
US$ 44.795 por um Civic?! Essa é uma resposta comum quando você diz às pessoas quanto custa o Honda Civic Type R. A maioria das pessoas está acostumada a ver o sedã Civic que você pode comprar por US$ 24.250 e que é um carro excelente pelo preço, mas o Type R está em um patamar completamente diferente de seu irmão mais modesto e pode ser o melhor carro de desempenho que você pode comprar por menos de US$ 45.000.
Você saberá que o Type R é diferente apenas pela aparência, mas muito trabalho foi feito na carroceria para aumentar o desempenho e melhorar a experiência de dirigir.
Mais notavelmente, o motor turbo de quatro cilindros e dois litros do Type R foi retrabalhado para gerar 315 cavalos de potência e 310 lb.-ft. de torque, um aumento significativo em relação aos 150 cavalos e 133 lb.-ft. de torque do Civic Hatchback.
As melhorias no motor para obter potência e torque extras incluem um turbocompressor redesenhado com mais potência (25,2 psi), bem como um escapamento com fluxo mais livre e válvula ativa que aumenta o fluxo de gases em 13%. As melhorias no motor também incluem um virabrequim leve em aço forjado e pistões mais leves com bielas mais resistentes. O resfriamento do motor foi aprimorado com uma abertura da grade 48% maior, além de um radiador e ventoinha maiores.
Foto: David Haueter
As melhorias de desempenho do Type R vão além do motor. A dirigibilidade é aprimorada com uma suspensão dianteira Macpherson de eixo duplo com amortecedores adaptativos e barras estabilizadoras maiores nos quatro cantos, além de pneus Michelin Pilot Sport 4S aderentes.
O Type R também possui um diferencial helicoidal de deslizamento limitado, e a potência de frenagem é aprimorada com freios Brembo com pinças de quatro pistões, fixando rotores de 13,8 polegadas na dianteira e rotores de 12 polegadas na traseira. A única transmissão disponível é a manual de seis velocidades.
Visualmente, o Civic Type R se parece muito com a versão atual do carro de corrida TCR, mas é um pouco mais suave do que o Type R da geração anterior, que tinha uma asa traseira muito mais ostentosa e uma carroceria que não tinha um design realmente coeso.
O novo Type R, assim como o novo Civic no qual é baseado, tem um design muito mais limpo e atraente, mas ainda sinaliza sua agressividade com a postura ampla, a grande entrada de ar frontal, a asa traseira e o escapamento central de três tubos.
Foto: David Haueter
Por dentro, o Type R é bem vermelho, com bancos dianteiros, carpetes e cintos de segurança vermelhos. Curiosamente, os bancos traseiros são pretos, mas a combinação de bancos dianteiros vermelhos e traseiros pretos é a única opção para o interior, então, se você não é fã, talvez seja melhor pensar duas vezes antes de comprar este carro.
Os bancos em si são excelentes, com ótimo suporte para uma direção esportiva, mas também confortáveis para viagens mais longas. Os pedais de alumínio e a manopla de câmbio são ótimos, mas a manopla pode esquentar ao toque quando o carro está parado em clima quente.
Ao volante, é difícil encontrar falhas no Civic Type R. Da potência e dirigibilidade à sensação da direção, sensação do freio e ação de troca de marchas da transmissão manual, a Honda realmente aprimorou este carro para proporcionar uma ótima experiência de carro de alto desempenho ao motorista.
O carro não é incrivelmente rápido, mas é bastante rápido (4,9 segundos até 96 km/h) e emite os sons certos conforme você troca as marchas na excelente caixa de câmbio manual. A correspondência de rotações também foi muito precisa neste carro.
Foto: David Haueter
A Honda oferece os modos de condução Individual, Sport e Comfort para o dia a dia, além de um modo Sport+ mais adequado para circuitos de autocross ou corrida. No carro que dirigi, configurei-o no modo Individual personalizável, com o motor e a suspensão no modo Comfort, mas o escapamento na configuração Sport+.
Mesmo com a suspensão no modo conforto, há inclinação mínima da carroceria e reflexos rápidos no manuseio, embora eu coloque a suspensão no modo Sport para estradas sinuosas.
Depois de passar uma semana dirigindo o Civic Type R, o preço de US$ 44.795 não parece tão absurdo. Você acabará com um carro muito divertido de dirigir todos os dias, se quiser, mas que também pode ser usado em pistas de corrida ou autocross e se sair bem (ou pelo menos o carro se sairá bem).
Por ser um Civic, ele também é prático, com espaço para quatro passageiros e bastante espaço para bagagem quando você precisar.
Foto: David Haueter
Conforme David Haueter, colaborador da revista Sportscar365, as únicas desvantagens que vale a pena mencionar sobre o Civic Type R é que ele naturalmente não é tão eficiente quanto os modelos Civic inferiores, fazendo 22 mpg na cidade e 28 mpg na estrada.
Por ser um carro de alto desempenho, você também ouvirá mais a estrada neste carro, o que para mim faz parte da experiência, mas algumas pessoas podem achar isso irritante na rodovia.
Se você acha o Civic Type R um pouco caro ou muito veloz, há também o excelente sedã Civic Si, que também vem apenas com transmissão manual e custa apenas US$ 29.950.
Se você quer algo tão esportivo quanto o Type R, mas talvez um pouco mais elegante, o Acura Integra Type S tem um visual quase idêntico ao do Civic Type R, mas é um pouco mais refinado e luxuoso. O Integra Type S custará US$ 50.800, então, se você gosta de ambos, o Civic Type R tem um custo-benefício melhor.