Palou conquista segunda vitória na carreira em oval em Iowa

por Racer

Alex Palou venceu uma emocionante corrida Farm To Fresh 275 no Iowa Speedway, com os Racing Gods favorecendo o espanhol, punindo a Team Penske e virando o jogo contra o 1-2-3-4 da Chevy no sábado com um 1-2-3 da Honda no domingo.

Foi a sétima vitória de Palou no ano com o Honda nº 10, a segunda em um oval após sua estreia nas 500 Milhas de Indianápolis, e deu à Chip Ganassi Racing uma dobradinha, com seu companheiro de equipe Scott Dixon terminando 0,5s atrás no Honda nº 9. A Meyer Shank Racing, afiliada técnica da Ganassi, ficou em terceiro, com Marcus Armstrong produzindo seu melhor resultado da carreira em um oval, 2,7s atrás no Honda nº 66.

“Sinceramente sem palavras”, disse Palou. “Sem palavras. Não consigo acreditar. Eu me esforcei em ovais curtos por tanto tempo. Sete vitórias em um ano. É uma loucura.”

Palou juntou-se ao bicampeão Al Unser Jr, o último a alcançar o feito em 1994, com sete vitórias nas 12 primeiras corridas, e atrás do pódio, David Malukas foi o piloto da Bowtie, em quarto com o Chevy nº 4 da AJ Foyt Racing. O vencedor de sábado, Pato O’Ward, ficou em quinto com o Chevy nº 5 da Arrow McLaren, e seu companheiro de equipe, Christian Lundgaard, completou os seis primeiros com o Chevy nº 7.

O espanhol largou da pole position e liderou a corrida de 275 voltas até a 65ª volta, quando Josef Newgarden, da Team Penske, disparou e repetiu o desempenho de 24 horas antes. Como piloto a ser batido, Newgarden estava no comando até parar nos boxes na volta 129, quando Marcus Armstrong, da Andretti Global, teve um problema de pneu e bateu segundos depois de Newgarden chegar ao pit lane.

Ele reiniciou em último entre os pilotos na volta do líder e avançou pelo top 10 para retomar a liderança de Palou e, como um relógio, fez seu último pit stop na volta 249, ficou uma volta atrás e caiu para nono, e Colton Herta, da Andretti, sofreu uma falha de pneu na volta 254, bateu no muro e desencadeou outra bandeira amarela que enterrou Newgarden, que terminaria em 10º.

Com seus tanques de combustível abastecidos, Palou, Dixon e Armstrong não seguiram os Chevys da frente até os boxes e foram recompensados. Assim que o pit lane foi aberto sob bandeira amarela, os três entraram furtivamente, abasteceram e encheram pneus, e logo estavam espalhando champanhe em Iowa. Entre as investidas de Newgarden, Palou liderou 194 voltas, o que pinta um quadro interessante de quão competitivo o Honda nº 10 foi no domingo, mas, mais uma vez, o destino, o azar ou alguma outra força cósmica interveio quando Newgarden foi o melhor do grid.

Além disso, a infelicidade de Penske não se limitou ao bicampeão da Indy 500, já que Scott McLaughlin caiu ao tentar evitar Devlin DeFrancesco, que rodou, e Will Power sofreu outro problema no motor — o segundo em sete dias — que forçou sua aposentadoria.

Fora dos seis primeiros, outras performances fortes vieram de Christian Rasmussen, da Ed Carpenter Racing, que competiu roda a roda com seu companheiro de equipe Alexander Rossi e conquistou o oitavo lugar. Robert Shwartzman, da PREMA Racing, foi rápido durante toda a corrida, recebeu uma penalidade por excesso de velocidade no pit lane e se beneficiou das advertências para se recuperar e terminar em nono, e Jacob Abel, da Dale Coyne Racing, que se manteve firme e fez uma corrida limpa, registrou o melhor resultado de sua temporada de estreia, terminando em 11º, uma posição à frente do veterano companheiro de equipe Rinus VeeKay.

Há muitos carros acidentados para consertar e novas pinturas para aplicar em um curto espaço de tempo, enquanto a série continua sua turnê de cinco corridas em quatro fins de semana em Toronto na sexta-feira.

Faltam cinco corridas para o fim da temporada e Palou tem uma vantagem de 129 pontos sobre O’Ward. A pontuação máxima em qualquer corrida é de 54 pontos, o que significa que o piloto da Ganassi pode vencer Toronto e a corrida do fim de semana seguinte em Monterey, retornar em Portland e ainda manter a liderança do campeonato. A menos que decida se aposentar amanhã, é quase impossível que Palou deixe de se tornar tetracampeão da IndyCar Series.

Como aconteceu

Segundo Marshall Pruett, da revista Racer, a Farm To Fresh 275 ganha luz verde com Alex Palou na liderança e, assim como na corrida de sábado, a primeira volta vem com bandeira amarela, com Devlin DeFrancesco rodando sozinho e levando consigo um azarado Scott McLaughlin. Ambos os carros estão no muro e não podem mais correr.

Na volta 12, Palou dispara com Rosenqvist, Newgarden, Malukas, Power e Daly a reboque.

Volta 18 e Power assume a P4 de Malukas.

Volta 20 e Newgarden assume a P2 de Rosenqvist.

Volta 21 e a potência está diminuindo.

Volta 22 e Power para nos boxes e fica parado. “Igual a Mid-Ohio”, disse ele. “Algum tipo de falha no motor. Parecia que teríamos feito uma ótima corrida. Uma pena. Estamos entregando a eles. Não há muito que possamos fazer.”

Volta 32 e Palou tem 0,8s de vantagem sobre Newgarden.

Volta 48, Palou lidera Newgarden por 0,4s, superando os retardatários. Malukas está 1,4s atrás, em terceiro, e Rosenqvist está 5,9s atrás.

Volta 50 e são Palou, Newgarden, Malukas, Rosenqvist, Palou que acabou de ultrapassar Daly, e bandeira amarela para Sting Ray Robb, que caiu. “Cara, isso aconteceu tão rápido”, diz ele. Grande impacto.

Volta 52 e os boxes. Palou para uma rápida parada e Malukas quase vence Newgarden.

Volta 60 e quando a corrida reinicia, Palou, Newgarden, Malukas, O’Ward, Rosenqvist, Armstrong, Dixon, Daly, Rossi e Shwartzman estão entre os 10 primeiros.

Volta 65 e a pista está verde. Newgarden assume a liderança na Curva 3. Dixon assume a P6 de Armstrong. Shwartzman recebe um drive-through por excesso de velocidade no pit lane.

Volta 70 e Daly assume a P6 de Dixon.

Volta 80 e Newgarden tem 0,5s sobre Palou e 1,0s sobre Malukas.

Volta 100 e Newgarden tem 1,2s de vantagem sobre Palou e 1,7s sobre Malukas. O’Ward está 3,5s atrás, em quarto, Rosenqvist está 4,0s atrás e Daly está a meia volta, 8,8s atrás.

Volta 113 e Newgarden ultrapassou Ferrucci em 16º até agora.

Volta 119 e Palou está lutando contra a subviragem e um insistente Malukas tentando assumir a P2.

Na volta 121, o deslizamento e a luta com Malukas deram a Newgarden uma vantagem de 3,4s sobre Palou.

Volta 130 e pit stop em Newgarden. Cuidado, pois Ericsson bate enquanto Newgarden estava recebendo assistência. Que azar para o líder descontrolado. Aparentemente, houve uma falha na lateral interna do pneu dianteiro direito de Ericsson.

Volta 134 e os boxes do grid.

Volta 142 e Palou lidera a relargada à frente de Malukas e O’Ward.

Volta 145 e Newgarden sobe para P11.

Volta 153 e Newgarden está em 10º.

Volta 157 e Palou lidera Malukas por 1,3s, O’Ward por 2,7s, Daly por 3,6s, Rosenqvist por 3,8s e Armstrong por 4,6s.

Volta 162 e é uma disputa ECR entre Rasmussen e Rossi. Ufa.

Volta 177 e é bandeira amarela pela segunda queda de Ilott em dois dias.

Volta 183 e os boxes do grid.

Volta 185 e Kirkwood, que ficou na frente, Palou, Malukas, Daly, O’Ward, Armstrong, Dixon, Newgarden, Rasmussen e Herta estão entre os 10 primeiros.

Reinício da volta 191.

Volta 193 e Palou assume a liderança de Kirkwood, seguido por Malukas.

Volta 196 e Newgarden sobe para P6.

Na volta 200, Palou mantém 0,3s sobre Malukas, 1,7s sobre Daly, 2,6s sobre Kirkwood, 3,1s sobre O’Ward e 3,9s sobre Newgarden.

Volta 218 Newgarden está em P4 e perseguindo Daly em P3.

Volta 219 e Palou está lidando com subviragem intermitente. Ele diminui a velocidade na saída da Curva 2 regularmente e pede para Malukas diminuir a diferença. Newgarden para P3.

Volta 222 e Palou lidera Malukas por 1,1s e Newgarden por 5,3s. Volta 230 e Newgarden está voando, 3,7s atrás de Palou.

Volta 234 e Palou tem apenas 0,8s de vantagem sobre Palou enquanto o trânsito fica mais intenso.

Volta 237 e Newgarden assume a P2, à frente de Malukas. Palou está sendo ultrapassado por Rosenqvist, que se recusa a ficar uma volta atrás.

Volta 240 e Newgarden assume a liderança e Malukas vai para P2 enquanto Palou cai para P3.

Volta 250 e boxes de Malukas.

Volta 251 e Newgarden e Palou param nos boxes. Saída lenta de Newgarden, que fica parado por um momento, e Malukas passa.

Volta 255 e Palou lidera Armstrong por 15,1s.

Volta 256: advertência por falha no pneu dianteiro direito e acidente de Herta, da Andretti. Cronometragem brutal novamente para Newgarden.

Volta 257 e Palou, Armstrong, Dixon e Shwartzman entram nos boxes.

Reinício da volta 266 com Palou liderando Armstrong e Dixon.

Volta 269 e são Palou, Dixon, Armstrong, Shwartzman, Lundgaard, Malukas, O’Ward, Rosenqvist, Rasmussen e Newgarden.

Volta 272 e Palou marca sua volta mais rápida. Dixon está 0,7s atrás.

Volta 275 e Palou obtém sua sétima vitória da temporada e a segunda vitória em oval de sua carreira.

Você também pode gostar