
A equipe Kiro reagiu rapidamente para tentar proteger o mais novo vencedor de corridas da Fórmula E, Dan Ticktum, depois que o interesse significativo de seu fornecedor de trem de força, Porsche, se tornou conhecido no início deste mês.
O Race pode revelar que Kiro ativou uma opção nos serviços da Ticktum na primeira semana de julho, o que significa que a Ticktum agora está contratualmente presa a uma quinta temporada com a equipe sediada no Reino Unido e inscrita nos Estados Unidos.

A equipe de fábrica da Porsche começou a demonstrar interesse em Ticktum nas últimas semanas, depois de uma série de resultados em Tóquio (quinto e terceiro), Xangai (quarto e 16º) e Jacarta (vitória), na qual superou os pilotos de fábrica Pascal Wehrlein e Antonio Felix da Costa.
Da Costa está atualmente em seu próprio dilema com a Porsche, já que a fabricante teria uma preferência de seleção para sua contratação na próxima temporada. Sabe-se que isso ainda não foi formalmente acionado, o que significa que pode haver espaço para que Da Costa, que é conhecido por estar insatisfeito com a Porsche, saia neste verão.
Isso levou a Porsche a procurar possíveis alternativas para a vaga, juntamente com o atual campeão Wehrlein, que acredita-se ter um contrato longo.
O Race relatou no mês passado que a Porsche havia conversado seriamente com Oliver Rowland sobre um acordo, mas o atual líder de pontos optou por permanecer na Nissan sob um novo acordo de várias temporadas.
Por que o assunto não está encerrado

A ativação da opção de Ticktum não é necessariamente um caso encerrado para a nova equipe Kiro, que passou de zero a herói em menos de um ano.
A equipe está desesperada para manter Ticktum; isso ficou evidente em sua retórica externa e em suas ações, como a opção recentemente exercida. Mas, caso a Porsche decida realmente tentar tirar Ticktum do acordo, ela tem o poder e a capacidade para fazê-lo.
A equipe que passou da beira da ruína à vitória em um ano
Contratual e moralmente, a Ticktum pode estar no carro para a próxima temporada. No entanto, o automobilismo internacional e essas duas coisas muitas vezes não são o fim da história.
Conseguir a Ticktum agora terá um custo, mas para uma grande fabricante isso não é um grande problema. O pensamento estratégico também será vital, e caso da Costa não esteja na lista, e se a Porsche não tiver confiança suficiente em Nico Mueller para não promovê-lo, então um plano para conseguir a Ticktum pode se intensificar.
A Porsche fornece para Kiro — não por qualquer motivo filantrópico, mas como parte de uma estratégia que aumenta suas chances de conquistar vários títulos de fabricantes e obter resultados positivos em corridas. É bem simples: o relacionamento da Porsche com a Andretti provou ser menos maleável do que se esperava inicialmente, e a equipe queria uma terceira opção para ajudá-la a garantir pontos e prêmios.

O relacionamento entre a Porsche e a Kiro continuará no período Gen4, em 2026-27. E talvez parte disso seja a captura da Ticktum, um ativo valioso para a Kiro.
Não é difícil imaginar um cenário em que a Porsche pressione Kiro para liberar Ticktum, oferecendo-lhe Mueller como substituto. Mueller teve uma temporada difícil com a Andretti e agora não é considerado uma opção para substituir da Costa, o que ele claramente era na pré-temporada.
Por que a equipe McLaren de Fórmula E não pôde ser salva
Esse cenário exigirá muita diplomacia e negociações e, aliado às complexidades da Costa/Porsche de uma opção de contrato, pode levar algum tempo para ser resolvido.
Enquanto isso, Mueller, Jaguar, Jake Hughes, Stoffel Vandoorne, até certo ponto Andretti e possivelmente vários outros estão encurralados e inertes, incapazes de fechar um acordo e garantir seu futuro na Fórmula E.
Por outro lado, aqueles que tomaram o poder em suas próprias mãos, como Nick Cassidy e Taylor Barnard, parecem bem tranquilos agora.