Acura Integra Type S

por Sportcars365

Já faz mais de 20 anos desde que a Acura vendeu a geração anterior do Integra nos EUA, mas o modelo está de volta em algumas versões diferentes.

Vou te dar um conselho agora. Se você está interessado em um Integra, mas não pode pagar US$ 50.000, nem faça um test drive no Integra Type S. Se fizer, provavelmente vai acabar fazendo de tudo para conseguir dinheiro para comprar um. Ele é tão bom, e muito melhor do que os modelos Integra padrão.

Você encontrará algumas variações do Integra no site da Acura, com preços que variam de US$ 31.500 a US$ 50.800. Entre o modelo básico Integra (US$ 31.500) e o Integra Type S (US$ 50.800), há os modelos A-Spec (US$ 33.500), A-Spec com Tecnologia CVT (US$ 36.500) e A-Spec com Tecnologia 6MT (US$ 36.500).

Por melhores que sejam as outras variações, o Type S é um grande avanço em desempenho em relação a todos os outros modelos Integra.

O Integra é baseado na mesma plataforma do Honda Civic, o que é um bom ponto de partida. Tirando as diferenças de estilo, design e opções, o Integra é o mesmo carro por baixo que o Honda Civic Si, e o Integra Type S é essencialmente o mesmo carro que o excelente Honda Civic Type R.

Foto: David Haueter

Sob o capô do Integra Type S está um motor de 4 cilindros em linha e 2.0 litros turboalimentado que produz 320 cavalos de potência a 6.500 rpm e 310 libras-pé de torque entre 2.600 e 4.000 rpm.

O motor é um avanço significativo em relação aos 200 cv e 192 libras-pé de torque produzidos pelo 1,5 litro dos outros modelos Integra, e o motor de 2,0 litros também gira a 7.500 rpm, em comparação com 6.500 rpm dos outros modelos Integra.

O Type S acelera de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos (conforme testado pela Car & Driver), o que reduz em quase dois segundos o tempo de 0 a 100 km/h do Integra padrão. Essa potência adicional também resulta em uma redução significativa na economia de combustível, já que o Integra Type S faz apenas 11,7 km/l na estrada, em comparação com os 16,8 km/l dos outros Integras.

O Integra Type S tem várias outras atualizações de velocidade em comparação ao Integra padrão (assim como o Honda Civic Type R vs. Civic Si).

O Type S possui uma suspensão dianteira com suporte Dual AXIS que ajuda a reduzir o torque de direção, enquanto o Integra padrão se contenta com uma suspensão dianteira com suporte MacPherson. A suspensão traseira em todos os Integras é multi-link, mas o Type S possui barras estabilizadoras dianteiras e traseiras maiores.

Foto: David Haueter

Tanto o A-Spec com Tecnologia Integra quanto o Type S têm amortecedores adaptáveis, mas o Type S os tem ajustados de forma diferente e tem rodas maiores com pneus de desempenho (265/30ZR19).

O Type S também tem freios maiores (13,8 polegadas na frente, 12 polegadas atrás), juntamente com um volante leve de massa única e um diferencial de deslizamento limitado helicoidal (ambos também disponíveis no modelo A-Spec com tecnologia 6MT).

A única transmissão do Type S é uma manual de 6 velocidades com ajuste de rotação. O peso em ordem de marcha do Type S é de 1.450 kg, com uma distribuição de peso de 62% na dianteira e 38% na traseira. Devido, em parte, aos freios e rodas maiores, o Type S pesa 66 kg a mais que o modelo A-Spec com Tecnologia 6MT.

Todos os modelos Civic e Integra são carros bonitos, mas o Integra Type S é bem diferente dos demais, com para-lamas fantásticos que alargam o carro em três polegadas na traseira, um escapamento central de três tubos dramático que parece ter sido retirado de um Corvette e aerodinâmica mais agressiva e saídas de ar quente.

Por dentro, o Type S tem bancos com reforço mais agressivo, além de materiais mais sofisticados e uso de inserções Ultrasuede.

Foto: Acura

O Integra Type S dirige como parece. A Acura fez um ótimo trabalho ao combinar todos os elementos do carro para criar um carro envolvente e puro, que é emocionante de dirigir.

Segundo David Haueter, da revista Sportscar365, existem carros mais rápidos, claro, mas poucos fazem tudo tão bem. Há uma boa potência efervescente do motor turbo de quatro cilindros, combinada com respostas rápidas da direção e ótima aderência. Há também uma surpreendente falta de torque na direção, mesmo quando você pisa fundo no acelerador.

O Integra Type S impressiona especialmente em trechos desafiadores de estradas sinuosas. Ele tem ótima aderência em curvas e no meio das curvas, e realmente acelera com eficiência nas saídas de curva para um carro com tração dianteira que concentra mais peso na dianteira.

Há modos Comfort, Sport e Sport+ que ajustam as configurações do motor, direção e suspensão, ou o motorista pode definir cada um individualmente.

Eu dirigia a maior parte do dia no modo Comfort, mas o modo ideal para dirigir em estradas secundárias era o Sport.

Uma reclamação é que os apoios laterais nos bancos poderiam oferecer mais suporte e, para um carro de US$ 50.000, a Acura deveria ter colocado controles de ajuste eletrônico em ambos os bancos, não apenas no banco do motorista.

Foto: David Haueter

O Type S se sente realmente à vontade em estradas secundárias, mas também é muito capaz de transportar passageiros em longas viagens interestaduais. Alguns podem achar o nível de ruído muito alto na estrada, mas isso não me incomodou, e há muita praticidade neste carro, com espaço para bagagem e espaço no banco traseiro.

Se você achar o carro um pouco ousado demais, o Integra A-Spec w/Technology pode ser outra opção que vale a pena considerar, pois tem alguns dos recursos de desempenho do Type S, mas é um pouco mais suave em outras áreas.

De uma perspectiva dinâmica, o Civic Type R é naturalmente o concorrente mais próximo do Integra Type S, mas para mim o Integra parece mais sofisticado e sofisticado, e tem uma aparência melhor que o Type R.

Ele também tem mais isolamento acústico e é um pouco mais aceitável para uso diário. Dito isso, o Civic Type R custa cerca de seis mil a menos que o Integra Type S, e pode ser um desafio para a Honda/Acura diferenciar os dois carros entre compradores entusiastas que não se importam se o carro ostenta um emblema da Acura ou da Honda.

A Acura considera carros como o Audi S3, o BMW M235i xDrive e o Mercedes CLA 35 AMG como concorrentes externos do Type S. Ele certamente compete com esses carros em preço, já que é um pouco mais caro. Mas também é mais envolvente de dirigir do que qualquer um deles, e acho que tem um visual melhor também.

A grande questão é se os consumidores estarão dispostos a gastar mais de US$ 50.000 em um Integra quando poderiam comprar um BMW, Audi ou Mercedes pelo mesmo preço.

Se você é um verdadeiro entusiasta de direção, essa pergunta pode ser facilmente respondida ao dirigir um Integra Type S, especialmente se preferir uma transmissão manual.

Foto: David Haueter

Você também pode gostar