
Conforme Suvrat Kothari, colaborador da revista InisdeEVs, a Tesla afirmou durante sua teleconferência de resultados do primeiro trimestre que a produção de seu veículo elétrico acessível estava programada para começar em junho. Bem, junho está quase no fim, e o Tesla, um carro acessível, ainda não está à vista.
No mesmo relatório de lucros , a empresa reconheceu que “opções mais acessíveis são tão cruciais como sempre”, citando a incerteza econômica e a mudança de política como grandes obstáculos para o crescimento do mercado de veículos elétricos.
O que não está tão claro é como o lançamento do robotaxi em Austin no último domingo — e suas consequências — podem estar influenciando o cronograma ou a estratégia para esses modelos de menor custo.
Também não está claro se a Tesla planeja lançar um ou vários modelos de baixo custo. Rumores indicam nomes como Model 2, Model Q e Model A, com referências internas a um projeto de codinome E41 . Espera-se que esses modelos tenham um preço inicial em torno de US$ 30.000, mas não se sabe se esse valor inclui os créditos tributários ao consumidor, que estão enfrentando a pena de morte no Congresso, enquanto o governo Trump se mobiliza para desmantelar os subsídios para veículos elétricos da era Biden .
Em meio a essa turbulência política, a Tesla disse que estava aumentando a produção do Model Y atualizado em sua fábrica de Fremont e na Gigafactory Texas em Austin, enquanto também preparava essas linhas para os novos veículos elétricos de menor custo.
“Os modelos que serão lançados nos próximos meses serão semelhantes em formato e formato aos carros que fabricamos atualmente”, disse Lars Moravy, vice-presidente de engenharia de veículos da Tesla, durante a teleconferência de resultados do primeiro trimestre de 2025. “O importante é que eles sejam acessíveis e que você consiga comprar um”, acrescentou.
A menos que a montadora nos surpreenda nos próximos quatro dias, a história sugere que a Tesla provavelmente adiará o lançamento desses modelos, algo que a Reuters já noticiou , citando fontes anônimas familiarizadas com os planos da Tesla. A reportagem afirmava que os modelos acessíveis podem chegar no final de 2025 ou no início de 2026.
Para ser justo, lançar variantes simplificadas e com aparência semelhante não é necessariamente uma desvantagem para a Tesla, mesmo que os fãs estejam clamando por algo novo.
As montadoras tradicionais fazem o mesmo há décadas. Mercedes-Benz , Audi e BMW usam plataformas modulares para produzir veículos praticamente idênticos em todas as faixas de preço. Ainda não consigo diferenciar o SUV EQS do SUV EQE sem apertar os olhos. O próximo R2 da Rivian parece um R1S menor e o burburinho em torno dele tem sido enorme.
Portanto, mesmo que os novos modelos da Tesla pareçam um Model Y ou Model 3 simplificado — ou até mesmo peguem emprestado elementos do Model S ou Model X —, eles ainda podem ter sucesso com a embalagem e o preço certos. Esses são fatores que realmente importam e podem ajudar a Tesla a recuperar o mercado que está perdendo rapidamente para os rivais.
Críticos, e até mesmo alguns fãs de longa data, temem que a empresa do CEO Elon Musk não seja mais a pioneira que já foi no setor de veículos elétricos. As vendas estão despencando em diversas regiões, e a imagem da marca tem sido prejudicada pelas ações de corte de custos do chefão no governo.
Ainda assim, a empresa continua sendo uma força dominante no mercado de veículos elétricos. Executivos da empresa afirmam que seu foco principal agora é robótica e IA, mas ainda possui escala de produção, profundidade de engenharia e margens para levar veículos elétricos acessíveis ao mercado, uma vantagem que poucas montadoras americanas conseguem igualar.
E embora não precise mais ser um disruptor — já o fez com a excelente rede Supercharger e os modelos Y e 3 —, precisa vender mais carros para financiar suas ambições de software e robotáxi. Isso porque o sistema de crédito regulatório e o crédito tributário estão ambos sob a guilhotina do Congresso.
A janela para entregar os veículos elétricos mais baratos pode estar se estreitando, à medida que os rivais se aproximam rapidamente. O novíssimo Leaf de última geração da Nissan chega às lojas nos EUA no outono. A General Motors está revivendo seu popular Chevy Bolt EV com uma nova identidade. Os modelos acessíveis da Ford, no âmbito do que ela chama de ” projeto skunkworks “, também estão em desenvolvimento.
E essas empresas não carregam a mesma bagagem que a Tesla hoje em dia, o que torna o momento do lançamento do veículo elétrico acessível da Tesla ainda mais crucial. Apenas ter o logotipo da Tesla nelas pode não ser mais suficiente. Um lançamento oportuno pode fazer toda a diferença.