
O segundo lugar de Pascal Wehrlein e o abandono de Oliver Rowland na primeira corrida do E-Prix de Berlim podem estar mantendo a luta pelo título viva, mas o atual campeão está minimizando suas esperanças.
Rowland precisava do segundo lugar, já que Wehrlein não conseguiu pontuar, para garantir o campeonato, mas o inverso aconteceu. A diferença agora é de 50 pontos, com 87 ainda em disputa – embora o histórico insuperável de vitórias de Rowland signifique que, se a disputa chegar ao desempate, ele a aceitará.
“Acho que o campeonato de pilotos para nós é muito irrealista”, admitiu Wehrlein após a primeira corrida do E-Prix de Berlim, apesar do seu dia forte. “Tudo o que podemos fazer é continuar em todas as corridas [e] somar pontos.”
O resultado de sábado coloca a Porsche à frente da Nissan na classificação de fabricantes, enquanto a equipe de fábrica da TAG Heuer Porsche lidera a classificação de equipes. Embora Wehrlein permaneça em uma posição desfavorável para os pilotos, ele diz que os títulos das equipes e dos fabricantes são o foco principal.
“Está claro que os objetivos da nossa equipe são os campeonatos de equipes e de fabricantes, e é nisso que nos concentramos”, disse ele. “Hoje fiz a minha parte, acumulando muitos pontos para a equipe e nos levando até lá. Faltam mais três corridas, então vamos tentar maximizá-las.”
Segundo a imprensa especializada, o segundo lugar de Wehrlein – que foi acompanhado pela volta mais rápida – veio apesar de uma punição de três posições no grid por colisão com seu companheiro de equipe, Antonio Felix da Costa, na sessão de treinos livres de sexta-feira. O resultado, embora positivo, deixou o alemão lamentando o que poderia ter sido.
“Com certeza, a penalidade não ajudou, e eu forcei muito nas últimas voltas”, disse ele. “Esgueirei um pouco nas curvas 9 e 10 na minha penúltima volta, mas acho que ficou claro que fomos super rápidos hoje, os mais rápidos da pista.”
“[Foi um] grande dia para nós – um fim de semana importante, uma corrida em casa para a equipe, para mim, para muitos parceiros e patrocinadores aqui, nossos membros do conselho, minha família, muitos amigos, então foi ótimo fazer um bom show, uma boa corrida.”