Cassidy vence em Berlim e Rowland conquista título de Fórmula E

por Formula-E

Nick Cassidy completou a vitória no E-Prix de Berlim pela Jaguar TCS Racing, enquanto Oliver Rowland conquistou o Campeonato Mundial de Fórmula E de 2024-25 com duas etapas restantes.

Cassidy largou em 21º no grid de 22 carros, mas, como de costume, passou o tempo no pelotão conservando energia antes de disparar para a frente no final. Ele estava em 19º quando acionou seu segundo Modo de Ataque na volta 31 da corrida de 41 voltas (prolongado da 38ª posição devido a dois períodos de safety car). Com os líderes tendo usado seus últimos Modos de Ataque cinco voltas antes, Cassidy imediatamente capitalizou os quatro minutos adicionais de 50 kW e a tração nas quatro rodas para avançar.

Na volta 34, quando seu Modo de Ataque acabou, Cassidy já estava em segundo, e duas voltas depois ele assumiu a liderança na Curva 6, ultrapassando Rowland por dentro.

Rowland largou em oitavo no grid, apesar de ter se classificado em terceiro após receber uma penalidade de cinco posições no grid por contato com Stoffel Vandoorne na corrida de sábado, mas ele já estava entre os cinco primeiros no final da volta 9. Assim como Cassidy, largar mais atrás no pelotão foi benéfico para Rowland, porque ele tinha uma vantagem energética sobre o líder da corrida e rival ao título, Pascal Wehrlein.

Um safety car após uma colisão entre Sam Bird e Nico Mueller na volta 23 uniu o grid e, quando a corrida reiniciou três voltas depois, os quatro primeiros colocados usaram seus primeiros Modos de Ataque, com Rowland em terceiro, atrás de Wehrlein e Robin Frijns. Ele tentou o segundo lugar sete voltas depois, e embora isso o tenha derrubado para nono lugar e uma posição desfavorável na luta pelo título, a vitória foi breve, pois ele já estava em quarto ao final daquela volta e na liderança na volta seguinte.

A liderança, é claro, logo foi assumida por Cassidy, enquanto Rowland não pôde fazer nada contra os usuários do Modo Ataque, Jake Dennis e Jean-Eric Vegne, que encontraram uma maneira de passar.

Mas isso se provou insignificante. Rowland terminou em quarto, e com Werhlein caindo para 11º na parte final da corrida – depois de usar apenas dois minutos em seu Modo Primeiro Ataque enquanto todos ao seu redor tentavam quatro – isso foi o suficiente para o britânico garantir o campeonato antes de rumar para a casa de Rowland para as duas últimas corridas da temporada em duas semanas.

Mitch Evans terminou em quinto após um tenso duelo com Taylor Barnard no final da corrida, nas curvas 3, 4 e 5. Barnard estava na briga pela liderança na primeira metade da corrida, mas o safety car entrou em ação na colisão entre seu companheiro de equipe da NEOM McLaren e Mueller, justamente quando ele estava no meio de seu primeiro Modo Ataque. A perda de dois minutos de potência extra e de tração nas quatro rodas acabou com qualquer chance de vitória que ele tinha.

Felipe Drugovich conquistou seus primeiros pontos na Fórmula E com o sétimo lugar pela Mahindra, à frente de Antonio Felix da Costa, enquanto Sergio Sette Camara também marcou pontos no que foi um retorno à categoria pela Nissan, substituindo Norman Nato, que tem compromissos no Campeonato Mundial de Endurance neste fim de semana.

Sebastien Buemi foi o primeiro a abandonar a corrida, parando com um problema técnico na entrada da curva 3 na volta 19. Bird e Guenther, assim como Zane Maloney e Sebastien Buemi, que pararam na volta 41, necessitando de uma breve bandeira amarela em todo o percurso, também não conseguiram terminar.

Você também pode gostar