Nissan Z NISMO

por Sportcars365

O novo Nissan Z recebeu muita atenção quando foi lançado em 2021. Afinal, ele descende de décadas de carros esportivos “Z”, que remontam ao Datsun 240Z original do início dos anos 70, e não passava por uma reformulação desde 2009.

Gostei do novo Z quando o avaliei em 2023, mas ele tinha algumas deficiências. Quando a nova versão NISMO (abreviação de Nissan Motorsport) ficou disponível, fiquei ansioso para ver se alguma de suas deficiências havia sido corrigida.

Todos os modelos Z são equipados com um motor V6 biturbo de 3,0 litros, mas o ajuste de software no NISMO eleva a potência de 400 para 420 cavalos nos outros modelos. O torque também foi aumentado de 158 kgfm para 470 kgfm.

O verdadeiro motivo das atualizações do motor pode ser justificar o preço mais alto das versões NISMO, já que não resultam em nenhum aumento tangível na aceleração. Quando a Motor Trend testou os dois carros, a versão NISMO foi apenas um décimo mais rápida que a versão Z Performance, com 4,2 segundos contra 4,1.

Pode não ser mais rápido em linha reta, mas a Nissan fez outras mudanças significativas no Z NISMO que elevam seus níveis de desempenho em relação ao Z. Com pneus mais largos, barras estabilizadoras mais rígidas, amortecedores maiores com molas mais firmes, bancos Recaro aderentes e freios dianteiros maiores, os engenheiros da NISMO se concentraram mais na dirigibilidade e na velocidade em trechos sinuosos de estrada ou pista do que em ganhos de 0 a 60.

Foto: David Haueter

Você pode sentir essas diferenças em trechos sinuosos da estrada, onde o Z NISMO se destaca.

No meu teste do Z em 2023 , descobri que ele tinha muita subviragem e muita inclinação e movimento da carroceria quando era dirigido de maneira agressiva em estradas secundárias.

A Nissan corrigiu essas deficiências com as atualizações de suspensão aplicadas ao Z NISMO. As barras estabilizadoras, molas e amortecedores mais rígidos conferem ao Z NISMO melhor equilíbrio, controle e reflexos em trechos sinuosos, e o som é ótimo quando as rotações atingem a faixa mais alta.

Resumindo, este é um carro com o qual você pode atacar curvas, enquanto o modelo Z padrão exige um pouco mais de cautela e atenção nessas estradas. As melhorias na dirigibilidade também se devem aos pneus Dunlop SP Sport Maxx de alta aderência do modelo NISMO, que, assim como os pneus de corrida, esquentam um pouco antes de começarem a funcionar realmente bem.

A suspensão mais rígida e os pneus mais largos e aderentes também ajudam a melhorar a sensibilidade da direção em relação aos outros modelos Z, o que já é muito bom. Em termos de sensibilidade da direção com cremalheiras elétricas, o Z NISMO oferece melhor sensibilidade através do aro do que muitos outros carros esportivos que dirigi e que custam mais.

Foto: Nissan

A única transmissão disponível no Z NISMO é uma automática de nove velocidades com trocas por borboletas, o que é um pouco estranho considerando que os modelos Z mais simples têm a opção de manual. Em termos de transmissão automática, a unidade do Z NISMO funciona bem e as trocas manuais por borboletas são rápidas.

Os freios maiores do Z NISMO também são um benefício com desempenho adicional, mas não notei nenhuma diferença na sensação do pedal ou no poder de frenagem em comparação ao Z normal. Essas diferenças podem ser mais aparentes em um track day.

A versão NISMO do Z também parece mais agressiva e esportiva do que os outros modelos, com para-choques dianteiro e traseiro e saias laterais mais agressivos, além do característico acabamento vermelho nessas peças, que fazem o carro se destacar ainda mais. Algumas cores de pintura ficam melhores do que outras, mas eu gostei. Dá um toque a mais ao carro e o destaca como um modelo NISMO.

Por mais que eu goste do Z NISMO, este carro ainda apresenta alguns pontos fracos. No geral, gosto do interior, mas ele demonstra uma redução de preço em alguns plásticos e controles. Com sua suspensão mais rígida, o modelo NISMO também é menos confortável do que os modelos padrão para enfrentar a estrada, já que a qualidade do passeio não é tão confortável e é mais barulhento. É uma das compensações que você faz para ter um carro esportivo mais puro.

Foto: David Haueter

Os controles manuais dos assentos Recaro são muito difíceis de usar, pois ficam localizados em um local apertado na lateral do assento, dificultando o alcance e o ajuste.

Por US$ 65.750, o Z NISMO custará significativamente mais do que os modelos Z, de menor porte. É quase US$ 23.000 a mais que o modelo básico Z, que ainda tem 400 cv, e quase US$ 13.000 a mais que o modelo Z Performance com transmissão manual.

Ele também tem um preço mais alto que o do BMW M2 de 473 cv (US$ 64.900) e do Ford Mustang Dark Horse de 500 cv (US$ 63.380), ambos com bancos traseiros, caso você precise deles.

Segundo David Haueter, da revista Sportscar365, mesmo com o preço alto, o Z NISMO tem muito a oferecer. Oferece uma ótima combinação de potência e dirigibilidade; é relativamente prático para um esportivo de dois lugares com 420 cv e possui um design único. A exclusividade também é um benefício, já que os proprietários provavelmente não verão muitos outros modelos na estrada. Os modelos Z, em geral, não são carros que se vêem com frequência, e o NISMO será ainda mais raro devido ao seu preço mais alto.

Foto: David Haueter

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