
Helmut Marko revelou que ainda há esperança na Red Bull Racing, esperando que as próximas atualizações diminuam a diferença para a McLaren F1.
A Red Bull Racing tem enfrentado vários desafios recentemente.
Max Verstappen está com dificuldades para defender seu campeonato mundial, Yuki Tsunoda não consegue marcar pontos de forma consistente e a equipe está em 4º lugar na classificação de construtores.
E para piorar, Christian Horner, antigo chefe da equipe, foi demitido e substituído por Laurent Mekies.
Era de se esperar que o moral da equipe de Milton Keynes estivesse baixo. No entanto, Helmut Marko afirmou que mudanças estão chegando e que todos devem esperar uma reviravolta no desempenho nas próximas duas corridas.
A escolha óbvia
Christian Horner não é mais o chefe da equipe Red Bull Racing . Após 20 anos na equipe, foi anunciado na semana passada que ele deixaria a equipe, e Laurent Mekies assumiria seu lugar.
Na época, o francês era o chefe da equipe irmã, a Racing Bulls. Desde então, ele fez a transição para a Red Bull Racing, com Alan Permane assumindo o lugar dele na Racing Bulls.
Helmut Marko acredita que as mudanças feitas foram uma decisão fácil, afirmando que elas foram a “escolha óbvia” em uma entrevista ao Speedweek .
“Um novo capítulo começará na Red Bull Racing e no Racing Bulls na Bélgica, com Laurent Mekies como diretor de equipe na RBR e Alan Permane como diretor de equipe no Racing Bulls.
Como Alan [Permane] era anteriormente o diretor esportivo do Racing Bulls, ele era nossa escolha óbvia, pois não queríamos contratar alguém de fora. Basicamente, apenas expandimos sua função anterior.
Laurent [Mekies] também se encaixou perfeitamente no novo cargo pelos mesmos motivos: como uma solução interna e como um homem com vasta experiência. Graças à sua experiência diversificada, incluindo seu trabalho anterior na FIA e na Ferrari, Laurent tem todas as ferramentas necessárias para liderar uma equipe de ponta com competência.
Não desistir do campeonato
Os resultados recentes não corresponderam às expectativas da Red Bull. Na corrida em casa, na Áustria, Max Verstappen não conseguiu terminar a corrida após uma colisão com Kimi Antonelli na primeira volta. Seu companheiro de equipe, Yuki Tsunoda, não conseguiu minimizar os danos causados às suas esperanças de campeonato, terminando em 16º. Esta foi a quarta semana consecutiva em que o piloto japonês terminou fora da zona de pontuação.
O Grande Prêmio da Grã-Bretanha não melhorou muito para eles. Um giro na relargada do safety car fez Verstappen cair na classificação, terminando apenas em 5º. Tsunoda voltou para casa de mãos vazias, em 15º.
Pode parecer que os campeonatos de pilotos e construtores estão fora de cogitação. No entanto, há esperança na equipe de que eles ainda estejam ao alcance. Com 12 corridas pela frente, Marko acredita que a luta continua para que Max Verstappen tente uma recuperação milagrosa.
Ainda temos 12 Grandes Prêmios e quatro Sprints restantes, totalizando 300 pontos no Campeonato Mundial nos GPs e 32 nas corridas Sprint. Com base nisso, juntamente com as melhorias adicionais para a Bélgica que devem nos ajudar a alcançar a McLaren, ainda não acreditamos que a luta pelo Campeonato Mundial tenha acabado.
Segundo as colaboradoras da revista Pit Debrief, Chloe Meehan e Rebecca Malitz, sobre os desafios de Tsunoda para terminar nos pontos, Helmut Marko acredita que suas performances recentes na F1 estão mostrando sinais de progresso.
“Yuki Tsunoda enfrentou desafios durante alguns fins de semana de GP, mas já vimos uma tendência de alta na Inglaterra: a diferença para Max foi menor do que antes na maioria das sessões de treinos livres, e ele conseguiu largar da décima primeira posição no grid na Inglaterra.
“Tivemos discussões focadas com Yuki [Tsunoda], que também colabora com psicólogos esportivos. Infelizmente, assim como Max, ele não conseguiu competir efetivamente na corrida com esta asa. Mesmo assim, estamos observando melhorias no desempenho e continuamos otimistas de que isso se traduzirá em pontos em breve.”
Um impacto positivo
Apesar de tudo, há esperança na garagem da Red Bull. Um pacote de melhorias está previsto para as próximas duas etapas do campeonato de F1, na Bélgica e na Hungria.
Marko espera que, com essas mudanças, juntamente com o traçado do circuito, a equipe Red Bull pareça mais competitiva. No entanto, ele sugeriu que a equipe pode esperar um pouco de chuva para ajudar.
Temos o fim de semana do GP Sprint na Bélgica, seguido pelo GP da Hungria. O circuito de Spa-Francorchamps deve ser mais adequado ao nosso carro, especialmente considerando as condições climáticas tipicamente imprevisíveis. Estamos otimistas com isso.
A Hungria pode ser mais desafiadora para nós devido ao traçado da pista e às temperaturas tipicamente altas. No entanto, teremos peças novas no carro para ambos os fins de semana e esperamos que isso tenha um impacto positivo.