
Avaliamos um Lexus RC F pela última vez em dezembro de 2018 , e naquela época o RC F já existia há algum tempo. Ele ainda está na linha Lexus hoje, mas a marca adicionou uma versão mais voltada para o desempenho desde então, com o RC F Track Edition.
Mecanicamente, o RC F Track Edition tem pequenas atualizações em comparação ao modelo básico RC F. Outros fabricantes geralmente aumentam a potência em modelos mais voltados para o desempenho, mas o RC F Track Edition usa o mesmo V8 de 5,0 litros normalmente aspirado do RC F básico, que produz 472 cavalos de potência e 395 libras-pé de torque.
Eles também compartilham a mesma transmissão automática de oito velocidades, que é a única transmissão disponível.
A Track Edition difere do modelo básico em outros aspectos além do capô. Os freios da Track Edition utilizam discos de carbono-cerâmica, também maiores na traseira (14,9 polegadas contra 13,5 polegadas), o que, segundo a Lexus, resulta em uma redução de peso de 22 kg em relação aos freios de aço.
Ela também tem um escapamento de titânio que reduz 7 kg e vem equipada com rodas mais leves, embora sejam do mesmo tamanho em ambos os modelos. As buchas da suspensão também são mais rígidas.
A Track Edition também tem um visual mais esportivo do que o modelo básico RC F, com o uso generoso de fibra de carbono. O capô, o teto, o spoiler dianteiro, o difusor traseiro e a asa traseira da Track Edition são todos feitos de fibra de carbono, e a Lexus afirma que os acréscimos aerodinâmicos no carro ajudam a reduzir a sustentação e criar alguma força descendente.
A carroceria de fibra de carbono, juntamente com freios, escapamento e rodas mais leves, contribuem para uma redução de peso de 121 libras em comparação ao modelo básico RC F (3.781 libras contra 3.902 libras).
Foto: David Haueter
No interior, a Track Edition é única, com o uso de Alcantara com detalhes em azul e acabamento em fibra de carbono azul. Se você não gosta de azul, este provavelmente não é o carro para você.
Eu, pessoalmente, preferiria bancos pretos simples e fibra de carbono, mas se você comprar a Track Edition, o acabamento azul é a única opção. Curiosamente, o modelo básico tem mais opções de interior, incluindo acabamento em fibra de carbono preta. A Track Edition também está disponível em apenas três cores de pintura. Nosso carro de teste tinha pintura Caviar.
Ao volante, o RC F tem uma pegada old school. Quantos carros hoje em dia têm freio de mão manual e CD player? O RC F tem. Essa pegada old school se estende à experiência de dirigir, com aquele V8 aspirado sob o capô e o ronco estridente do escapamento.
Este carro dá a sensação de estar dirigindo um Corvette de algumas gerações atrás, e é atraente nesse sentido.
Você também sente aquela vibe de muscle car em estradas sinuosas. O RC F Track Edition é grande e ainda pesado, e é mais um carro para apontar e disparar do que um para atacar curvas. Ainda é divertido dirigir em estradas secundárias, mas não tem a mesma aderência na entrada de curvas que outros carros dessa categoria. Talvez fosse melhor nesse aspecto se tivesse pneus melhores.
A Track Edition vem com pneus Michelin Pilot Sport 4S, que são ótimos pneus de desempenho geral, mas não têm a aderência de pneus como o Pilot Sport Cup 2 da Michelin, que também serve no RC F.
Foto: David Haueter
O RC F oferece aos motoristas uma escolha de modos de condução, com as opções Normal, Sport S e Sport+, além da possibilidade de personalizar essas configurações. A Track Edition pareceu ter o melhor desempenho em estradas secundárias no modo Sport S, mas você também pode dirigi-la em vias públicas no modo Sport+ sem sentir aquela sensação frenética e nervosa que outros carros sentem quando o ajuste é ajustado para Sport+.
No geral, os freios e a transmissão combinam bem com o motor, embora as trocas manuais usando as alavancas não sejam tão rápidas quanto as de outros carros.
Uma das coisas mais atraentes sobre o RC F Track Edition é que ele tem a aparência e a sensação de um carro de alto desempenho, mas também é surpreendentemente prático e fácil de usar no dia a dia.
É fácil entrar e sair, os bancos são confortáveis e o porta-malas é surpreendentemente grande. A dianteira nunca raspou em nada enquanto dirigi, e a suspensão é confortável para viagens na estrada.
O RC F e, principalmente, a Track Edition também são exclusivos. Eles nunca foram um grande sucesso de vendas, mas com a idade do carro e os outros concorrentes que ele enfrenta, não há muita gente comprando-os hoje em dia.
Raramente vejo um RC F nas ruas aqui na região metropolitana de Nova York, e nunca vi um Track Edition. É mais caro do que carros como o BMW M4 Competition , mas você não vai passar por muitos outros RC Fs na estrada.
Talvez o maior problema do RC F Track Edition seja o preço. Por US$ 101.195, ele é cerca de US$ 33.000 a mais que o modelo básico RC F, que tem o mesmo motor, e é apenas cerca de dois décimos mais rápido até 100 km/h (3,96 segundos contra 4,2).
Segundo David Haueter, da revista Sportscar365, se você é fã do programa de corrida da Lexus, a Track Edition é o mais próximo que você chegará em termos de desempenho e aparência do RC F GT3 em um carro de rua, mas se eu estivesse procurando um, acho que escolheria o modelo básico RC F.
Com qualquer um dos modelos, pode ser a última chance que você terá de comprar um carro esportivo com um V8 aspirado.
Foto: David Haueter