Lynn coloca Cadillac na pole para 6H São Paulo

por Dailysportscar

A equipe Cadillac Hertz Team JOTA começará as 6 Horas de São Paulo de amanhã na pole position após uma performance estelar de Alex Lynn.

O V-Series.R #12 da equipe britânica provou ser imbatível na disputa da Hyperpole esta tarde, com o britânico sendo o mais rápido novamente, assim como fez em Le Mans no mês passado, com um tempo de 1:22.570. Notavelmente, essa volta superou o tempo da pole do ano passado em seis décimos.

“É ótimo estar na pole novamente, é uma sensação especial pilotar o Cadillac em uma volta, é uma honra enorme”, disse Lynn. “Temos que acertar tudo amanhã. Estamos ansiosos para conseguir.”

“Sabíamos que precisávamos começar na frente, a posição na pista é fundamental aqui”, acrescentou Will Stevens, que divide o carro #12 com Lynn e Norman Nato.

Sébastien Bourdais também se mostrou rápido para a marca GM, colocando o carro irmão #38 em segundo, com um tempo de volta exatamente um décimo atrás. No entanto, após a sessão, o carro recebeu uma punição de uma posição no grid, após os comissários determinarem que o carro atrapalhou o Peugeot #93 durante a primeira sessão. Portanto, ele largará em terceiro.

O Porsche Penske Motorsport 963 nº 5 chegou perto de quebrar o impasse. Julien Andlauer marcou 1:22.834, o que inicialmente colocou o carro em terceiro, mas acabou sendo bom o suficiente para garantir a segunda vaga na primeira fila.

Segundo o jornalista Stephen Kilbey (com imagens da DPPI), ambos os Peugeot mostraram velocidade, com o #94 de Malthe Jakobsen terminando em quarto, com uma melhor volta a apenas 0,378 da pole position. O #93 largará em sexto, atrás do #20 WRT BMW, graças aos esforços de Paul Di Resta.

Em outros lugares, o Porsche #6 foi o sétimo mais rápido e a Ferrari #83, vencedora de Le Mans, foi a única 499P a chegar à Hyperpole. Uma volta tardia de Kubica permitiu que ele se aproximasse antes de completar 1:23.386 para terminar em nono na segunda etapa da classificação.

Enquanto isso, os carros de fábrica começarão em 14º (#50) e 17º (#51) depois de lutarem por um ritmo forte na primeira fase.

“Era de se esperar. Antonio (Fuoco) estava em uma boa volta, mas bateu em um Porsche e atrapalhou a classificação. Se você olhar também para os Toyotas, eles estão com dificuldades. Para vencer a corrida, precisaremos de um milagre; vai ser difícil ultrapassar carros largando atrás”, disse Nicklas Nielsen, piloto da Ferrari #50.

O GR010 HYBRID nº 7 da Toyota também teve dificuldades para fazer um tempo rápido. Kamui Kobayashi terminou como o mais lento, com 1:24.153. Ryo Hirakawa colocou o carro irmão nº 8 em 10º lugar.

O favorito local, Eduardo Barrichello, mostrou seu talento na LMGT3. O brasileiro garantiu a primeira pole position da Racing Spirit of Leman no WEC com um tempo de 1:33.849 na sessão Hyperpole da categoria, pilotando o Vantage AMR LMGT3 nº 10 da equipe.

“É um momento muito especial para mim, minha família está aqui, meus amigos estão aqui e estou muito feliz por estar aqui”, disse Barrichello, depois que o novato do WEC, Anthony McIntosh, colocou o carro entre os 10 primeiros na qualificação.

A dupla de AKKODIS ASP Lexus RC F LMGT3s foi rápida na sessão de disputa, mas nem Clemens Schmid nem Finn Gehrsitz conseguiram encontrar uma maneira de melhorar o melhor tempo de Barrichello.

A diferença na pole position foi mínima, já que Schmid fez apenas 0,024 na melhor volta com o Lexus #87. Gehrsitz, por sua vez, ficou apenas um décimo atrás com o #78, com os novos pneus Goodyear Eagle Hard.

Em outros lugares, a tarde foi de sucesso para o Iron Lynx e a United Autosports. Lin Hodenius colocou o Mercedes-AMG LMGT3 #61 na segunda fila, em quarto. As duas McLarens da United pareciam fortes e largarão em quinto e sexto.

Mais abaixo na classificação, o Porsche Iron Dames chegou à Hyperpole pela primeira vez nesta temporada. Rachel Frey seguiu a corrida classificatória de Celia Martin para colocar o Porsche #85 em sétimo.

Os dois Corvettes também conseguiram a vaga. O Z06 LMGT3.R nº 33 ficará em nono, atrás do Proton Mustang nº 88 e à frente do Vette nº 81 da TF Sport.

Os dois primeiros carros na classificação do campeonato começarão fora do top 10. O #21 Vista AF Corse Ferrari conseguiu apenas a 15ª posição na qualificação, e o #92 Manthey 1st Phorm Porsche, líder de pontos, começará em 13º depois que Ryan Hardwick perdeu o corte por dois décimos.

“Somos líderes do campeonato e vencemos a última corrida em Le Mans, estamos carregando um grande lastro de sucesso. Estamos muito pesados e perdendo muito tempo, especialmente no final da volta, mas está tudo bem. Os outros concorrentes também estão atrás”, disse Hardwick.

A classificação também foi difícil para o BMW M4 GT3 Evos da WRT, que ficará em 14º e 18º. O coração das corridas, a Aston Martin, também não conseguiu chegar à Hyperpole, com Ian James colocando o Vantage #27 em 12º.

Você também pode gostar