes abertas, e serão forçados a desfazer suas compras de fretamento antes do julgamento marcado para dezembro de 2025”. Por não terem a liminar, as equipes argumentam que serão prejudicadas com a perda de seus pilotos, patrocinadores, boa vontade da indústria, oportunidades competitivas insubstituíveis e receita.

Em outras palavras, a 23XI Racing e a Front Row Motorsports querem que as coisas permaneçam como estão antes do julgamento em dezembro sobre o processo antitruste que moveram contra a NASCAR em outubro. A 23XI Racing e a Front Row acreditam que se perderem os estatutos agora, nunca os recuperarão.

“Após a decisão do Quarto Circuito anulando a liminar, o advogado da NASCAR enviou uma carta em 25 de junho de 2025, afirmando que a NASCAR pretendia ‘iniciar imediatamente um processo’ para vender ou rescindir os charters 23XI e Front Row que os Autores compraram da Stewart-Haas Racing…”, diz o documento de segunda-feira. “A NASCAR declarou estar ‘ciente do interesse de diversos compradores em potencial pelos charters’.”

As equipes permanecem firmes na crença de que serão bem-sucedidas no teste. Entre as duas, 23XI Racing e Front Row Motorsports, há seis equipes em disputa. Ambas as organizações expandiram para um terceiro carro com a compra de uma equipe da Stewart-Haas Racing.

Jeffrey Kessler, advogado principal da 23XI Racing e da Front Row Motorsports, emitiu uma declaração na tarde de segunda-feira.

Hoje, protocolamos no tribunal distrital um pedido de renovação de liminar e ordem de restrição temporária para proteger a capacidade das equipes de correr sob licença pelo restante da temporada de 2025 da Cup Series e evitar danos comerciais irreparáveis à 23XI e à Front Row Motorsports até que possamos apresentar nosso caso em julgamento em dezembro. Novas informações surgiram durante o processo de descoberta que corroboram amplamente nossa posição de que uma liminar é legalmente justificada e necessária. O amor das equipes pelas corridas de stock car e a crença em um futuro melhor para o esporte para todas as partes – equipes, pilotos, funcionários, patrocinadores e fãs – continuam a motivar seus esforços para prosseguir com este caso antitruste.

A NASCAR entrou com uma reconvenção em março contra as equipes, alegando que elas violaram intencionalmente as leis antitruste e conspiraram. A reconvenção seguirá o processo judicial juntamente com a ação antitruste. No entanto, a NASCAR permanece aberta a uma resolução com a 23XI e a Front Row, e indicou que está aberta a ouvir uma proposta das duas equipes, mas nenhuma se concretizou.

No momento, a NASCAR não acredita que a 23XI Racing e a Front Row tenham direito a nenhum dos contratos, pois não assinaram o contrato. Ao não assinar o contrato, elas renunciaram aos contratos. E isso também significa que elas não têm direito ao contrato adicional que cada equipe adquiriu da Stewart-Haas Racing. 

Por essa lógica, a NASCAR pretende possivelmente vender os contratos de fretamento antes da conclusão do processo judicial. Além disso, se a 23XI Racing e a Front Row prevalecerem no final, a NASCAR ainda não pretende que elas tenham contratos de fretamento, pois não assinaram o contrato de fretamento. A NASCAR também não acredita que possa ser obrigada a ceder os contratos de fretamento às outras duas partes, sendo forçada a negociar com alguém com quem não quer se envolver, daí o contrato de fretamento.

A NASCAR parece ansiosa para deixar de lado a parte dos charters no litígio, colocando-os de volta em jogo para quaisquer partes interessadas. Isso garantiria que o grid esteja solidificado para a temporada de 2026. Além disso, permitiria que a NASCAR se concentrasse novamente nas partes do acordo referentes à receita para aqueles que já possuem charters.

Uma declaração da NASCAR foi emitida na segunda-feira após o novo registro:

É lamentável que, em vez de respeitar as decisões claras do Quarto Circuito, a 23XI Racing e a Front Row Motorsports estejam agora sobrecarregando o Tribunal Distrital com um terceiro pedido de liminar desnecessária e inadequada. Como o Quarto Circuito e o Tribunal Distrital sugeriram, a NASCAR fez vários pedidos à 23XI Racing e à Front Row Motorsports para que apresentassem uma proposta para resolver este litígio. Ainda não recebemos uma proposta da 23XI ou da Front Row, pois elas preferiram continuar com seu processo prejudicial e perturbador.

Defenderemos a integridade da NASCAR deste processo infundado imposto ao esporte, que ameaça dividir as partes interessadas comprometidas em servir os fãs de corrida em todos os lugares. Continuamos focados em colaborar com as 13 equipes de corrida que assinaram os acordos de fretamento de 2025 e compartilhamos nosso objetivo mútuo de oferecer as melhores corridas do mundo a cada semana, incluindo este fim de semana em Dover.

Você também pode gostar