
A Lamborghini revelou oficialmente o novo Temerario GT3 no Goodwood Festival of Speed, antes de sua estreia na competição planejada para março de 2026.
O Temerario GT3 é o primeiro carro de corrida da Lamborghini projetado, desenvolvido e construído internamente pela fabricante italiana. Ele conta com o motor V8 biturbo de 4 litros do Temerario para uso em ruas, mas sem o elemento híbrido presente no mais recente “bebê touro” da Lamborghini.
Segundo RJ O’Connell, colaborador da revista Racer, grande parte do Temerario GT3 foi desenvolvido pensando na facilidade de uso para pilotos, mecânicos e engenheiros, incluindo chassis dianteiro e auxiliar removíveis, painéis da carroceria e placas de montagem da suspensão para manutenção e reparos mais rápidos. O carro também apresenta um interior atualizado, nova carroceria leve em composto de carbono e fluxo de ar aprimorado para refrigeração do motor e dos freios.
“Após o sucesso esportivo e comercial do projeto Huracán GT3, com o qual conquistamos 96 campeonatos e vendemos mais de 200 unidades, sempre imaginamos modelos de corrida desde o início do projeto Temerario”, disse Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Lamborghini. “O Temerario GT3 estabelecerá um padrão para seus concorrentes, assim como o Temerario de rua.”
“O Temerario GT3 foi projetado com o usuário final em mente”, disse o Diretor Técnico Rouven Mohr. “Tudo foi considerado, desde a eficiência da aerodinâmica até a curva de potência e a maneira como a equipe consegue operar o carro. O carro opera em uma área ligeiramente diferente das janelas de desempenho, que são usadas para equilibrar os carros de diferentes configurações, em comparação com seu antecessor.”
Estamos confiantes de que será competitivo em termos de tempo de volta, além de agradável de pilotar em uma ampla gama de condições, incluindo à noite e na chuva. A equipe de desenvolvimento trabalhou duro para garantir que o carro tenha uma ampla janela de operação e que as equipes possam trabalhar melhor nele.

O Temerario GT3 foi criado para suceder o Huracán GT3, que foi lançado em 2015 e conquistou grandes vitórias em corridas de resistência em Daytona, Sebring e, mais recentemente, Spa, além de seus 96 campeonatos ao redor do mundo.
Mas 2026 será um “ano de testes” para o Temerario GT3, de acordo com Mohr. A previsão é de que ele estreie nas Doze Horas de Sebring. Depois disso, ele participará de eventos e campeonatos selecionados a serem definidos nos próximos meses, operados pelo que Mohr chama de “equipes de ponta”.
No máximo 10 Temerario GT3 serão produzidos no próximo ano, devido à alta demanda pelo carro de rua, com o qual a versão GT3 compartilha a mesma linha de produção na fábrica de Sant’Agana Bolognese, na Itália. Durante esse período, a Lamborghini continuará a oferecer suporte aos clientes que utilizam o Huracán GT3 EVO2 em campeonatos ao redor do mundo.
“No ano que vem, o mais importante para nós é aprender a usar o carro e colocá-lo na janela de desempenho”, disse Mohr sobre o lançamento escalonado do Temerario. “Selecionaremos as equipes com as quais temos uma boa colaboração e parceria. E isso também decidiremos com base no crescimento do desenvolvimento, que também determinará quais equipes receberão a alocação. Mas, com certeza, haverá uma mistura (dos dois modelos da Lamborghini competindo juntos no próximo ano)”, acrescentou.
