CEO da Stellantis, Antonio Filosa, inaugura no Safety Center South America

por Stellantis

Em sua primeira visita oficial ao Brasil como CEO global da Stellantis, Antonio Filosa inaugurou, no Polo Automotivo de Betim (MG), uma nova estrutura do Safety Center dedicada a realizar testes de colisão em veículos híbridos e elétricos.

A modernização do espaço representa um importante avanço tecnológico, ampliando a capacidade da Stellantis de desenvolver localmente soluções inovadoras dedicadas à segurança veicular de seus veículos, independentemente do tipo de propulsão.

“O Safety Center marca mais um passo na consolidação da América do Sul como uma região estratégica para a produção de veículos híbridos e elétricos. Com foco em segurança, sustentabilidade e inovação, fortalecemos nossa liderança e o protagonismo no mercado sul-americano. Reforçamos, ainda, nosso compromisso com o futuro da mobilidade e com o desenvolvimento tecnológico nacional”, destaca Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul.

“Essa inauguração é mais uma prova do quanto acreditamos na força da nossa engenharia local e no potencial da América do Sul para liderar a transformação da mobilidade. Investir em infraestrutura tecnológica, segurança e inovação é essencial para que sempre possamos oferecer soluções que superem as expectativas de nossos clientes”, afirma Márcio Tonani, vice-presidente sênior dos Centros Técnicos de Engenharia da Stellantis para a América do Sul.

Protocolos de segurança

No Safety Center, o mais moderno centro de testes de colisão do hemisfério sul, uma equipe especializada com mais de 50 engenheiros conduz rigorosos protocolos de avaliação. Os testes de colisão para veículos híbridos e elétricos seguem procedimentos similares aos aplicados em veículos a combustão, mas com foco em aspectos críticos relacionados às baterias e sistemas elétricos.

Antes da realização dos testes de impacto, é feita uma inspeção completa das baterias, com análises visuais, testes elétricos e verificação de isolamento. Durante os ensaios, tecnologias avançadas monitoram sinais de curto-circuito, fuga térmica e risco de incêndio, garantindo controle total do processo.

Após a colisão, a área é isolada e equipes técnicas, junto à brigada de incêndio, seguem diretrizes especiais para veículos de alta voltagem. São realizadas inspeções visuais e medições com equipamentos não invasivos para verificar a integridade do compartimento da bateria, enquanto a temperatura e possíveis gases liberados são monitorados continuamente.

Qualquer sinal de instabilidade aciona automaticamente sistemas de contenção e supressão de incêndio, garantindo a segurança da equipe e a validade dos dados coletados.

Os modelos seguem, então, para uma Zona de Segurança, onde são monitorados por pelo menos 24 horas, utilizando câmeras térmicas e registradores de temperatura conectados a sistemas online.

Esses dados ficam acessíveis ao Corpo de Bombeiros e à equipe do Safety Center, garantindo resposta rápida em caso de qualquer irregularidade. Caso seja detectado risco de incêndio ou falha no isolamento elétrico, o protocolo prevê o resfriamento do veículo com água, por meio de um tanque de imersão, desenvolvido especificamente para conter emergências envolvendo baterias de alta voltagem.

Fonte: Stellantis

Você também pode gostar