
A Cadillac recebeu oficialmente a aprovação final de sua entrada para poder se juntar ao grid da Fórmula 1 em 2026.
A equipe de fábrica da General Motors foi criada em parceria com a TWG Global e é uma evolução do projeto Andretti Cadillac, que foi inicialmente aprovado pela FIA em 2023. Naquela época, a Formula One Management (FOM) não firmou um acordo para a nova equipe se juntar ao grid, pois tinha reservas quanto às futuras intenções relacionadas à sua unidade de potência, com a chance de um acordo de fornecimento forçado ser necessário.
Acredita-se que a FOM também queria garantias de que a GM se comprometeria a construir sua própria unidade de potência no futuro — criando um novo construtor completo em vez do que provavelmente seria uma equipe cliente — e após mais diálogo no ano passado, a recém-posicionada equipe Cadillac chegou a um acordo para expandir o grid para 11 equipes.
Segundo Chris Medland, darevista Racer, a intenção de permitir que a Cadillac entre no grid em 2026 foi anunciada pela F1 em novembro do ano passado e agora foi oficialmente carimbada.
“Como dissemos em novembro, o compromisso da General Motors em trazer uma equipe Cadillac para a Fórmula 1 foi uma demonstração importante e positiva da evolução do nosso esporte”, disse Stefano Domenicali, CEO da F1. “Quero agradecer à GM e à TWG pelo engajamento construtivo ao longo de muitos meses e estou ansioso para receber a equipe no grid a partir de 2026 para o que será mais um ano emocionante para a Fórmula 1.”
O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, foi um dos principais apoiadores da expansão do grid e abriu o processo para que novas equipes enviassem inscrições em 2022, uma atitude que frustrou a FOM na época, mas que acabou levando ao atual projeto Cadillac.
“Hoje marca um momento transformador e tenho orgulho de liderar a Federação nesta etapa progressiva para o campeonato”, disse Ben Sulayem. “A expansão do Campeonato de Fórmula 1 da FIA para uma 11ª equipe em 2026 é um marco. A GM/Cadillac traz uma nova energia, alinhando-se aos novos regulamentos da FIA para 2026 e inaugurando uma era emocionante para o esporte.”
A presença da Equipe Cadillac de Fórmula 1 no paddock inspirará futuros competidores e fãs. Sua participação fortalece nossa missão de expandir os limites do automobilismo ao mais alto nível.
A equipe será comandada pela TWG Motorsports e até agora contratou mais de 300 pessoas para trabalhar em aerodinâmica, desenvolvimento de chassis e componentes, software e simulação de dinâmica de veículos em suas instalações em Indianápolis, Charlotte e Warren, nos Estados Unidos, e Silverstone, no Reino Unido.
“Nos últimos anos, trabalhamos em conjunto com a GM para estabelecer uma base sólida para uma entrada extraordinária na F1”, disse Dan Towriss, CEO da TWG Motorsports. “Agora, com 2026 em vista após a aprovação final da FIA e da Fórmula 1, estamos acelerando nossos esforços — expandindo nossas instalações, refinando tecnologias de ponta e continuando a reunir talentos de alto nível.”
A Cadillac precisará assinar o novo Acordo da Concórdia — o documento que vincula as equipes ao esporte de uma perspectiva comercial — a partir de 2026, mas como o próximo acordo ainda está sendo formulado com os concorrentes existentes, ele agora será incluído nas discussões junto com eles.