
A espera acabou para a Cadillac e a General Motors! Na 20ª corrida do Campeonato Mundial de Endurance da FIA para a V-Series.R, a Equipe JOTA da Hertz conquistou a primeira vitória histórica para a marca americana no Hipercarro e uma dobradinha nas 6 Horas de São Paulo.
O carro número 12 de Alex Lynn, Will Stevens e Norman Nato, que largou na pole, controlou a maior parte da corrida, liderando o carro irmão número 38 de Sebastien Bourdais, Earl Bamber e Jenson Button por 57 segundos.
Ambos os Cadillacs mantiveram a vantagem de ritmo durante toda a disputa e ficaram em primeiro e segundo lugares na corrida por cerca de quatro das seis horas. Foi uma exibição dominante em um dia que viu a sequência de quatro vitórias da Ferrari ser interrompida depois que os três 499Ps tiveram dificuldades para lutar na frente. Apenas a Ferrari número 83, vencedora de Le Mans, marcou pontos, ficando em oitavo.
Para a equipe vencedora da Cadillac, foi uma performance realmente impressionante, recuperando-se de uma ultrapassagem rápida no início da corrida por causa de pressões de pneus muito baixas para garantir a vitória.
A penalidade ocorreu em meio a um início de dia complicado para ambos os Cadillacs da JOTA. O Porsche Penske Motorsport 963 nº 5 teve uma largada arrasadora, com Julien Andlauer assumindo a liderança na primeira volta, partindo da segunda posição no grid, e assumindo o controle inicial sobre os dois protótipos LMDh com motor V8.
Mas a liderança da Porsche não durou muito, com os dois Cadillacs reagindo no final da segunda hora. Assim que os V-Series.Rs conseguiram avançar na segunda rodada de paradas, mantiveram a posição até o final.
Em um dia tranquilo para as Ferraris, a Porsche chegou perto de desafiar os Cadillacs, que lideravam a corrida. Julien Delfosse/DPPI
O número 5 terminou em terceiro, apenas 1,8s atrás do número 38, mas não conseguiu chegar perto o suficiente para disputar o segundo lugar quando Andlauer foi encarregado de pegar e passar Bourdais na hora final.
Mesmo assim, foi um resultado positivo para Andlauer e seu companheiro de equipe Michael Christensen, que não conseguiram subir ao pódio na primeira metade da temporada. Eles também foram a única equipe a terminar na volta da liderança com os Cadillacs.
O Porsche nº 6, irmão do Porsche, terminou em quarto após uma corrida consistente de Laurens Vanthoor e Kevin Estre. O BMW nº 20 completou os cinco primeiros depois que Sheldon van der Linde superou Loic Duval no Peugeot nº 94 nos minutos finais.
Não foi um fim de semana de prata para a Peugeot, mas ambos os carros conquistaram pontos valiosos no melhor fim de semana do ano da montadora francesa até então. Mikkel Jensen levou o carro nº 93 para a sétima posição, atrás do carro irmão.
Foi uma corrida notavelmente limpa na Hypercar, sem incidentes graves e sem abandonos. Os únicos dramas da corrida foram o BMW nº 15, que passou 27 minutos na garagem com um problema de freio, e o Alpine nº 35, que sofreu um problema no híbrido e chegou ao final 41 voltas atrás.
A corrida foi envolvente do começo ao fim, com as equipes batalhando arduamente no curto, técnico e recapeado circuito de Interlagos. A estratégia de pneus teve seu papel, embora a maior parte do grid tenha usado exclusivamente pneus médios, em forte contraste com o ano passado, quando o composto duro da Michelin se mostrou mais útil para todos, exceto para a Toyota.
A equipe AKKODIS Lexus finalmente se uniu para vencer o LMGT3. Julien Delfosse/DPPI
No LMGT3, foi mais um resultado marcante. A AKKODIS ASP garantiu à Lexus sua primeira vitória no WEC com o RC F LMGT3 nº 87 de Jose Maria Lopez, Clemens Schmid e Petru Umbrarescu.
Segundo Stephen Kilbey, da revista Racer, a equipe francesa finalmente encontrou uma maneira de converter o ritmo de uma volta em alta velocidade em vários turnos. Com os novos pneus Goodyear Hard, ambos os RC Fs encontraram uma maneira de se manterem competitivos durante toda a corrida. O único contratempo foi uma ultrapassagem rápida do carro vencedor no pit lane, o que, no final das contas, não lhe custou a liderança.
Lopez levou o carro vencedor para casa 35 segundos à frente do TF Sport Corvette nº 81, que lutou muito para ficar em segundo lugar, atrás do Iron Dames Porsche nº 85, no final.
Charlie Eastwood ultrapassou Michelle Gatting com uma forte corrida por dentro na Curva 1, faltando menos de 15 minutos para o fim. Gatting não conseguiu reagir, tendo subido brevemente para o segundo lugar na última rodada de paradas, e foi forçada a olhar nos retrovisores.
O dinamarquês, que ainda está se recuperando de uma fratura no pé, finalmente cruzou a linha em quarto lugar depois que o herói local Eduardo Barrichello conseguiu ultrapassá-lo faltando apenas alguns minutos para o fim no carro da pole position, o Racing Spirit nº 10 da Leman Vantage, em uma manobra que causou alvoroço nas arquibancadas lotadas.
Atrás do Iron Dames Porsche em quarto, o No. 78 AKKODIS ASP Lexus terminou em quinto depois de cair na ordem na segunda metade da corrida, partindo do segundo lugar.
A equipe líder do campeonato, Manthey 1st Phorm, composta por Ryan Hardwick, Richard Lietz e Riccardo Pera, fez bonito ao terminar em sexto com seu Porsche, carregado com lastro de sucesso. O desempenho ampliou sua liderança no campeonato sobre a equipe Vista AF Corse, número 21.