Vencedor da corrida DTM e o mais jovem estreante completam a escalação da Porsche para os testes de Fórmula E em Berlim

por Racer

A TAG Heuer Porsche colocará Ayhancan Güven e Elia Weiss no próximo teste de novatos da Fórmula E em Berlim.

Güven está na Porsche desde 2020, quando se juntou à equipe júnior da Porsche após uma carreira de sucesso no kart e no simulador de corrida – este último envolvendo ser companheiro de equipe de Max Verstappen. O piloto turco de 27 anos atualmente corre pela Manthey EMA no DTM e venceu suas duas primeiras corridas no início desta temporada em Oschersleben e Zandvoort.

“Esta é uma oportunidade única para mim”, disse Güven. “Como piloto com experiência em corridas de GT, sentar no meio do carro sem teto é uma experiência pela qual estou realmente ansioso. Estive na pista de Berlim há quatro anos – como espectador. Poder pilotar lá agora é, claro, fantástico.”

O Porsche 99X Electric tem muitos sistemas com os quais não estou familiarizado, o que provavelmente será o maior desafio. A preparação acontece no simulador em Weissach. Como piloto de simulador, no entanto, é fácil para mim transferir minhas impressões da pista virtual para a pista real o mais rápido possível.

Weiss, por sua vez, aos 16 anos, será o piloto mais jovem a pilotar um carro de Fórmula E quando correr em Berlim. Ele obteve a carteira internacional B, exigida pelo DMSB, ao completar 16 anos (idade mínima exigida para a carteira) na semana passada.

O alemão venceu o campeonato alemão de kart do ano passado e está competindo na Fórmula 4 italiana nesta temporada pela Cram Motorsport. Ele também é membro da Motorsport Team Germany, uma iniciativa que inclui testes em simuladores nos departamentos de automobilismo da Audi, BMW, Mercedes-AMG e Porsche.

“Estou incrivelmente orgulhoso – sem dúvida, todo mundo sonha em poder pilotar pela Porsche”, disse Weiss. “O fato de eu poder fazer isso é insano. É um passo enorme para mim, e é por isso que tenho tanto respeito por isso.”

Já treinei no simulador em Weissach. Foi tudo muito positivo: pude conhecer os sistemas, me senti em casa e me dei muito bem com os engenheiros. Fora isso, estou me preparando da melhor forma possível. Em um carro de Fórmula E, você precisa de muita força e preparo físico, então estou treinando bastante nessas áreas no momento.

O diretor da equipe Porsche, Florian Modlinger, comentou que as restrições de testes na Fórmula dificultam a avaliação regular de jovens pilotos, tornando o teste anual obrigatório para novatos um evento importante para todas as equipes.

“Há limites rígidos para orçamentos e dias de teste na Fórmula E, e é por isso que as equipes estão um tanto relutantes em investir recursos em pilotos que consideram difíceis de avaliar por nunca terem pilotado esse tipo de veículo antes”, disse ele. “No entanto, precisamos ver pilotos externos em nossos carros: a gestão de energia é complexa, o que significa que os desafios mentais, em particular, são incrivelmente difíceis na Fórmula E.”

Isso reduz o número de pilotos em potencial. Portanto, faz sentido que o Teste de Novatos seja obrigatório para todas as equipes.

“Ayhancan fazia parte do nosso time júnior, é conhecido por nós e atualmente está tendo um bom desempenho no DTM.

Elia vem da Motorsport Team Germany, que tem o apoio da Porsche Motorsport. Enquanto ele esteve conosco em nosso simulador, ficamos particularmente impressionados com a forma como ele interagiu com os engenheiros. Elia completou 16 anos há poucos dias, mas parece um piloto de corrida muito mais maduro.

Segundo Dominik Wilde, colaborador da revista Racer, o teste de novatos da Fórmula E acontecerá no Aeroporto de Tempelhof na segunda-feira, 14 de julho, um dia após o evento de corrida dupla no circuito temporário da instalação.

Você também pode gostar