A Red Bull precisa planejar o futuro além de Verstappen, admite Horner

por Racer

A Red Bull precisa ter em mente que enfrentará um futuro sem Max Verstappen em algum momento, mas a intenção é que ele ainda esteja na equipe em 2026, diz o diretor da equipe, Christian Horner.

O futuro de Verstappen voltou a ser o centro das especulações nas últimas semanas, com fortes ligações à Mercedes, onde George Russell estará sem contrato ao final da temporada. O holandês ainda não confirmou que correrá pela Red Bull em 2026 e, embora Horner (foto à esquerda, acima, com Verstappen) esteja confiante no contrato em vigor, ele afirma que a equipe sabe que Verstappen não correrá por ela para sempre.

“O Max é uma peça fundamental da nossa equipe há quase 10 anos”, disse Horner. “A intenção é manter isso. Mas um dia, seja no ano seguinte ou no outro, chegará o dia em que o Max não existirá mais.”

“É preciso sempre ter isso em mente: a equipe precisa sempre olhar e investir no futuro. Tomara que isso não aconteça nos próximos anos, mas nunca se sabe. Então, você está sempre investindo em jovens talentos, sempre dando oportunidades, como fizemos hoje com Arvid Lindblad, para ver a próxima geração surgindo. Porque uma coisa é certa neste negócio: nada fica parado.”

Horner comparou a situação atual à de Sebastian Vettel deixando a Red Bull no final da temporada de 2014, tendo conquistado quatro campeonatos de pilotos consecutivos, mas não conseguindo lutar pelo quinto.

“Sebastian saiu depois de uma mudança significativa no regulamento”, observou Horner. “Obviamente, em 2014, o motor [da Mercedes de Andy Cowell] destruiu todos nós, e ele recebeu uma oferta dos sonhos da Ferrari e decidiu que aquele era o seu futuro. Lembro-me de Dietrich Mateschitz [fundador da Red Bull] me dizer na época: ‘Não precisamos do melhor piloto se não tivermos o melhor carro’. Naquela época, o importante era construir uma equipe.

Segundo Chris Medland, colaborador da revista Racer, as coisas acontecem em ciclos, e o esporte também. Tivemos dois ciclos incrivelmente bem-sucedidos na Fórmula 1, e o que queremos fazer é construir rumo ao próximo ciclo. Agora, é claro, queremos que isso seja com o Max, mas entendemos a pressão que existe no próximo ano, com a nossa chegada como um novo fabricante de unidades de potência.

O desafio disso é enorme. Mas temos um grupo de pessoas extremamente capacitado. Investimos significativamente. Temos uma ótima cultura dentro da equipe. Quem sabe? Esperar que estejamos à frente da Mercedes no ano que vem é… Seria constrangedor para a Mercedes se estivéssemos, ou para qualquer fabricante. Mas acho que estaremos em uma posição competitiva, potencialmente até onde estamos hoje em relação aos nossos outros fabricantes de UP.

Há tudo em jogo. O melhor é ter tudo sob o mesmo teto, engenheiros de chassis sentados ao lado de engenheiros de motores. Isso não deve ser subestimado quando se trata do pacote.

“Quando você tem a possibilidade de fazer com que esses grupos se comuniquem e conversem diretamente enquanto tomam um café e dentro do mesmo espaço, isso não tem preço e vai render dividendos. Talvez não seja em 2026, mas em 2027, 2028 e além, a longo prazo para a Red Bull, com certeza é a decisão certa.”

Com contrato ou não, Horner sabe que cabe à Red Bull fornecer a Verstappen um carro que ele considera capaz de lutar por vitórias. Clive Rose/Getty Images

Apesar de sua confiança na direção que a Red Bull está tomando e de minimizar as chances de Verstappen sair no final da temporada, Horner reconhece que há cláusulas relacionadas ao desempenho no contrato do tetracampeão mundial.

“Os contratos entre os pilotos e as equipes sempre permanecerão confidenciais e, em qualquer contrato de piloto, há um elemento de mecanismo de desempenho”, disse ele. “É claro que isso existe no contrato do Max. A intenção absoluta é que ele esteja lá e pilotando para nós em 2026.”

É inevitável que ele seja de grande interesse para todas as outras equipes no pit lane, e acho que, na verdade, George [Russell] desencadeou toda essa especulação, provavelmente tentando se aproveitar da própria situação e forçar a clareza, o que é compreensível, já que ele também fez uma temporada muito boa este ano. Inevitavelmente, sempre haverá especulação sobre isso. Acho que o mais importante é a clareza que existe entre Max e a equipe, e isso é muito claro.

Questionado se ele tinha um Plano B caso Verstappen saísse, Horner gesticulou em direção a Zak Brown ao lado dele e riu: “Oscar Piastri!

É tudo tão subjetivo quanto isso. Estamos muito focados em nossos pilotos atuais e em nossa relação com eles. Max tem contrato até 2028. Ele deixou bem claro que gostaria de terminar a carreira em um carro da Red Bull, do início ao fim. Acho que isso é muito especial e único para ele.

“É nisso que estamos focados e estamos simplesmente ignorando o barulho e nos concentrando nas áreas em que sabemos que precisamos melhorar e como fazer isso.”

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