Equipe Andretti investiga falhas em pneus de Iowa

por Racer

Foi o pneu dianteiro direito que falhou no Andretti Global Honda de Kyle Kirkwood no sábado no Iowa Speedway, e enquanto seu Honda nº 27 chegou ileso à linha de chegada no domingo, os companheiros de equipe de Kirkwood não tiveram tanta sorte, já que falhas semelhantes no pneu dianteiro direito levaram a acidentes para Marcus Ericsson e Colton Herta na Corrida 2.

“Foi o pneu dianteiro direito que cedeu, assim como aconteceu com o número 27 ontem”, disse Ericsson sobre seu Honda número 28. “É uma pena. O problema é que você não sente nada no carro – você está dirigindo normalmente, e então acontece. Então, tudo o que você pode fazer é se preparar e torcer para que o impacto não seja tão forte.”

“Tem sido um ano terrível até agora, e isso resume tudo para nós”, disse Herta. “Tivemos uma falha no pneu dianteiro direito. Não tem sido divertido continuar assim nesta temporada, mas tudo o que podemos fazer é seguir para a próxima.”

O diretor de operações da Andretti, Rob Edwards, e os engenheiros das equipes estão investigando para ver se houve uma ligação — possivelmente nas configurações de suspensão — que desencadeou o mesmo problema em todos os três carros, mas não totalmente na Corrida 1 ou na Corrida 2.

“Ainda estamos analisando”, disse ele à Marshall Pruett, da revista Racer, “Mas, claramente, os três carros tiveram problemas semelhantes, então há alguns pontos em comum. O irônico é que, antes do teste que foi feito aqui há duas semanas, e de todos os ajustes que foram feitos depois dele, não tínhamos tido problemas. E acho que o que aconteceu com todas as várias mudanças desde o teste, a cambagem, a convergência, as pressões, o pneu dianteiro direito diferente para este fim de semana, claramente nos colocou em uma situação em que tínhamos problemas e os outros não.”

Christian Rasmussen, da Ed Carpenter Racing, teve uma falha no pneu dianteiro direito durante o teste e sofreu um grave acidente, o que levou à reformulação e produção de pneus dianteiros direitos mais resistentes para a rodada dupla. Uma mudança durante a noite também foi processada pelo grid, com o aumento da pressão máxima recomendada para os pneus.

“A resposta curta é: precisamos chegar ao fundo da questão”, disse Edwards sobre o evento custoso para Andretti, com três acidentes em dois dias. “Vou me preparar para Toronto e espero que possamos nos recuperar.”

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