
Depois que a Porsche foi a mais rápida durante ambas as sessões de treinos do WEC ontem em Interlagos, o GR010 nº 8 da Toyota ficou no topo das telas de cronometragem na corrida final antes da qualificação desta manhã.
O melhor tempo foi registrado no início da sessão, quando Ryo Hirakawa marcou 1m23.695s, ficando quase meio segundo à frente do pelotão. Mas não foi o melhor tempo do fim de semana até agora. A melhor volta ao circuito de 4,3 km até o momento foi marcada durante o Treino Livre 2 de ontem, quando Kevin Estre completou 1m23.508s no Penske Porsche nº 6.
O 499P nº 50 da Ferrari-AF Corse ficou em segundo, com Antonio Fuoco registrando 1m24.185s. O BMW Team WRT M Hybrid V8 nº 15 garantiu sua terceira colocação entre os três primeiros, depois que Dries Vanthoor marcou 1m24.287s.
O Toyota nº 7 terminou em quarto, com o Cadillac Hertz Team JOTA V-Series.R nº 12 completando os cinco primeiros.
Mais uma vez, a disputa foi acirrada na Hypercar, com os 12 melhores carros da classe rodando com diferença de um segundo. No entanto, a dupla de Porsche 963s de fábrica da Penske terminou na parte de baixo da tabela, em 17º e 18º, com mais de dois segundos de diferença. Ainda assim, as voltas rápidas de Estre e Julien Andlauer de ontem foram suficientes para manter os carros nº 6 e nº 5 em primeiro e segundo lugar nos tempos combinados de treinos, respectivamente. Assim, a equipe deve permanecer na briga pela pole position, após aparentemente focar no ritmo de corrida na sessão de 60 minutos.
No LMGT3, Jonny Edgar marcou 1m34.414s durante uma simulação de qualificação no Corvette nº 33 da TF Sport para chegar ao topo do FP3 e da classificação combinada nas três sessões.
“Fiquei satisfeito com o carro”, disse ele após a sessão. “A mudança que fizemos para esta sessão ajudou um pouco. Estou feliz por terminar em primeiro. Os treinos não importam muito, mas é sempre bom estar perto do topo. Estou satisfeito com as sensações do carro.”
Segundo Stephen Kilbey, colaborador da revista Racer, depois de pilotar ontem e acordar de novo, me sinto muito mais confortável com a pista também. Os tempos de volta parecem muito próximos. Acho que será muito importante não cometer erros, porque parece que muitos carros têm ritmos semelhantes. Até agora, todos estão fazendo um bom trabalho, então estou ansioso pela classificação e pela corrida.
O Racing Spirit nº 10 da Leman Vantage ficou a um décimo de distância após a melhor volta de Eduardo Barrichello. O Proton Competition Mustang nº 88 subiu para a terceira posição após 1min34s613.
A sessão ocorreu sem incidentes, embora tenha começado tarde devido aos longos reparos na barreira causados por um incidente na série GT de apoio antes da sessão.
A qualificação está marcada para começar às 14h45, horário local, desta tarde.