
A Ferrari revelou oficialmente seu novo 296 GT3 Evo, que deve estrear em 2026 nos campeonatos elegíveis para GT3 no mundo todo.
Revelado na sexta-feira no Circuito de Spa-Francorchamps, local da CrowdStrike 24 Horas de Spa deste fim de semana, o Prancing Horse de última geração, que estreou inicialmente em 2023, virá com atualizações notáveis em aerodinâmica, resfriamento, ajuste e confiabilidade.
Embora ainda equipado com o mesmo motor V6 biturbo de 3,0 litros, o 296 GT3 Evo apresenta suspensão modificada na dianteira e na traseira e uma nova relação de transmissão em cascata para fornecer torque aprimorado em baixas e altas velocidades.
Quase toda a carroceria do carro evoluiu, visando melhorar a estabilidade da carga vertical frontal, o que viu novos perfis tanto do divisor quanto do assoalho dianteiro, bem como apêndices modificados do para-choque dianteiro.
Na traseira, o difusor foi modificado para permitir volumes expandidos e canais maiores, enquanto as venezianas dos arcos das rodas dianteiras também foram mais desenvolvidas.
O 296 GT3 Evo agora conta com duas entradas de ar no capô para melhorar o resfriamento dos freios e do cockpit, além de uma nova asa traseira, que tem estrutura de suporte e painéis laterais redesenhados.
Há também resfriamento adicional nos freios dianteiros, com fluxo de ar aumentado em mais de 20% em comparação com o modelo original. Os dutos NACA na parte inferior da carroceria também melhoraram o resfriamento da bomba de direção.
Além disso, o sistema de ar condicionado dentro do cockpit foi aprimorado com um ventilador adicional.
O chefe global de resistência da Ferrari, Antonello Coletta, confirmou que o 296 GT3 Evo, que estará disponível aos clientes como um novo carro pronto para uso ou um kit de atualização, será lançado em 2026, embora não tenha dado uma data precisa de estreia na corrida quando questionado pelo Sportscar365.
O preço de qualquer um dos pacotes ainda não foi disponibilizado.
“Quando mudamos o projeto [GT3] do 488 para o 296, [ele] era completamente novo, com um novo motor, um novo chassi, uma nova aerodinâmica”, disse Coletta ao Sportscar365.
“Nesse sentido, ficou claro durante a primeira e segunda temporadas, ’23-’24, e agora durante a temporada ’25, que entendemos muitas [coisas] em termos de confiabilidade, conforto para os pilotos, todas as necessidades aerodinâmicas.
“Por exemplo, quando seguimos outro carro tivemos algum problema em termos de estabilidade.
“Pegamos todas essas informações e começamos a pensar em uma versão Evo. Começamos com o primeiro teste e, nos últimos seis, sete meses, trabalhamos bastante com nossa equipe de testes.
“Agora, finalmente, temos [um carro atualizado] que atende a todas essas necessidades.
“Temos certeza de que fizemos um bom trabalho e quando apresentamos este carro há dois anos e meio, foi uma verdadeira novidade em termos de GT3.
“Desta vez, a Ferrari criou mais uma boa evolução do nosso lindo projeto.”
Segundo John Dagys, da revista Sportscar365, o 296 GT3 se tornou um dos carros GT3 mais bem-sucedidos de sua época, com 140 vitórias e 56 pole positions em 343 corridas até o momento, incluindo cinco títulos na GT World Challenge Europe Endurance Cup, bem como vitórias importantes nas 24 Horas de Nürburgring e nas 24 Horas de Rolex em Daytona.
Foto: Ferrari
Foto: Ferrari
Foto: Ferrari
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