Peugeot revela bastidores emocionantes e destaca evolução técnica nas 6H de São Paulo

por Stellantis

O time da Peugeot TotalEnergies protagonizou um final de semana marcante na etapa brasileira do Campeonato Mundial de Endurance (WEC), disputada no lendário Autódromo de Interlagos. A equipe francesa, com seus dois protótipos 9X8 híbridos, completou 240 voltas cada e alcançou as posições 6ª e 7ª, resultado que representa o melhor desempenho da temporada e reforça a evolução técnica e estratégica da marca no campeonato.

A corrida de seis horas é uma verdadeira maratona de velocidade e resistência, reunindo 36 carros divididos entre as categorias Hypercar e LMGT3. Interlagos tem 4,309 km em seu circuito, é uma pista curta porém muito intensa e o trânsito entre as diferentes categorias de carros exige ainda mais atenção e estratégia.

“É uma volta curta, o que a torna muito compacta para corridas de resistência. Quando temos 36 carros em uma volta curta, isso cria situações de trânsito mais dificeis. Você tem que ser muito mais inteligente com esse trânsito, enquanto em Le Mans os carros estão espalhados por uma pista mais longa”, explicou Mikkel Jensen, piloto do PEUGEOT #93.

O 9X8, evolução da máquina híbrida da PEUGEOT, destaca-se pela combinação de um motor a combustão V6 biturbo 2.6L com potência aproximada de 680 cavalos, e um motor elétrico frontal de 272 cavalos, que garante tração integral. A bateria de alta densidade de 900 volts, desenvolvida em parceria com TotalEnergies e Saft, é peça fundamental para a eficiência energética do sistema.

A versão 2024 do carro recebeu atualizações essenciais para aprimorar a aerodinâmica, incluindo uma asa traseira e pneus diferenciados – 29 cm na frente e 34 cm atrás, além de ajustes no centro de gravidade para melhor adequação à BoP (Balance of Performance).

Além da performance, o PEUGEOT 9X8 é um verdadeiro marco no design automotivo, rompendo barreiras tradicionais para entregar uma estética disruptiva no universo dos hipercarros. Diferente dos modelos convencionais, o 9X8 aposta em linhas fluídas e elegantes, reforçando a identidade visual única da PEUGEOT. A assinatura luminosa não só o torna inconfundível na pista, como também traduz a ousadia e a expertise da marca francesa em unir performance e estilo, mantendo-se fiel à herança PEUGEOT de carros que são ao mesmo tempo poderosos e visualmente impactantes.

“A coisa mais especial sobre o carro é realmente a identidade do carro. Os hipercarros do WEC têm suas próprias identidades e você pode realmente ver o 9X8 contra todos os outros. A PEUGEOT é diferente. É especial”, afirmou Loïc Duval, piloto oficial do carro #94.

Além disso, a pista de Interlagos passou por recapeamento recente, o que alterou o asfalto, trazendo novas variáveis à aderência e temperatura da pista. Isso exigiu rápida adaptação da equipe e dos pilotos.

“Quando você tem um asfalto diferente, a temperatura pode mudar, e normalmente isso traz mais aderência no geral. Tivemos que nos adaptar para comparar com o que sabíamos do ano passado”, disse Duval.

O espírito de Interlagos, com sua história ímpar no automobilismo, especialmente pela conexão com Ayrton Senna, foi tema constante nas entrevistas. Para o escocês Paul Di Resta, a cidade é um turbilhão de paixão e tradição.

“É uma cidade tão cheia de cor e paixão, e guarda muita história no automobilismo, graças ao Ayrton Senna, por ser uma pista tradicional e um lugar que adoramos frequentar. Com certeza, é um crédito para o calendário”, destacou.

Já o jovem dinamarquês Malthe Jakobsen, que disputou sua primeira corrida em Interlagos, revelou a empolgação com a experiência:

“Esta pista é algo muito único, com toda a história de Ayrton Senna e dos grandes pilotos brasileiros. Estou ansioso para fazer minhas primeiras voltas aqui.”

A energia do público brasileiro também ganhou destaque, com todos os pilotos ressaltando a paixão vibrante da torcida.

“Eles são barulhentos, apaixonados, adoram assistir a uma boa corrida. Você sente a energia desde o começo até a largada”, comentou Di Resta.

No centro estratégico da operação da Peugeot TotalEnergies está o diretor técnico Olivier Jansonnie, figura-chave na condução do desenvolvimento e da performance do inovador 9X8. Para ele, a etapa em Interlagos representa um desafio particular: a pista paulistana, recapeada recentemente, trouxe novas variáveis que exigiram uma abordagem meticulosa da equipe.

“A nova superfície introduz incertezas importantes, especialmente quanto ao comportamento dos pneus. Sabíamos que a estratégia de compostos seria decisiva, por isso utilizamos os treinos livres para explorar ao máximo as possibilidades e ajustar a configuração ideal”, explicou Jansonnie.

Além da preparação técnica, ele destacou o valor emocional e simbólico da presença da equipe no Brasil. “Estamos muito felizes e orgulhosos de estar aqui. Este projeto é fruto de anos de trabalho coletivo – do design inicial do carro à operação precisa durante a corrida. Competições como o WEC são extremamente exigentes, e correr em um circuito com tanta história como Interlagos nos motiva ainda mais”, afirmou, reforçando o comprometimento da equipe em continuar elevando o nível de performance do 9X8 em cada etapa da temporada.

Jean-Marc Finot, vice-presidente da Stellantis Motorsport, destacou o papel estratégico da PEUGEOT no cenário global das corridas de endurance, reforçando o elo entre tradição e inovação tecnológica. Para ele, o envolvimento da marca no WEC vai muito além da competição em si. Trata-se de um ambiente de desenvolvimento avançado que impulsiona soluções aplicadas também aos veículos de rua.

“O automobilismo está no DNA da PEUGEOT. São mais de 50 anos de história, com vitórias em Le Mans e no Mundial de Rally. O WEC é um laboratório para as tecnologias híbridas que aplicamos em nossos carros de rua.” O ambiente nos boxes é uma mistura de adrenalina, precisão e trabalho em equipe, onde cada detalhe pode fazer a diferença no resultado final. Para mostrar toda essa intensidade, a PEUGEOT preparou um vídeo exclusivo, com imagens inéditas dos boxes, da corrida e entrevistas com os pilotos, equipe técnica e lideranças, trazendo um olhar autêntico e único ao desafio das 6 Horas de São Paulo.

Fonte: Stellantis

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