
O Audi RS 3 LMS provou ser um sério concorrente na classe IMSA Michelin Pilot Challenge TCR nesta temporada, com vitórias em Daytona para a Road Shagger Racing e no Canadian Tire Motorsport Park e Indianápolis para a JDC/Miller Motorsports, além de quatro outras colocações entre os cinco primeiros entre eles.
A Audi lidera o campeonato de fabricantes da classe TCR depois da Indy, e os pilotos da JDC-Miller, Mikey Taylor e Chris Miller, estão em segundo lugar na pontuação. A competitividade do RS 3 LMS não é nenhuma surpresa depois de pilotar o carro de rua RS 3 no qual ele se baseia.
O RS 3 é um sedã esportivo compacto que reúne toda a tecnologia de desempenho pela qual a Audi é famosa. Ele tem tração integral Quattro, é claro, e sob o capô está um motor exclusivo de 2,5 litros turboalimentado de 5 cilindros que gera 401 cavalos de potência e 369 libras-pé de torque.
Ele é construído sobre uma plataforma de tração dianteira, mas o RS Torque Splitter pode enviar 50% da potência para a traseira. Ele também pode direcionar a potência individualmente para as rodas traseiras, ou você pode configurá-lo para enviar toda a potência da traseira para a roda traseira externa, o que é útil para drifting. A única opção de transmissão é uma dupla embreagem de 7 velocidades.
Os freios robustos também podem parar o carro rapidamente, com pinças de 6 pistões na frente com rotores de 14,8 polegadas e rotores de 12,2 polegadas atrás.
Foto: David Haueter
Todo esse desempenho é bem aproveitado, já que o RS 3 acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, um pouco mais rápido que o BMW M2. Em 2021, a Audi levou o RS 3 ao Nürburgring Nordschleife, onde estabeleceu um recorde para carros compactos com uma volta de 7 minutos e 40,748 segundos, o que é impressionante considerando que o carro pesa 1.635 kg. Esse recorde foi superado pelo BMW M2 este ano, mas por pouco.
O RS 3 tem a aparência que comprova seu desempenho, com a grade frontal grande, característica da Audi, ladeada por entradas de ar de tamanho considerável, para-lamas alargados e escapamentos largos na traseira. O carro tem uma aparência firme e musculosa, e o acabamento preto ficou ótimo com a pintura Python Yellow Metallic dos nossos carros de teste.
Por dentro, o painel tem muitas linhas e ângulos, mas tudo é bem disposto e os mostradores digitais são personalizáveis com diferentes visualizações e informações. Alguns plásticos parecem um pouco de baixa qualidade, pois são herdados do modelo básico A3, mas as superfícies principais transmitem uma sensação de qualidade superior.
Os assentos são confortáveis e ainda oferecem suporte para uma direção agressiva, e a textura e o diâmetro do volante são agradáveis ao toque.
Foto: David Haueter
Uma pequena reclamação que tive foi com as borboletas de troca de marchas, que são pequenas, difíceis de alcançar e um pouco escorregadias, já que são todas de metal. O controle de volume do som estéreo, redondo e sensível ao toque, também é muito sensível e difícil de usar, mas, felizmente, também há um controle de volume no volante.
Do assento do motorista, o RS 3 é muito divertido, mas também muito acessível. Os melhores sedãs esportivos versáteis são aqueles práticos o suficiente para serem usados no dia a dia e divertidos de dirigir sem arriscar sua carteira de motorista, mas também capazes de emocionar o motorista em uma estrada sinuosa ou em uma pista de corrida quando essas oportunidades surgirem.
O RS 3 reúne todas essas qualidades. Ele pode ir ao supermercado, ser conduzido pela cidade para fazer recados e encarar longas viagens interestaduais, mas também oferece todos os benefícios da diversão ao dirigir.
A Audi tradicionalmente fica em segundo plano em relação à BMW quando se trata de dinâmica de direção, mas o RS 3 muda tudo isso. Ele tem uma suspensão perfeitamente ajustada com amortecimento que lida com as imperfeições da estrada sem comprometer o equilíbrio, e há muita aderência que dá ao motorista confiança para acelerar com força nas curvas.
Foto: David Haueter
Essa confiança é reforçada pela tração integral Quattro e pela capacidade de ajustar o torque dianteiro e traseiro. As trocas de marchas com a transmissão de dupla embreagem são suaves e rápidas, e há uma boa sensibilidade no pedal do freio.
O RS 3 também tem o tamanho ideal para um sedã esportivo divertido. As dimensões relativamente compactas conferem-lhe uma sensação realmente portátil e divertida na estrada, e é fácil colocá-lo exatamente onde você quiser, da entrada à saída de uma curva. O banco traseiro não é tão espaçoso, mas é bom o suficiente para quando você precisar dele, desde que não precise com muita frequência.
Com um preço inicial de US$ 61.700, o RS 3 também é uma pechincha pelo que você recebe. Compre-o enquanto pode, porque ele pode não durar muito mais tempo, considerando a direção que a Audi está tomando, já que seu CEO anunciou na primavera que a empresa não lançará novos carros com motores de combustão interna após 2026.
Se o RS 3 estiver fora da sua faixa de preço, o modelo S3 de 305 cv também é uma boa escolha e custa a partir de US$ 47.000.
Foto: David Haueter