“Estávamos à procura de uma grande revolução”

por WEC

Os novos gráficos serão lançados na sessão de treinos livres TL3 de hoje, antes das 6 Horas de São Paulo Rolex, no domingo – quinta etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1 (WEC) da FIA de 2025. O projeto levou quase um ano para ser desenvolvido e promete revolucionar a experiência de visualização dos fãs, oferecendo mais informações do que nunca para que possam acompanhar o ritmo das corridas e as muitas histórias que se desenrolam ao longo da temporada.

“A marca FIA WEC está cada vez mais forte e tem uma identidade distinta”, explica Louvet. “Os gráficos de TV existentes estavam nas telas há cinco anos e, para permanecerem relevantes e dignos do nosso status de campeonato mundial, era hora de uma atualização. Queríamos uma grande revolução, mantendo e reforçando o espírito inconfundível do FIA WEC.”

“Reconhecemos a necessidade de ser mais claros na maneira como explicamos e editorializamos as corridas e, para isso, trabalhamos em estreita colaboração com a telemetria e os dados disponíveis para criar gráficos ainda mais incisivos e aprofundados – e continuaremos a fazê-lo daqui para frente.

Durante dez anos, o FIA WEC foi predominantemente voltado para equipes independentes, sem grandes KPIs de marketing. Nas últimas três temporadas, o envolvimento dos fabricantes na categoria aumentou significativamente, e somos – com razão – constantemente desafiados por todos os nossos stakeholders a garantir que o que oferecemos seja de ponta em todas as áreas.

Nosso principal trunfo em comparação com outras categorias – onde tudo se concentra nas personalidades – são os carros. É evidente que temos muitos pilotos de classe mundial no campeonato, mas, no fim das contas, os carros são as estrelas do FIA WEC e é importante celebrarmos isso. 

Um dos nossos maiores diferenciais é a liberdade que oferecemos aos competidores para exibirem suas próprias identidades, e isso precisa se refletir na forma como são representados na tela. Desde o início do ano, cada marca recebeu uma cor exclusiva no paddock e nos boxes, bem como nas redes sociais e no aplicativo da categoria. O mesmo agora pode ser dito do nosso pacote de transmissão.

Inspirando-se na MotoGP e na Fórmula 1 – líderes reconhecidos na área – o FIA WEC contou com o apoio da AE Live Group para o design gráfico e da Al Kamel Systems para o software. Foi um processo incansável de dez meses de inovação e aprimoramento, e Louvet está convencido de que o produto final tornará as corridas mais fáceis de entender.

“Tanto dentro quanto fora das pistas, 2025 foi um grande ano para o FIA WEC, com o lançamento de um novo site, um novo design para o aplicativo OTT, um visual renovado para as redes sociais e uma nova identidade visual para o paddock e a garagem”, conclui o francês. “Os gráficos para a TV eram a última peça que faltava no quebra-cabeça. Esse quebra-cabeça agora está completo.”

Fonte: FIA WEC

Você também pode gostar