Iowa

por Indycar

A Honda tem um retrospecto perfeito de 10 em 10 em 2025, incluindo as duas vitórias em ovais nesta temporada no Indianapolis Motor Speedway pelo líder do campeonato da NTT INDYCAR SERIES, Alex Palou, e no World Wide Technology Raceway por Kyle Kirkwood.

Mas o Iowa Speedway tem sido território da Chevrolet, com nove vitórias consecutivas. A Team Penske dominou, conquistando oito delas, incluindo uma vitória dupla de Scott McLaughlin e Will Power em 2024, e uma vitória de Josef Newgarden no fim de semana de 2023.

O piloto da McLaren Power and Arrow, Pato O’Ward, também terminou em segundo em cinco das últimas sete corridas em Iowa, enquanto a Penske também conquistou 11 prêmios NTT P1 nas últimas 13 corridas aqui. No entanto, apenas um pole position venceu em Iowa nas últimas 21 tentativas – Newgarden em 2020.

Será que a Honda conseguirá quebrar o domínio da Chevy? A Penske se manterá quase perfeita em Iowa?

A Synk 275, com tecnologia Sukup, começa às 17h (horário do leste) no sábado, e a Farm to Finish 275, com tecnologia Sukup, recebe a bandeira verde às 13h (horário do leste) no domingo. Ambas as corridas são transmitidas pela FOX, pelo aplicativo FOX Sports e pela INDYCAR Radio Network.

Favoritos

Josef Newgarden (nº 2 Astemo Team Penske Chevrolet)

Apesar de uma sequência brutal com resultados em 25º, 25º e 27º em suas últimas três largadas nesta temporada, Newgarden pode ser a história de retorno do fim de semana. Ele dominou Iowa no passado, com seis vitórias em 16 largadas, incluindo uma vitória em 2023, e 1.847 voltas lideradas na pista curta de 0,894 milhas, incluindo nove de suas últimas 13 largadas liderando 111 voltas ou mais. Ele foi especialmente forte na Corrida 1, com quatro top 5 consecutivos, em comparação com duas chegadas entre os cinco primeiros na Corrida 2, ambas com vitórias.

Scott McLaughlin (No. 3 XPEL (Corrida 1), Gallagher Insurance (Corrida 2) Team Penske Chevrolet)

McLaughlin, assim como Newgarden, teve azar em pistas circulares nesta temporada. Ele caiu na volta de abertura em Indianápolis e sofreu um abandono mecânico na WWTR. Além disso, ele entra com uma sequência de 30º, 12º, 24º, 12º e 23º lugares, respectivamente, nas últimas cinco corridas desta temporada. Mesmo assim, ele venceu a Corrida 1 em Iowa no ano passado, conquistando sua primeira vitória em um oval, e em seguida terminou em terceiro lugar na Corrida 2. Ele vem de uma sequência de cinco resultados consecutivos entre os cinco primeiros em Iowa.

Pato O’Ward (No. 5 Arrow McLaren Chevrolet)

O’Ward entra em Iowa como um claro concorrente, ostentando quatro pódios em suas últimas seis largadas no oval curto. Ele venceu a Corrida 2 em 2022 e terminou em segundo lugar na Corrida 1 no ano passado. Seu histórico na Corrida 1 é especialmente forte, com quarto, segundo, terceiro e segundo lugares, respectivamente. Embora a Corrida 2 tenha sido mais irregular (incluindo uma vitória e um 12º lugar), seu desempenho no oval nesta temporada – terceiro lugar nas “500” e segundo lugar na WWTR – o torna alguém a ser observado.

Will Power (nº 12 da Verizon Team Penske Chevrolet)

Power finalmente conquistou sua primeira vitória em Iowa no ano passado, em sua 18ª largada, coroando uma forte sequência recente na pista. Ele conquistou cinco pódios em suas últimas sete corridas em Iowa, incluindo três segundos lugares. Power dominou a Corrida 2, com resultados em segundo, segundo, segundo e primeiro desde 2020. A Corrida 1 foi menos consistente, com resultados de 21º, terceiro, quinto e 18º. Ainda assim, seu desempenho na Corrida 2 o torna uma séria ameaça.

Alex Palou (nº 10 da DHL Chip Ganassi Racing Honda)

Após vencer as 500 Milhas de Indianápolis, Palou está ganhando impulso nos ovais. Ele terminou em segundo na Corrida 2 de Iowa no ano passado e conquistou dois pódios em suas últimas três largadas. Enquanto a Corrida 1 foi menos tranquila, sem nenhum top-5 em quatro tentativas, Palou mostrou um ritmo forte. Ele sofreu um acidente enquanto estava entre os 10 primeiros na Corrida 1 do ano passado. Será que Palou conseguirá acabar com a recente seca da Chip Ganassi Racing em Iowa (0-18 desde 2009)?

Dorminhocos

David Malukas (No. 4 Clarience Technologies Chevrolet)

Malukas construiu discretamente um currículo sólido em ovais. Embora as corridas do ano passado em Iowa com a Meyer Shank Racing tenham rendido 26º e 13º lugares, ele conquistou oitavos lugares consecutivos na Corrida 2 com a Dale Coyne Racing em 2022 e 2023. Seus resultados na Corrida 1, 14º e 12º, foram menos impressionantes, mas consistentes. Malukas também brilhou na Indy 500 com um segundo lugar e mostrou velocidade na WWTR, classificando-se em quarto e liderando 67 voltas antes de um erro no final o derrubar para 12º. Ele é um azarão com potencial.

Scott Dixon (No. 9 PNC Bank Chip Ganassi Racing Honda)

Dixon pode estar sem vitórias em 21 corridas em Iowa, mas não o descarte. O hexacampeão da série conquistou discretamente nove resultados consecutivos entre os seis primeiros no oval curto, incluindo dois segundos lugares. Apesar de Iowa ser uma das cinco pistas ativas que ele ainda não conquistou, a consistência de Dixon o mantém na conversa. Ele não é um favorito, mas é um azarão com a experiência e o ritmo necessários para conquistar uma vitória.

Santino Ferrucci (No. 14 Sexton Properties/AJ Foyt Racing Chevrolet)

Ferrucci mostrou potencial na temporada passada com um sexto e um 11º lugar em Iowa, suas primeiras corridas com a AJ Foyt Racing neste oval com uma aliança técnica da Team Penske. Fortes resultados entre os cinco primeiros na Indy 500 e no World Wide Technology Raceway este ano o tornam um piloto a ser observado neste fim de semana.

Colton Herta (Nº 26 Gainbridge Honda)

Herta mostrou um ritmo forte em Iowa no ano passado, liderando 86 voltas na Corrida 1, seu melhor desempenho em quatro tentativas, antes de terminar em 11º. Ele melhorou na Corrida 2 com um sólido quinto lugar, após um sétimo no ano anterior. A classificação de Herta também tem sido impressionante, com seis largadas entre os seis primeiros em suas últimas oito visitas. No entanto, os pilotos da Andretti Global Andretti estão 0-11 em Iowa desde que venceram sete das primeiras nove corridas na arena. Mas a Andretti Global venceu duas das últimas três corridas ovais da série, com Herta vitorioso na final da temporada de 2024 no Nashville Superspeedway e Kirkwood vencendo no mês passado no WWTR.

Marcus Ericsson (No. 28 Delaware Life Honda)

Ericsson tem se mostrado sólido em Iowa, nunca terminando pior que 11º lugar até um 23º lugar na Corrida 2 do ano passado. Ele teve boas performances com um quarto e um nono lugar em 2023, seguidos por um nono lugar na Corrida 1 do ano passado. Consistente e competitivo, Ericsson continua sendo um candidato.

Fonte: Indycar

Você também pode gostar