Van Gisbergen na pole novamente após volta incrível em Sonoma

por Racer

O grid da NASCAR Cup Series começará sua corrida anual no Sonoma Raceway, como terminou na semana passada em Chicago, com Shane van Gisbergen liderando o caminho.

Van Gisbergen fez uma volta rápida de 96,040 mph (74,833 s) para conquistar a pole position para a Toyota/Save Mart 350 de domingo. O resultado é a terceira pole position do neozelandês em 2025 e a quarta no geral. As duas anteriores – na Cidade do México e em Chicago – resultaram em vitórias. A pole position foi conquistada após outra corrida da Xfinity Series no sábado.

“Estou tremendo. Foi bem intenso”, disse van Gisbergen sobre sua corrida. “Estou muito feliz por ter a Red Bull no carro. Obrigado à Trackhouse e à Chevy. Carro incrível.”

Não fomos muito bem nos treinos, mas pneus novos resolveram. Espero que possamos ir bem na corrida.

A volta rápida de van Gisbergen foi a única na faixa de 154 km/h. Chase Briscoe seguiu em segundo, liderando a Joe Gibbs Racing com uma velocidade de 153,548 km/h. Os dois primeiros colocados vieram do segundo grupo da sessão, que se mostrou dominante no geral.

William Byron foi o mais rápido do grupo de abertura, registrando uma volta incrível de 75,025s a 153,288 km/h, ficando mais de 0,3s à frente dos outros pilotos do grupo, mas isso só lhe rendeu o terceiro lugar no final da sessão. O segundo piloto mais rápido do grupo de abertura, Michael McDowell, ficou em 15º, com apenas Daniel Suarez (19º) se juntando a ele no top 20.

Ross Chastain (153,245 km/h) terminou em quarto, com AJ Allmendinger (153,265 km/h) completando o top 5 após liderar a tabela nos treinos. Ty Gibbs (153,265 km/h), Ryan Blaney (153,26 km/h), Tyler Reddick (153,295 km/h), Alex Bowman (153,294 km/h) e Christopher Bell (153,245 km/h) completaram o top 10. O desempenho de Bowman foi ofuscado por um possível problema na direção hidráulica que o forçou a parar no meio da sessão.

Segundo Kelly Crandall, da revista Racer, não houve advertências durante a qualificação, mas Blaney deu uma volta nos momentos finais da segunda sessão de treinos. Ty Dillon quase sofreu o mesmo destino durante sua corrida, mas salvou a situação após sair da pista.

Katherine Legge, da Live Fast Motorsports, foi a única piloto a não marcar tempo durante a sessão, optando por não correr devido a problemas nos freios.

O Toyota/Save Mart 350 entrará no ar no domingo às 15h30 (horário do leste dos EUA). A TNT e a PRN cuidarão da cobertura, com câmeras de carro disponíveis no recém-renomeado HBO Max.

Você também pode gostar