
A sessão de treinos da manhã de sábado para o Honda Indy Toronto foi uma prova da evolução da pista, já que a volta mais rápida estabelecida por Louis Foster, da Rahal Letterman Lanigan, foi melhorada em 1,7 segundos, enquanto Colton Herta, da Andretti Global, ditou o ritmo com 1m00.058s no Honda nº 26.
O pole position de Toronto em 2024 liderou a Andretti por dobradinha com Kyle Kirkwood no Honda nº 27 (1m00.158s), seguido por um 3-4 da Team Penske com Josef Newgarden no Chevy nº 2 (1m00.588s) e Scott McLaughlin no Chevy nº 3 (1m00.628s). Pato O’Ward ficou em quinto no Chevy Arrow McLaren nº 5 (1m00.689s), e Scott Dixon, da Chip Ganassi Racing, completou os seis primeiros no Honda nº 9 (1m00.730s).
“A pista ficou muito mais aderente naquela sessão”, disse Kirkwood. “Continuamos ficando cada vez mais rápidos. Vamos ver o que acontece na classificação. Até agora, tudo bem.”
A sessão de 45 minutos começou com um céu lindo e limpo e um trabalho de repavimentação feito pela cidade durante a noite na acidentada zona de frenagem da Curva 3, o que não pareceu melhorar os problemas vistos na sexta-feira, já que os pilotos continuaram a saltar sobre um grande obstáculo na entrada da seção, travando os pneus e usando a área de escoamento.
Após 15 minutos de corrida, Louis Foster foi o mais rápido, com 1m01.750s, à frente de Alex Palou, Kyle Kirkwood, Colton Herta, Pato O’Ward e David Malukas.
Vinte minutos depois, Herta subiu da quarta para a terceira posição e Kyffin Simpson subiu para a quinta. Dois minutos depois, Nolan Siegel subiu para a terceira posição e, em seguida, Alexander Rossi e Marcus Ericsson foram para a primeira e segunda posições, respectivamente, aos 22 minutos da metade da sessão.
O padrão de 1m01.471s de Rossi durou cerca de uma volta antes de Simpson assumir a P1 com 1m01.301s enquanto a pista continuava melhorando.
Após 29 minutos de corrida, Kirkwood assumiu a P1 com uma volta de 1m00.367s, liderando Simpson com 1m01.301s por quase um segundo. Will Power melhorou para P2 com 1m00.734s e a disputa por voltas começou.
Palou foi o próximo a se mover, assumindo a P3, e então Herta saltou para a P2. Com 12 minutos restantes, os seis primeiros eram Kirkwood, Herta, Power, O’Ward, Palou e Graham Rahal, mas cada volta trazia mudanças.
Scott McLaughlin subiu para a P3 faltando 10 minutos, e então foi o companheiro de equipe da Penske, Josef Newgarden, que melhorou para a P4. Com oito minutos restantes, foi Herta, da Andretti, que saltou para a P1 com 1m00.058s, e Kirkwood, com Newgarden, McLaughlin e Power, da Penske, da P3 para a P5.
Com apenas seis minutos restantes, Scott Dixon foi para a quinta posição, mas foi substituído por O’Ward no final da sessão, sob bandeira amarela, após Jacob Abel bater na aproximação da bandeira quadriculada. Ele desceu do carro, que havia quebrado as suspensões esquerda e direita, e saiu andando.

