
O domingo no Iowa Speedway deve ter parecido com a corrida World Wide Technologies Raceway de junho para a Equipe Penske. O trio com motor Chevy, Josef Newgarden, Will Power e Scott McLaughlin, tinha velocidade suficiente para completar o pódio da WWTR, mas o infortúnio tirou cada piloto de uma corrida que poderia ser vencida, deixando-os em 24º, 25º e 27º na bandeira quadriculada.
A segunda corrida de Iowa também teve uma forte semelhança com a do último domingo em Mid-Ohio, onde Newgarden bateu segundos após a bandeira verde, Power teve uma falha no motor e McLaughlin teve um pneu estourado, deixando-os em 23º, 26º e 27º.
Segundo Marshall Pruett, da revista Racer, Newgarden foi o único piloto da Penske a cruzar a linha de chegada no domingo para fechar a rodada dupla de Iowa e, assim como na corrida de sábado, onde dominou liderando 242 voltas das 275 voltas da disputa e perdeu para Pato O’Ward, da Arrow McLaren, seu ritmo de conquista na segunda corrida foi neutralizado por duas bandeiras amarelas que transformaram sua liderança em uma segunda derrota consecutiva. Power conseguiu terminar em terceiro atrás de Newgarden na primeira corrida, mas outro problema no motor encerrou sua corrida. Ele chegou a Mid-Ohio em sétimo lugar no campeonato – melhor piloto da Penske – com uma diferença de 197 pontos para o líder, mas com os dois problemas de motor em um intervalo de sete dias, ele caiu para oitavo, 271 pontos atrás de Alex Palou, e foi oficialmente eliminado da disputa pelo título.
“Houve um problema no motor durante a corrida e decidimos aposentar o carro por precaução para evitar maiores danos”, disse Andrew Schutter, gerente do programa IndyCar da Chevrolet Motorsports. “Faremos uma inspeção completa para entender melhor a causa e ver o que podemos aprender daqui para frente.”
Apesar das duas falhas nas últimas três corridas, Power continua sendo o piloto da Penske mais bem colocado no campeonato. Seu companheiro de equipe, Scott Mclaughlin, teve uma ótima história no sábado, após uma performance épica que levou o Chevy nº 3 da 27ª posição para a quarta posição. Ele não teve a chance de repetir o feito depois que Devlin DeFrancesco, da Rahal Letterman Lanigan Racing, rodou sozinho na largada e atingiu McLaughlin enquanto este tentava evitar o acidente.
Deixado em 26º nos resultados, ele caiu para 12º na classificação depois de chegar ao oitavo lugar ao sair da Road America.
Newgarden, em uma mudança rara, não foi sobrecarregado com resultados terríveis e deixou Iowa com o melhor segundo lugar da temporada na primeira corrida e o décimo lugar na segunda corrida, enquanto seus companheiros de equipe partiram em 24º e 26º, respectivamente.
Se houve um ponto positivo na viagem a Iowa, foi a sólida pontuação de Newgarden, que o fez subir da 19ª para a 14ª posição no campeonato. Em toda a equipe, os pontos negativos ficaram evidentes, com o trio somando pontos a uma contagem implausível, onde terminaram em 24º ou pior 12 vezes em 12 corridas.