Após 4 horas: Cadillac no controle; Lexus lidera as Iron Dames

por WEC

Hipercarro

  • Alex Lynn consolidou a liderança das 6 Horas de São Paulo no Cadillac Hertz Team JOTA V-Series.R Hypercar #12, liderando uma dobradinha da Cadillac na fase intermediária da corrida 
  • O ritmo do pole position contribuiu significativamente para recuperar o tempo perdido anteriormente, quando seu companheiro de equipe Will Stevens teve que cumprir uma penalidade de drive-through por violação da pressão dos pneus na primeira hora.
  • O Cadillac V-Series.R nº 38 ficou em segundo lugar, com Jenson Button, que inicialmente começou a alcançar Lynn antes que a diferença se estabilizasse. A dupla de Cadillacs dourados manteve a dobradinha após quatro horas, à frente do Porsche Penske Motorsport nº 5, pilotado por Michael Christensen, com uma vantagem de 30 segundos sobre o Porsche.
  • O segundo Porsche 963 de fábrica corre em quarto, completando uma formação impecável na frente do grid, mas o carro #6 pilotado por Kévin Estre foi investigado no meio da corrida por uma infração no procedimento de pit stop. Uma penalidade de cinco segundos foi aplicada, mas isso não custou ao francês uma posição.
  • No entanto, permitiu que a equipe Peugeot TotalEnergies tivesse a chance de se aproximar do Porsche com o #94 9X8, pilotado por Malthe Jakobsen, correndo em um forte quinto lugar
  • O segundo dos distintos Peugeot 9X8 Hypercars com Paul di Resta a bordo está em sexto, à frente do BMW #20 que teve o retornado da FIA WEC Marco Wittmann a bordo na parte intermediária da corrida 
  • Completando o top 10 após quatro horas de ação estão o Porsche #99 Proton Competition, o Ferrari #51 líder do campeonato e o Alpine #36 

LMGT3

  • A equipe Akkodis ASP detém a iniciativa na classe LMGT3 com uma dobradinha liderada pelo Lexus #87 de Clemens Schmid, seguido pelo carro irmão pilotado por Yuichi Nakayama
  • Anteriormente, José María López havia ampliado a vantagem para o Lexus #87, mas muito desse trabalho árduo foi por água abaixo quando o ex-campeão mundial foi considerado culpado por excesso de velocidade no pit lane. A penalidade de drive-through resultante e a adaptação estratégica ainda mantiveram o #87 na liderança após quatro horas de prova.
  • A dupla de Lexus estava próxima na liderança do grid de 18 carros da LMGT3, liderando o Porsche Iron Dames #85 em terceiro. Mais cedo, Célia Martin havia completado sua melhor performance no FIA WEC após ultrapassar o Mercedes Iron Lynx #61 de Martin Berry, que caiu na classificação.
  • Um Full Course Yellow foi brevemente implantado durante a quarta hora, quando o #33 TF Sport Corvette de Ben Keating fez contato com o #50 Ferrari AF Corse 499P, pilotado por Nicklas Nielsen 
  • O choque removeu parte do difusor da Ferrari, enquanto Keating recebeu uma penalidade de dez segundos pelo incidente, que ocorreu na saída da Curva Três.
  • Atrás dos dois Lexus e do Porsche Iron Dames está o Racing Spirit #10 da Léman Aston Martin, com Eduardo Barrichello impressionando o público local com várias manobras de ultrapassagem em sua marcha até o quarto lugar.
  • O top seis é completado pelo #81 TF Sport Corvette e o #46 Team WRT BMW, com Valentino Rossi agora no cockpit do carro que divide com Ahmed Al Harthy e Kelvin van der Linde. 
  • Um problema no amortecedor foi responsável pelo abandono do Ford Mustang #88 Proton Competition na terceira hora, tornando-se a única desistência até o momento no grid de 36 carros

Fonte: FIA WEC

Você também pode gostar