
Segundo Marshall Pruett, da revista Racer, o clima intenso de sexta-feira, que incluiu um tornado à vista no Iowa Speedway, foi trocado por 24 graus Celsius e corridas sem problemas para dar início a um movimentado treino da IndyCar na manhã de sábado, liderado com facilidade por Scott McLaughlin, da Team Penske.
O Chevy nº 3 de McLaughlin fez uma volta de 183,514 mph para liderar os seis primeiros colocados da Chevy, com Nolan Siegel da Arrow McLaren (182,645 mph), Alexander Rossi da Ed Carpenter Racing (182,512 mph), Pato O’Ward (182,393 mph), Josef Newgarden (182,319 mph) e Christian Rasmussen (182,189 mph).
O líder do campeonato, Alex Palou, foi o primeiro entre os pilotos equipados com motor Honda, em sétimo (182,013 mph).
Foram necessários cuidados devido ao giro de Pato O’Ward ao sair do pit lane, ao carro parado de Jacob Abel e à colisão de Christian Rasmussen com o muro.
Dos 27 pilotos, 26 participaram da sessão de treinos livres, que se seguiu à sessão de pneus de alta resistência, onde Kyle Kirkwood, da Andretti, bateu e quebrou a suspensão direita. Como resultado, Kirkwood – que ocupa o segundo lugar no campeonato – não pôde participar do treino livre e irá direto para a classificação com o carro consertado.
“Estávamos correndo bem lá em cima e eu fui para baixo e a bola se soltou, até mais tarde. Foi um erro meu. Me pegou de surpresa”, disse Kirkwood.
Depois de perder na sexta-feira, um ritmo frenético dominará o dia, com a próxima qualificação às 13h30 (horário do leste dos EUA) e a primeira corrida de 275 voltas patrocinada pela Sukup do fim de semana, que será transmitida ao vivo pela FOX às 17h (horário do leste dos EUA).

