
Quando um piloto que venceu seis vezes em oito corridas desperdiça uma sétima vitória aparentemente inevitável, algumas pessoas vão se banhar no infortúnio de tudo isso, tal é a natureza do esporte de elite.
Mas, apesar do próprio constrangimento de Alex Palou sobre como ele perdeu a corrida da IndyCar em Mid-Ohio , tanto a maneira como ele lidou com a gafe quanto o fato de que ele ainda tem uma liderança de 113 pontos no campeonato com sete corridas restantes tornam qualquer conclusão negativa do evento inútil.
Palou “simplesmente perdeu um pouco o controle na entrada” da Curva 9, na volta 86 de 90, após ter eliminado o que poderia e talvez devesse ter sido uma estratégia vencedora para seu companheiro de equipe na Ganassi, Scott Dixon. Tal era o ritmo de Palou, que ele fez um pit stop extra que valeu cerca de 25 segundos de tempo de corrida, e ainda assim estava pronto para vencer por cerca de cinco segundos antes do erro.
Segundo Jack Benyon, colaborador da revista The Race, antes de dar a vitória a Dixon, Palou foi – junto com Kyle Kirkwood – um dos dois vencedores em nove corridas da IndyCar, conquistando três poles. Desde que se mudou para a Ganassi em 2021, Palou superou seu concorrente mais próximo (Dixon) por 371 pontos.
Seu domínio foi absoluto.
“Vimos o Sr. Perfeito cometer um erro, o que não vemos com frequência”, disse Christian Lundgaard sentado ao lado de Palou na coletiva de imprensa pós-corrida.
O fato de ele estar disposto a reconhecer isso bem na cara de Palou pode ser apenas uma evidência do estilo de Lundgaard de “sem besteira, diga o que pensa”.
Mas o conforto em reconhecer o erro tão logo depois — sabendo como isso seria para um piloto — talvez também indique o conhecimento de Lundgaard e de todos os outros de que isso é uma raridade tão grande que, em vez de ser uma história enorme, na verdade não existe!
Palou tem sido tão bom e cometido tão poucos erros em comparação aos seus rivais que, embora esta tenha sido uma das lutas mais famosas que já vimos, já que lhe custou uma vitória, isso não importa, porque ele tem sido muito bom.
A outra coisa que quero elogiar é como Palou lidou com tudo isso.
Primeiro, ele imediatamente se disponibilizou para uma entrevista na TV, apesar do constrangimento que sentiu.
Ele não apenas assumiu a culpa, como também elogiou sua própria equipe pelo excelente trabalho no fim de semana em que ele lhes custou o resultado – eles não se importarão, dado o sucesso esmagador que ele lhes trouxe! – e elogiou seu companheiro de equipe Dixon e a equipe #9 pela vitória árdua e digna da qual eles podem se “orgulhar”.
Ele juntou as mãos apontando para cima no final da entrevista — talvez como um pedido de desculpas ao seu time, ou aos seus fãs, quem quer que seja.
Então, na coletiva de imprensa pós-corrida, ele deu um golpe no resto do grid, reconhecendo que esse não foi apenas um erro seu, mas que ele aprenderia com isso.
Deus nos livre que seus rivais consigam melhorar .
“Acho que perdemos hoje, não foi como se tivéssemos sido derrotados, mas nós mesmos perdemos”, disse Palou.
Espero aprender com isso. Ainda é bom, de certa forma, termos conseguido 1-2. Perdemos, mas mantivemos a vitória no time. Acho que isso vai deixar o time mais feliz, e Chip [Ganassi, dono do time] mais feliz.
“É doloroso cometer um erro tão grande quando você poderia ter… agora é fácil dizer: ‘Economize um pouquinho, você não precisa estar no limite’. Mas quando você está dirigindo, você não sente que está tão no limite.”
“Levará algumas horas, mas no final do dia ainda terminamos em segundo, tivemos um fim de semana incrível e devemos estar orgulhosos disso.”
Quando lhe foi apontada a ironia de que, apesar do incidente, ele havia ampliado sua vantagem em 20 pontos, chegando a 113 — mais uma prova de que o erro era basicamente insignificante —, ele acrescentou: “É por isso que provavelmente não vai levar dois dias para se recuperar. Vai levar apenas algumas horas.”
Ainda assim, é um resultado incrível, terminar em segundo, correr na frente e, no geral, se somarmos todo o fim de semana, liderando 75 voltas, conquistando a pole e correndo muito, muito rápido o fim de semana todo, foi incrível e ampliando a vantagem na pontuação também. Mas sim, ainda assim, perdemos a corrida lá.
A reação a isso teria sido diferente se Palou estivesse em uma disputa acirrada pelo título? Sim. Mas ele não está, porque tem sido excepcional.

Qualquer erro este ano será de grande repercussão, porque ele está sempre na frente. É inevitável que um piloto cometa um erro a cada ano – em Iowa no ano passado, quando ele bateu, por exemplo –, mas os de Palou são mais notáveis devido ao seu magnetismo por estar na frente.
Palou pode perder 16 pontos por corrida — considerando que você efetivamente ganha cinco pontos por começar uma corrida — nos sete eventos finais e ainda assim levar seu quarto título.
Este erro é um contratempo insignificante numa temporada – e carreira – espetaculares. Ele cometeu um erro, mas outros cometem mais, e ele se colocou em posição de apostar nas probabilidades, arriscar mais e continuar a dominar.
É o tipo de erro que pode custar a outro piloto um novo contrato com uma equipe, mas que será totalmente esquecido ou motivo de chacota para Palou em retrospectiva.
Um resultado ruim e constrangedor para Alex Palou em 2025 é o segundo lugar. Isso diz tudo o que você precisa saber.