Acordo Concorde de F1 de 2026 assinado por 11 equipes

por Racer

Todas as 11 equipes que competirão na Fórmula 1 a partir de 2026 assinaram o aspecto comercial do novo Acordo de Concórdia, que entrará em vigor no ano que vem.

O acordo bilateral entre as equipes e o detentor dos direitos comerciais da F1 descreve os termos comerciais sob os quais as equipes operarão por um período específico. Segundo o jornalista Chris Medland, ele cobre os próximos cinco anos a partir de 2026. Após a confirmação da extensão do contrato do próprio Stefano Domenicali como CEO da F1, as equipes agora se comprometeram com a parceria contínua.

“A Fórmula 1 pode confirmar que todas as equipes assinaram o Acordo Comercial Concorde de 2026, que garante a força econômica do esporte a longo prazo”, dizia um comunicado da F1. “A Fórmula 1 nunca esteve em uma posição tão forte e todas as partes interessadas observaram benefícios positivos e um crescimento significativo. Agradecemos a todas as equipes pelo engajamento durante este processo para alcançar o melhor resultado para o esporte.”

“O Acordo de Governança do Concorde de 2026 será finalizado no devido tempo.”

O acordo comercial inclui a Cadillac como participante confirmada a partir de 2026, após sua aprovação pela F1 e pela FIA no início deste mês.

A governança — a próxima parte do próximo Acordo de Concórdia — será a primeira a ser acordada sob o atual presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, já que a edição anterior foi finalizada em 2021, sob Jean Todt. Este é o último ano do primeiro mandato de Ben Sulayem, com uma disputa pela liderança marcada para o final deste ano, caso outros candidatos entrem na disputa.

O anúncio do acordo comercial elimina a tática de negociação de Ben Sulayem, que busca melhores termos para a entidade reguladora. Com as equipes e a F1 alinhadas em relação aos aspectos comerciais, a FIA agora precisa encontrar um caminho a seguir, enfrentando uma frente unida das outras duas principais partes envolvidas no Acordo de Concórdia.

Você também pode gostar