
Restam sete corridas na temporada regular da Cup Series, e as voltas finais da Chicago Street Race no último fim de semana viram uma grande oscilação na classificação dos playoffs.
Em vez de lutar por mais um dia e conquistar um importante dia de pontos entre os 10 primeiros, Bubba Wallace foi um pouco agressivo com Alex Bowman nos estreitos limites da pista de 3,5 quilômetros e rodou na curva 2 após tentar ultrapassar o Chevrolet nº 48 da Hendrick Motorsports. O que seria um top 10 se transformou em um 28º lugar para Wallace e a equipe 23XI Racing, e agora o veterano de oito anos se encontra apenas três pontos acima da linha de eliminação, com Ryan Preece em seu encalço.
Segundo Cameron Richardson, da Nascar.com, mais dois circuitos ainda estão por vir antes dos playoffs, e o Sonoma Raceway, no domingo (15h30 horário do leste dos EUA, TNT Sports/truTV, HBO Max, PRN Radio, SiriusXM NASCAR Radio), provavelmente verá outra grande mudança na perspectiva da bolha. Com estatísticas e probabilidades fornecidas pelo Racing Insights, veja quem está caminhando na direção certa e quem está na defensiva com outro circuito se aproximando.

BANDEIRA VERDE [Quem está em uma ótima posição para Sonoma]
Preece encontrou o tesouro, enquanto seus rivais na disputa dos playoffs continuam cometendo erros e desperdiçando pontos. O verão tem sido relativamente tranquilo para o piloto nº 60 da RFK Racing, mas os números não devem ser ignorados, já que ele terminou entre os 15 primeiros em sete das últimas oito corridas, incluindo cinco entre os 10 primeiros nesse período. Preece lutou contra a calamidade da etapa final na “Cidade dos Ventos” e conquistou um impressionante sétimo lugar, provando que seu talento vai muito além do circuito de pista curta. Ele também viu o maior aumento em sua probabilidade de playoffs, de pouco mais de 20% antes de Chicago, para 38,53%.
Outro piloto a ser observado, e ainda em busca de sua primeira vitória na Copa, é Ty Gibbs (18,65% de probabilidade nos playoffs). Ele foi vice-campeão, perdendo para Shane van Gisbergen em Chicago, e estava acompanhando o neozelandês em ritmo e estratégia na Cidade do México, antes de uma advertência prematura de Carson Hocevar atrapalhar os planos da equipe Joe Gibbs Racing, número 54. Ele está atualmente 66 pontos abaixo da linha de eliminação e, embora não seja impossível de recuperar com pouco menos de dois meses restantes, uma vitória certamente acabará com muita pressão e barulho para o veterano do terceiro ano, que encontrou um talento para circuitos de rua em nível nacional.
BANDEIRA AMARELA [Quem está na periferia de Sonoma]
Estou apenas colocando Chris Buescher aqui porque a equipe RFK nº 17 deixou muitos pontos em aberto depois que um problema mecânico arruinou o que poderia ter sido um dia em que Buescher realmente construiu sua vantagem para a linha de eliminação. No entanto, as estatísticas do nativo de Prosper, Texas, no norte da Califórnia, são impressionantes. Ele não terminou pior do que o quarto lugar nas três corridas da Next Gen em Sonoma e liderou 32 voltas no evento do ano passado. Enquanto o carro nº 17 estiver a todo vapor na tarde de domingo, espere que Buescher esteja na briga por sua primeira vitória na Copa desde Watkins Glen na temporada passada.
BANDEIRA VERMELHA [Quem me preocupa indo para Pocono]
Voltando à equipe nº 23. Se você está fora da disputa pela vitória e está correndo bem, precisa escolher suas batalhas. Sim, Bowman e Wallace estavam lutando para avançar no Desafio da Temporada, mas era preciso haver um equilíbrio entre isso e o objetivo geral de tentar chegar à pós-temporada. Wallace certamente melhorou em percursos de rua ao longo dos anos, mas uma vantagem de três pontos não deixará nem mesmo os maiores torcedores da equipe nº 23 confiantes para Sonoma.
Os números também não são um bom presságio para Wallace em Sonoma, já que ele não está entre os 10 primeiros em seis largadas na pista e tem como melhor resultado apenas o 14º lugar (2021).