Vitória em Berlim encerra temporada de frustração para Evans

por Racer

Se você tivesse dito há 12 meses que Mitch Evans, um dos candidatos ao título, passaria 11 corridas sem vencer nesta temporada, ninguém acreditaria. Mas essa tem sido a realidade para o piloto da Jaguar TCS Racing. Sem chances de título desta vez, ele venceu a abertura da temporada em dezembro passado, mas teve que esperar até a primeira corrida do E-Prix de Berlim, no sábado, para voltar ao topo do pódio. Na verdade, não foi apenas um retorno às vitórias, foi um retorno aos pontos.

A temporada da Jaguar foi péssima, mas para Evans foi ainda pior.

“Tem sido uma temporada muito difícil por vários motivos, com falta de ritmo, confiabilidade — tem sido estranha, para ser sincero”, disse Evans. “Então, hoje, ao acordar com o tempo chuvoso, eu não esperava estar tão forte quanto hoje, mas desde o início na classificação, foi um foguete, e isso torna a vida muito mais fácil.”

“[Estou] muito feliz por acabar com essa seca inútil. Obviamente, o campeonato nem está no nosso foco, [eu] só quero tentar salvar algo da temporada e nos colocar em uma posição melhor para o próximo ano. Hoje foi um bom passo nessa direção.”

Segundo Dominik Wilde, a vitória de Evans – igualando o recorde de 14º na Fórmula E – é a segunda da Jaguar em três corridas, representando uma reviravolta notável para a Jaguar, que, apesar da vitória fortuita de Evans em São Paulo, tem lutado por competitividade durante toda a temporada. Enquanto Evans lutava para pontuar, seu companheiro de equipe Nick Cassidy conseguiu apenas quatro top-10s (incluindo um pódio em condições mistas em Mônaco), além de quintos lugares consecutivos em Jacarta e no sábado em Berlim.

“Ambos os lados tiveram uma temporada realmente atípica”, disse Evans. “O Nick teve um dia parecido em Xangai com o que eu tive hoje, com a chuva. [Ele] fez uma corrida muito boa hoje, se recuperando da punição e terminando em quinto.”

“São pontos muito necessários para nós, e precisamos tentar terminar o mais alto possível. Hoje foi um bom dia para isso.”

A previsão para domingo é de chuva novamente, embora menos do que no sábado, mas embora as duas vitórias mais recentes da Jaguar tenham ocorrido em condições igualmente chuvosas, Evans não acredita que esse tipo de clima seja o ingrediente-chave para o sucesso sustentado da Jaguar.

“O tempo tem sido bem variado este ano”, disse ele. “Tive um tempo lento, um tempo razoável e hoje o tempo está bem forte.”

“Então pode chover amanhã, e as coisas mudam, as pessoas melhoram — é realmente difícil prever o que vai acontecer no momento.

“No seco, parecemos um pouco mais distantes, então provavelmente temos uma chance melhor no molhado, mas é o que é. Eu meio que quero que esteja seco, só para podermos continuar aprendendo. Estamos experimentando bastante coisas para ajudar no ano que vem.”

Você também pode gostar