No. 12 JOTA na pole para São Paulo 6H, No. 38 penalizado

por Racer

A equipe Cadillac Hertz Team JOTA começará as 6 Horas de São Paulo de domingo na pole position após uma performance estelar de Alex Lynn.

O V-Series.R nº 12 da equipe britânica provou ser imbatível na disputa da Hyperpole, com o britânico sendo o mais rápido novamente, assim como fez em Le Mans no mês passado, com 1m22.570s. Notavelmente, essa volta superou o tempo da pole do ano passado em 0,6s.

“É ótimo estar na pole novamente. É uma sensação especial pilotar o Cadillac em uma volta; é uma honra enorme”, disse Lynn. “Temos que acertar tudo amanhã. Estamos ansiosos para conseguir.”

“Sabíamos que precisávamos começar na frente; a posição na pista é fundamental aqui”, disse Will Stevens, que divide o carro número 12 com Lynn e Norman Nato.

Nato acrescentou: “Parabéns ao Alex e à equipe por mais uma dobradinha. Sabemos que amanhã será uma corrida difícil, com muitas estratégias diferentes para os pneus e muita degradação. É bom largar da pole amanhã, e vamos dar o nosso melhor para estar no primeiro degrau do pódio.”

Segindo jornalistas especializados, Sébastien Bourdais também mostrou ritmo para a marca da GM, colocando o carro irmão número 38 em segundo, com um tempo de volta exatamente 0,1s atrás. No entanto, após a sessão, o carro recebeu uma punição de uma posição no grid, após os comissários determinarem que o carro atrapalhou o Peugeot número 93 durante a primeira sessão. Portanto, ele largará em terceiro.

O Porsche Penske Motorsport 963 nº 5 chegou perto de quebrar o impasse. Julien Andlauer marcou 1m22.834s, o que inicialmente colocou o carro em terceiro, mas acabou sendo bom o suficiente para garantir a segunda vaga na primeira fila.

Ambos os Peugeots mostraram velocidade, com o nº 94 de Malthe Jakobsen terminando em quarto, com uma melhor volta a apenas 0,378s da pole position. O nº 93 largará em sexto, atrás do nº 20 WRT BMW, graças aos esforços de Paul Di Resta.

Em outros lugares, o Porsche nº 6 foi o sétimo mais rápido e a Ferrari nº 83, vencedora de Le Mans, foi a única 499P a se firmar na Hyperpole. Uma volta tardia de Kubica permitiu que ele se aproximasse antes de completar 1m23s386 para terminar em nono na segunda fase da classificação.

Os carros de fábrica, por sua vez, começarão em 14º (nº 50) e 17º (nº 51) depois de lutarem para manter o ritmo na primeira fase.

“Era de se esperar. Antonio (Fuoco) estava em uma boa volta, mas bateu em um Porsche e atrapalhou a classificação. Se você olhar também para os Toyotas, eles estão com dificuldades. Para vencer a corrida, precisaremos de um milagre; vai ser difícil ultrapassar carros largando atrás”, disse Nicklas Nielsen, piloto da Ferrari nº 50.

O GR010 HYBRID nº 7 da Toyota também teve dificuldades para fazer um tempo rápido. Kamui Kobayashi terminou como o mais lento, com 1m24.153s. Ryo Hirakawa colocou o carro irmão nº 8 em décimo.

James Moy/Getty Images

O favorito local, Eduardo Barrichello, mostrou seu talento na LMGT3. O brasileiro conquistou a primeira pole position do Racing Spirit of Leman no WEC com 1m33.849s na sessão Hyperpole da categoria, pilotando o Vantage AMR LMGT3 nº 10 da equipe.

“Um momento tão especial para mim aqui. Minha família está aqui, meus amigos estão aqui, e estou muito feliz por estar aqui”, disse Barrichello, depois que o estreante do WEC, Anthony McIntosh, colocou o carro no top 10.

A dupla de AKKODIS ASP Lexus RC F LMGT3s foi rápida na sessão de disputa, mas nem Clemens Schmid nem Finn Gehrsitz conseguiram encontrar uma maneira de melhorar o melhor tempo de Barrichello.

A diferença na pole position foi mínima, já que Schmid ficou apenas 0,024s atrás, com sua melhor volta no Lexus nº 87. Gehrsitz ficou apenas 0,1s atrás no Lexus nº 78, com os novos pneus duros Goodyear Eagle.

Em outros lugares, a tarde foi de sucesso para o Iron Lynx e a United Autosports. Lin Hodenius colocou o Mercedes-AMG LMGT3 nº 61 na segunda fila, em quarto. As duas McLarens da United pareciam fortes e largarão em quinto e sexto.

Mais abaixo na classificação, o Porsche Iron Dames chegou à Hyperpole pela primeira vez nesta temporada. Rahel Frey seguiu a corrida classificatória de Celia Martin para colocar o Porsche nº 85 em sétimo.

Os dois Corvettes também conseguiram a vaga. O Z06 LMGT3.R nº 33 ficará em nono, atrás do Proton Mustang nº 88 e à frente do Vette nº 81 da TF Sport.

Os dois primeiros carros na classificação do campeonato começarão fora do top 10, com o nº 21 Vista AF Corse Ferrari conseguindo apenas o 15º lugar na qualificação, e o nº 92 Manthey 1º Phorm Porsche, líder de pontos, em 13º, depois que Ryan Hardwick perdeu o corte por 0,2s.

“Somos líderes do campeonato e vencemos a última corrida em Le Mans. Estamos carregando muito peso do sucesso. Estamos muito pesados e perdendo muito tempo, principalmente no final da volta, mas está tudo bem. Os outros competidores também estão atrás”, disse Hardwick.

A classificação também foi difícil para o BMW M4 GT3 Evos da WRT, que ficará em 14º e 18º. O coração das corridas, a Aston Martin, também não conseguiu chegar à Hyperpole, com Ian James colocando o Vantage nº 27 em 12º.

A corrida de domingo começará às 11h30, horário local.

Você também pode gostar