O’Ward conquista vitória na 100ª largada da IndyCar no Iowa Speedway

por Racer

Josef Newgarden dominou todos os aspectos da Sukup 275 no Iowa Speedway até o pit stop final, mas uma troca lenta de pneus e uma volta difícil de Pato O’Ward fizeram a liderança mudar de mãos e o piloto da Arrow McLaren manteve a liderança pelo resto da corrida e conquistou sua primeira vitória do ano.

Foi a oitava vitória de O’Ward na carreira com o Chevy nº 5 em sua 100ª largada, a primeira vitória da Chevy na IndyCar em 2025, e deu à série seu quarto vencedor da temporada.

“Isso é ótimo”, disse O’Ward. “Esperamos por isso o ano todo. Minha 50ª corrida foi uma vitória aqui em Iowa. É uma história legal. É um pódio da Chevy 1-2-3. Sou o primeiro a dar a eles uma vitória este ano. Tive que ser muito preciso nas minhas voltas de entrada e saída para vencer [Newgarden]. Ótima corrida lá.”

Um frustrado Newgarden terminou em segundo no Chevy nº 2 da Team Penske, com uma vantagem de 0,235s, e Will Power, da Penske, completou o pódio, totalmente Bowtie, 1,213s atrás no Chevy nº 12. Scott McLaughlin, que largou em 27º e último, completou o Penske 2-3-4 com uma corrida notável no Chevy nº 3.

“Perdemos posição na pista e o jogo acabou, simples assim”, disse Newgarden.

Power ficou grato ao ver Conor Daly, sétimo colocado, usar a segunda faixa com sucesso e fez o mesmo.

“Foi um dia muito tranquilo”, disse ele. “Uma boa corrida lá na segunda faixa, o que é incrível.”  

https://platform.twitter.com/embed/Tweet.html?dnt=false&embedId=twitter-widget-0&features=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%3D%3D&frame=false&hideCard=false&hideThread=false&id=1944166928710610991&lang=en&origin=https%3A%2F%2Fracer.com%2F2025%2F07%2F12%2Fo-ward-fires-off-win-in-100th-indycar-start-at-iowa-speedway&sessionId=3531cd20dae9ed014f661a25ceb8acc581e46e63&siteScreenName=racerhq&theme=light&widgetsVersion=2615f7e52b7e0%3A1702314776716&width=550px

Alex Palou, da Chip Ganassi Racing, foi o primeiro piloto com motor Honda a terminar em quinto e viu sua liderança no campeonato de 114 pontos sobre o segundo colocado antes da corrida ser reduzida para 105. Com a vitória, O’Ward melhorou de terceiro na classificação para ficar em segundo, atrás de Kyle Kirkwood, da Andretti Global, que bateu após um pneu perder pressão e terminou em 26º.

Depois de Palou, Christian Rasmussen, da Ed Carpenter Racing, foi agressivo em sua corrida do 19º ao sexto lugar. Daly perdeu terreno em sua largada na primeira fila ao lado de Newgarden com um pit stop lento, mas recuperou para o sétimo lugar pela Juncos Hollinger Racing, assumindo a posição no final de seu amigo Santino Ferrucci, da AJ Foyt Racing. Marcus Armstrong, da Meyer Shank Racing, fez outra corrida oval curta sólida e garantiu o nono lugar, à frente de Scott Dixon, da Ganassi.

Não foi a corrida mais emocionante de Iowa em grandes trechos de cada etapa, mas foi melhor do que a corrida do ano passado no oval de 0,875 milhas e, assim como no evento do último fim de semana em Mid-Ohio, o provável vencedor da maior parte da disputa não venceu.

Palou e Honda estão na pole para a segunda corrida de domingo, mas não lideraram uma volta sequer no sábado, a menos que todos os líderes parassem nos boxes. Os pilotos da Penske estão fora da briga pelo campeonato, mas se O’Ward, que larga em nono, conseguir manter a vantagem, o título de Palou, que conquistou o título, pode reduzir a vantagem para menos de 100 pontos, faltando cinco corridas, de Toronto a Nashville.

Se as corridas recentes da IndyCar nos disseram alguma coisa, é que não devemos fazer reservas antecipadas para a pista da vitória porque não há como saber quem aparecerá.

Como aconteceu

O Synk 275 ficou verde e amarelo momentos depois, quando Colton Herta saiu da Curva 4.

Volta 9 e a corrida começa com Newgarden à frente de Daly e Rosenqvist. Siegel assume a sétima posição, à frente de Power.

Volta 10 e Palou assume a P3 de Rosenqvist.

Volta 14 e McLaughlin subiu de P27 para P23.

Volta 25, Newgarden lidera Daly por 1,0s e Palou por 1,7s. Rosenqvist está 2,6s atrás. O’Ward está 3,2s atrás.

Volta 30 e McLaughlin está em 19º.

Volta 38 e Newgarden está ultrapassando os carros. Herta, em 26º, é o próximo.

Volta 42 e Dixon assume a 5ª posição, à frente de Rosenqvist. Siegel faz o mesmo.

Volta 47 e Rosenqvist cai para P8.

Na volta 50, Newgarden tem 0,8s sobre Daly, 1,5s sobre Palou, 2,0s sobre O’Ward, 3,2s sobre Dixon e 3,9s sobre Siegel.

Volta 53 e McLaughlin está em 16º. O vice-campeão Kyle Kirkwood está em 19º.

Volta 75: advertência por acidente de Abel. No momento do acidente, Newgarden tinha 0,8s de vantagem sobre Daly e 2,6s sobre Palou.

Volta 78 e o grid para os boxes. Palou sai da P2 e Daly cai para a P6; troca lenta do pneu traseiro.

A volta 84 e a relargada verão Newgarden, Palou, Dixon, O’Ward, Power, Daly, Armstrong e Siegel.

Volta 86 verde.

Volta 87 e Daly assume a P5 de Power.

Volta 89 e O’Ward e Daly passam por Dixon.

Volta 90 e O’Ward e Daly ultrapassam Palou, que cai para P4. Chevy 1-2-3.

Volta 96 e Power ultrapassa Dixon em P5.

Volta 105 e Newgarden lidera O’Ward por 0,6s, Daly por 1,8s, Palou por 2,3s e Power por 2,8s.

Volta 110 e McLaughlin sobe para P13. Kirkwood está preso em P19.

Volta 125 e Newgarden tem 1,2s sobre O’Ward, 2,7s sobre Daly e 3,3s sobre Palou.

Volta 145 e os pilotos estão a 0,5s de suas melhores voltas. Mesma dinâmica do ano passado, sem degradação dos pneus, sem perda gradual de velocidade e desempenho dos bons carros, e sem ultrapassagens reais, já que os trechos continuam com distâncias estáveis que não mudam muito. As ultrapassagens se resumem aos pit stops e às primeiras voltas com pneus novos.

Volta 150 e Newgarden preso no trânsito lidera O’Ward por 0,5s, Daly por 3,9s e Palou por 4,6s.

Volta 153: advertência por acidente de Kirkwood. O pneu dianteiro direito furou instantaneamente. Ele está bravo, mas tudo bem. Isso vai prejudicar a classificação.

Volta 156 e os boxes do grid.

Mais IndyCar

Newgarden e Palou dividem os postes do Iowa Speedway

Newgarden e Palou dividem os postes do Iowa Speedway

McLaughlin lidera a prática em Iowa

McLaughlin lidera a prática em Iowa

ATUALIZAÇÃO: Nova programação de sábado em Iowa para a IndyCar

ATUALIZAÇÃO: Nova programação de sábado em Iowa para a IndyCar

Volta 160 e a ordem é Newgarden, O’Ward, Palou, Daly, Power, Siegel, Dixon, Armstrong, Ferrucci e Foster.

Volta 163 e a FOX observa que Newgarden liderou 2.000 voltas em Iowa, o maior número de qualquer piloto da IndyCar em qualquer circuito.

Volta 166 verde.

Volta 168 e Ferrucci assume a sétima posição, à frente de Dixon. McLaughlin está em 12º.

Volta 177 e Power assume a P5 de Siegel.

Volta 179 e Power assume a P4, à frente de Daly. Ele está caçando.

Volta 185 e Newgarden lidera O’Ward por 0,8s, Palou por 1,9s e Power por 2,2s.

Volta 188 e McLaughlin está em 10º.

Volta 191 e Rasmussen mergulha abaixo de Dixon na Curva 1 e Dixon diminui a velocidade, caindo para P10 enquanto McLaughlin também passa.

Volta 197 e Rasmussen sobe para P6.

Volta 198 e são Newgarden, O’Ward, Palou, Power, Daly, Rasmussen, Siegel, Ferrucci, McLaughlin e Dixon.

Volta 200 e Newgarden tem 0,7s sobre O’Ward e 2,3s sobre Palou.

Volta 215 e Newgarden tem 1,2s de vantagem sobre O’Ward e 1,9 sobre Palou.

Volta 217 e Power assume a P3 de Palou.

Volta 224 e McLaughlin assume a P6 de Daly.

Volta 226 e McLaughlin assume a P5 de Rasmussen.

Volta 234 e Newgarden entra nos boxes partindo da liderança. Combustível e pneus. O pneu dianteiro esquerdo é furado e a parada é um pouco mais lenta.

Volta 236 e boxes de O’Ward.

Volta 240 e O’Ward continua segurando Newgarden na P7.

Volta 241 e Palou vai aos boxes partindo da liderança. Não foi a parada mais rápida.

Volta 247 e O’Ward está em P1, liderando Newgarden por 1,0s.

Volta 250 e O’Ward lidera Newgarden por 1,5s, Power por 3,7s, McLaughlin por 5,5s e Palou por 6,7s. Atenção para possível acidente de Siegel.

Volta 259 bandeira vermelha para que a barreira SAFER possa ser consertada.

Volta 260 passando na bandeira amarela.

Volta 263 e tudo fica verde e amarelo quando Ilott bate e leva o carro para o pit lane. Rasmussen assume a P5, à frente de Palou.

Volta 268 verde e Palou lidera à frente de Newgarden, Power, McLaughlin e Palou, que recuperou a P5 de Rasmussen.

Volta 272 e O’Ward está 0,2s à frente de Newgarden. A diferença é apertada.

Volta 273 e Daly assume a 7ª posição, à frente de Ferrucci.

Volta 274 e O’Ward lidera por 0,2s. Volta 275 e Pato O’Ward se torna o quarto vencedor de 2025 em sua 100ª corrida na IndyCar.

Você também pode gostar